
Qual é a diferença entre o Pé-de-Meia e o Pé-de-Meia Licenciaturas?
João Marcondes | 02/04/25Apesar do nome semelhante, Pé-de-Meia e Pé-de-Meia Licenciaturas têm um público-alvo específico e regras distintas para concessão do benefício.
Por onde você costuma estudar? Apostila de curso pré-vestibular, cursinho presencial ou online, com tutoriais no Youtube… Já pensou em mudar um pouco a sua tática e tentar usar o Instagram ao seu favor? Os Studygrams são perfis dessa rede social de oferecem dicas de estudo por meio de flashcards, imagens, mapas mentais, fichas-resumo, além de mensagens motivacionais.
Veja também: Qual é a diferença entre flashcard, mapa mental e ficha-resumo?
Com a junção da palavra study (estudar, em inglês) e Instagram, esse fenômeno surgiu há alguns anos com o uso da rede social Pinterest para a divulgação de cases, infográficos e tabelas, e evoluiu com o uso de letterings, que são imagens com combinações de letras mais trabalhadas para passar uma mensagem, nesse caso, dicas de estudo.
Atualmente, é possível encontrar mais de 250 mil menções à hashtag #studygrambr no Instagram, já a versão internacional possui mais de cinco milhões de publicações.
“Os studygrams e outras formas de estudo por meio dessa rede social vêm crescendo muito nos últimos meses, principalmente entre os vestibulandos, grupo mais jovem e antenado. Antes do Insta, outras ferramentas eram usadas com este mesmo propósito. Entre meus alunos da pós-graduação, por exemplo, era comum compartilhar tabelas, e cases por meio do Pinterest,”, relembra Antônio José Chaves, coordenador de Jornalismo e da pós-graduação em Mídias Sociais da UniCarioca.
Em entrevista ao Estadão, Thaís Lopes Passos contou que conheceu o mundo dos studygrams enquanto pesquisava sobre Arquitetura, curso que deseja ingressar, e começou a publicar os resumos e desenhos que ela fazia para ajudar a sua rotina de estudo. Hoje em dia, o @studies.t possui mais de 128 mil seguidores e 175 publicações.
Para estudar com os studygrams, é preciso estar conectado e utilizar o Instagram durante o período de estudo. Mas como se manter concentrado em meio a tantas publicações?
Para Antônio José, o segredo é ter disciplina: “é preciso criar uma rotina de estudos, de preferência com horários razoavelmente definidos – ou a mesma hora em determinados dias da semana, ou um número de horas por dia”.
Além disso, caso a tentação de usar a rede social for maior do que a vontade de estudar, o professor e coordenador sugere que o estudante desligue todas as notificações do celular e também se conscientizar que “para alcançar determinados objetivos requer um pouco de sacrifício”.
Cuidado com informações falsas: antes de focar em um studygram, fique de olho se o conteúdo possui referências e, caso tenha, se as fontes são confiáveis.
“De início, use hashtags que possam ajudar a filtrar conteúdos e grupos, e peça dicas a outros usuários. Com o tempo, ficará mais fácil identificar e compartilhar as postagens mais relevantes”, reforça Antônio José.
Agora que você conhece essa nova forma de estudo, veja 7 perfis brasileiros de studygram: