
Quais são as obras cobradas no vestibular da Unicamp 2026?
Isabella Baliana | 15/10/25Veja a lista completa das obras exigidas no vestibular da Unicamp 2026 e saiba como elas podem cair no exame.
Veja a lista completa das obras exigidas no vestibular da Unicamp 2026 e saiba como elas podem cair no exame.
Em resumo:
A seguir, confira todas as obras, músicas e contos serão cobrados na Unicamp 2026!
A primeira fase do vestibular da Unicamp 2026 acontece em 26 de outubro e, com a proximidade do exame, muitos candidatos já estão revisando a lista de obras literárias obrigatórias que serão cobradas na prova.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O estudo aprofundado dessas obras é essencial, não apenas para dominar a trama, mas também para entender os contextos históricos e sociais que moldam as narrativas.
A Convest divulgou com antecedência, em 2022, quais seriam as obras cobradas nas próximas três edições do exame, de 2024, 2025 e 2026. Confira, abaixo, a lista de obras que serão cobradas no vestibular de 2026 da Unicamp:
Este livro reúne uma série de textos curtos e poesias do autor, destacando seu estilo único que mistura o erudito com o cotidiano. Os textos trazem reflexões sobre a vida, o tempo e a sociedade, sendo uma excelente oportunidade para discutir a poética de Paes.
A obra de Evaristo é uma coletânea de 15 contos que abordam a vida de mulheres negras no Brasil, tratando de temas como resistência, identidade e pertencimento. O livro traz uma visão poderosa e sensível sobre a luta social e as experiências de marginalização.
Este livro do pensador Ailton Krenak propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea, abordando questões ecológicas e a desconexão do homem com a natureza. Krenak oferece uma perspectiva indígena sobre o futuro do planeta e a forma como os seres humanos se relacionam com a Terra.
Tem redação na primeira fase da Unicamp?
+ Quantas questões tem a 1ª fase da Unicamp? Saiba tudo sobre a prova
Esta obra de Machado de Assis é uma das mais representativas do realismo brasileiro, trazendo à tona críticas sociais e psicológicas da sociedade carioca do século XIX. A história discute as dinâmicas familiares e sociais de forma irônica e profunda.
A obra narra a história de um homem que busca na busca pela ascensão social e na exploração dos outros, trazendo à tona as contradições e as injustiças de sua sociedade. O romance também expõe as dificuldades de Lima Barreto em relação ao preconceito racial e social.
Esta coletânea de contos aborda a experiência de mulheres e homens africanos que enfrentam as adversidades do pós-colonialismo, a migração e as questões de identidade. A autora traça um retrato da realidade das pessoas da Nigéria e de outros países africanos.
Os contos contidos no livro “Morangos Mofados” exploram a solidão, a busca por identidade e a tensão das relações humanas, comuns no estilo de Abreu. São histórias que refletem uma geração perdida e sua luta por significado.
Para o vestibular, sendo a Convest, serão cobrados os seguintes contos: “Diálogo”, “Além do Ponto”, “Terça-Feira Gorda”, “Pêra, uva ou maçã?”, “O dia em que Júpiter encontrou Saturno”, e “Aqueles dois”.
10 informações que você precisa saber sobre o Vestibular Unicamp 2026
+ Local de prova da Unicamp 2026 é divulgado; veja como acessar
Cartola, um dos maiores ícones do samba brasileiro, tem sua obra marcada pela melancolia e pela crítica social.
As canções escolhidas para o vestibular são: “Alvorada”, “As rosas não falam”, “Cordas de aço”, “Disfarça e chora”, “O inverno do meu tempo”, “O mundo é um moinho”, “Que é feito de você?”, “Sala de recepção”, “Silêncio de um cipreste” e “Sim”. Cada uma dessas canções carrega uma mensagem de dor, esperança e o retrato de uma sociedade que luta para encontrar seu lugar.
O clássico de Lewis Carroll é uma fábula literária que questiona a lógica, a linguagem e os conceitos de realidade, explorando o mundo do absurdo e da imaginação. A obra é um marco do pensamento literário e filosófico, apresentando uma crítica à sociedade vitoriana e seus valores.
As obras literárias cobradas no vestibular da Unicamp 2026 são abordadas tanto na primeira quanto na segunda fase do exame. Na primeira fase, os candidatos devem responder a doze questões, distribuídas entre Língua Portuguesa e Literatura.
Já na segunda fase, são seis questões que também exigem o conhecimento das obras. As perguntas podem ser tanto objetivas quanto discursivas, o que significa que o estudo das obras deve ser abrangente e aprofundado para todas as etapas do vestibular.
Importante destacar que o vestibular da Unicamp não se limita a verificar a memorização dos conteúdos. As questões exigem uma análise crítica e uma compreensão mais profunda das obras, levando em conta diferentes abordagens.
As obras são trabalhadas a partir de três perspectivas principais:
Se você está em busca de uma bolsa com descontos de até 80% para estudar em faculdades além da Unicamp, plataformas como a Quero Bolsa são ótimas opções, oferecendo acesso a um vasto leque de instituições e cursos.
Confira as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.