Como é a 2º fase da Unicamp?
Veja como é a 2º fase da Unicamp, quantas questões contém essa etapa, quais os conteúdos mais cobrados e como é a segunda fase para quem vai prestar para Medicina na Unicamp
A Universidade de Campinas (Unicamp) possui um dos vestibulares mais concorridos do país.
Ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unicamp integra a tríade das universidades públicas de São Paulo.
Para se ter ideia da concorrência, no vestibular 2025, 63.004 pessoas se inscreveram para concorrer a 2.537 vagas. O processo seletivo é organizado em 2 fases eliminatórias e classificatórias, sendo que a 1º fase contém 72 questões de múltipla escolha.
Já a 2º fase contém uma redação e cerca de 25 perguntas dissertativas, divididas em dois dias. Veja outros detalhes sobre a segunda fase a seguir e entenda como funciona a segunda fase para quem quer Medicina pela Unicamp!
Veja: Simulado gratuito Fuvest, Unicamp e Unesp: participe e treine para as provas
+ USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor
Leia mais: Unicamp 2024: último dia para se inscrever; veja como fazer
+ Unicamp terá cotas para pretos, pardos e indígenas na pós-graduação; entenda
Segunda fase da Unicamp: como funciona?
A segunda fase da Unicamp é aplicada em dois dias consecutivos, com cinco horas de duração em cada dia. Vale lembrar que, nesse vestibular, também existe um tempo mínimo de permanência na sala, que é de duas horas.
As provas contém conteúdos em comum a todos os candidatos e específicos de acordo com o curso selecionado, que podem ser das áreas de:
-
Ciências Biológicas/Saúde;
-
Ciências Exatas/Tecnológicas;
-
Ciências Humanas/Artes.
De acordo com o edital, nesta etapa, cada questão vale quatro pontos, com dois itens valendo dois pontos cada. Em relação à distribuição dos conteúdos, as provas seguem a seguinte regra:
Primeiro dia de prova da 2ª fase:
Prova comum a todos os candidatos, composta por:
-
Redação (há duas propostas de textos para que o candidato escolha e escreve sobre alguma delas);
- 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura
- 2 questões de Inglês
- 2 questões de Ciências da Natureza;
Segundo dia de prova da 2ª fase:
Em 2023, o segundo dia de prova da 2ª fase da Unicamp passou por mudanças. Segundo a Comvest, foi reduzido o total de questões de matemática para candidatos em cursos das áreas de Biológicas e Saúde, e em Humanas e Artes.
Além disso, no caso específico de Humanas e Artes, filosofia e sociologia passam a ser cobradas de forma separada. Veja como ficou o segundo dia de prova da 2ª fase:
- Cursos de Biológicas e Saúde: 4 questões de Matemática + 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas + 8 questões de Biologia + 6 de Química
- Cursos de Exatas e Tecnológicas: 6 questões de Matemática + 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas + 6 de Física + 6 de Química
- Cursos de Humanas e Artes: 4 questões de Matemática + 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas + 6 de História + 6 de Geografia + 1 de Filosofia + 1 questão de Sociologia
Confira: Calendário Unicamp 2024
+ Unicamp 2024: Convest anuncia mudanças no vestibular; confira
Segunda fase da Unicamp para Medicina: como é e o que cai?
Conforme explicado, a prova da segunda fase da Unicamp é dividida em dois dias. No primeiro dia, todos os candidatos realizam a mesma prova, independente do curso para o qual estão concorrendo.
Assim, no primeiro dia da segunda fase, os participantes que querem Medicina irão fazer 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões de Inglês, 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza e uma redação.
Já no segundo dia da segunda fase, como Medicina é um curso que se encaixa na área de Biológicas e Saúde, os candidatos deverão fazer 4 questões de Matemática, 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas, 6 questões de Química e mais 8 questões de Biologia.
Entenda: Como são as provas específicas da Unicamp?
+ Como é o vestibular da Unicamp?
Quantas questões têm a 2º fase da Unicamp?
Após as mudanças, a 2º fase da Unicamp agora contém 10 questões e uma redação, no primeiro dia de prova, e aproximadamente 25 questões, no segundo dia de exame. Assim, no total, o candidato deve responder cerca de 35 questões dissertativas e escrever uma redação em 10 horas de prova, divididas em dois dias consecutivos.
