
Enem 2025: quem pediu isenção precisa fazer a inscrição?
Isabella Baliana | 01/04/25Entenda se quem pediu isenção no Enem 2025 precisa também fazer a inscrição para participar
Uma das perguntas mais frequentes entre os candidatos ao vestibular da Unicamp é se a redação faz parte da primeira fase do exame.
Essa dúvida gera ansiedade e especulações, especialmente entre os estudantes que se preparam para um dos vestibulares mais concorridos do país.
A resposta é não. A redação da Unicamp é aplicada no primeiro dia da segunda fase do vestibular, segundo o Manual do Ingresso da Unicamp.
Para esclarecer essa questão, a Revista Quero consultou o Manual do Ingresso da Unicamp e o edital do Vestibular 2025, em busca de informações sobre a estrutura do exame.
Veja também:
A primeira fase do Vestibular 2025 da Unicamp será composta por uma única prova de Conhecimentos Gerais, que incluirá 72 questões objetivas. Essas questões abrangerão áreas do conhecimento do Ensino Médio, com um enfoque especial em conteúdos interdisciplinares.
Os candidatos terão um tempo de 2 a 5 horas para concluir a prova, onde cada questão valerá 1 ponto. A nota dessa fase será igual à nota da prova de Conhecimentos Gerais.
A convocação para a segunda fase será feita por curso, seguindo a ordem da Nota Final da primeira fase (NF1). Apenas os candidatos que escolheram o curso como primeira opção e alcançaram pelo menos 550 pontos na NF1 serão convocados.
Veja mais: “Quando será o vestibular da Unicamp 2025?” na Revista Quero
Na segunda fase, as provas serão realizadas em dois dias e incluirão questões dissertativas. A primeira parte será comum para todos os candidatos e incluirá:
Além disso, haverá provas de conhecimentos específicos, organizadas por área de conhecimento:
Os candidatos terão entre 2 a 5 horas para completar as provas de cada dia, e tempo adicional poderá ser concedido em situações específicas.
Saiba todos os detalhes em: Como é o vestibular da Unicamp?
A prova de Redação busca avaliar as habilidades de leitura e escrita dos candidatos na produção de textos de diferentes gêneros discursivos. Cada proposta de redação vem acompanhada de tarefas que os candidatos devem cumprir, além de um ou mais textos para leitura, que servem para subsidiar a proposta temática e o projeto de texto.
Para que um texto seja bem-sucedido, os candidatos devem:
A avaliação considerará o cumprimento da proposta temática, a configuração do gênero (incluindo sua situação de produção, circulação e interlocução), a qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova, e a articulação coerente e coesa dos elementos da escrita.
Especificamente, os candidatos devem atender aos seguintes critérios no desenvolvimento da proposta de redação escolhida:
Uma redação pode ser anulada nas seguintes situações:
1. Se o candidato abordar outro tema que não o da proposta escolhida;
2. Se o candidato não cumprir as tarefas solicitadas na proposta nem cumprir o gênero discursivo solicitado nela;
3. Se o candidato simplesmente reproduzir os textos da prova (ou partes dos mesmos) em forma de colagem, sejam do enunciado, sejam da coletânea da proposta escolhida.
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música exigem que os candidatos realizem provas de Habilidades Específicas. Essas provas ocorrerão entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2024, com exceção dos candidatos ao curso de Música.
Para esses, as provas de Habilidades Específicas serão feitas antes da primeira fase do vestibular, com o envio dos arquivos digitais para a página da Comvest no período de 20 a 30 de setembro de 2024. A lista de aprovados na prova de Habilidades em Música será divulgada no dia 13 de novembro.
As provas de Habilidades Específicas têm um valor máximo de 48 pontos. Candidatos que não comparecerem ou que obtiverem nota zero em qualquer etapa dessas provas serão eliminados da primeira opção de curso, mas poderão continuar concorrendo por uma vaga na segunda opção, se houver disponibilidade.
Além da Unicamp, existem outras faculdades que você pode estudar. Falando no estado de São Paulo, há a USP e a Unesp, que também são estaduais paulistas. Pelo Enem, também é possível ingressar em universidades de todo o Brasil, públicas e privadas.
Por fim, outra forma de entrar no ensino superior é por meio da Quero Bolsa, plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Veja:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.