Quando é a segunda fase da Unicamp?
As provas da segunda fase da Unicamp são sempre realizadas após o término da primeira fase, geralmente em dezembro. Após os candidatos fazerem o exame da 1ª fase, a Comvest libera o local de prova da segunda fase juntamente com a lista de candidatos convocados para a segunda fase. Para o ingresso em 2025, a segunda fase da Unicamp será nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024.
Quais são os conteúdos mais cobrados na 2º fase da Unicamp?
Língua Portuguesa
A prova de Língua Portuguesa costuma cobrar questões de interpretação de texto. Desse modo, espera-se que o candidato consiga interpretar textos variados – literários, publicitários, científicos, jornalísticos, tirinhas – e também seja capaz de reconhecer os mecanismos de elaboração de sentido.
Por exemplo, o uso das conjunções e locuções conjuntivas, ou o emprego de pronomes como instrumentos dêiticos, ou os elementos mórficos usados na formação de neologismos e os significados envolvidos na invenção de novas palavras.
Para o professor de Literatura e Gramática do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Rodrigo Leite, “para a obtenção de sucesso nesse tipo de avaliação, é necessário um conhecimento básico de Gramática, aliado à capacidade de apreensão de sentidos. Isso se obtém com uma leitura atenta, com calma e com o conhecimento transmitido em sala de aula”, avalia.
Língua Inglesa
A prova de Língua Inglesa contém 2 questões. Segundo o professor do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Márcio Pantoja, é provável que o exame exija do candidato questões que envolvem a compreensão de dois textos, sendo um da área de Humanidades e outro de Ciências da Natureza.
Além disso, cada um deles também pedirá uma questão interdisciplinar. Isto é, a partir da temática do texto, o aluno deverá trazer seu conhecimento extra texto para responder à questão sugerida.
“As questões de compreensão são aquelas cujas respostas são identificadas no próprio texto. Pode fazer uma tradução do texto? Sim, contanto que seja uma tradução adaptada ao seu contexto”, esclarece o professor.
Veja mais: Unicamp: 7 dicas para arrasar na redação
+ Como pedir isenção na Unicamp?
Matemática
O coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Anderson Bigon, informa que, “nos últimos dois anos, a prova de Matemática foi bem equilibrada em relação aos assuntos cobrados, o que é uma característica comum em provas dissertativas”.
Em relação aos assuntos mais cobrados no período, se destacam:
-
Matrizes;
-
Determinantes e Sistemas lineares;
-
Geometria Espacial: Pirâmides, Prismas e Superfícies Poliédricas;
-
Geometria Analítica: Fundamentos e Equação da Reta;
-
Geometria Plana: Área de Figuras Planas;
-
Trigonometria: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos, Funções Trigonométricas e Equações Trigonométricas;
-
Grandezas Proporcionais: Porcentagem; Progressão Aritmética;
-
Função;
-
Polinômios;
-
Probabilidades;
-
Média Aritmética.
Além disso, ainda segundo Bigon, “é importante que o aluno esteja preparado para uma prova que exija conteúdo específico, uso de fórmulas e expressões e, principalmente, raciocínio e manipulação de informações”.
O coordenador estratégico ressalta ainda que, no vestibular de 2022, para os cursos de Ciências Humanas e Artes, a prova de Matemática, por exemplo, apresentou questões mais contextualizadas, ou seja, a proposta da Unicamp é proporcionar ao candidato dessas áreas mais recursos para resolver as questões.
“Com isso, devem aparecer assuntos como grandezas proporcionais, interpretação de gráficos de funções, estatística e probabilidades, isto é, temas que não costumam exigir o uso de fórmulas complexas ou conteúdo específico para encontrar a solução do exercício, priorizando a interpretação e o raciocínio”, projeta Bigon.
Veja: Unicamp: como é calculada a nota final?
+ 8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp
Interdisciplinar – Ciências Humanas
Bigon informa que, nos dois últimos anos, as questões interdisciplinares com Ciências Humanas apresentaram as seguintes combinações entre as matérias:
-
Geografia e Sociologia;
-
História e Filosofia;
-
História e Geografia;
-
História e Artes.
Interdisciplinar – Ciências da Natureza
Já para as de Ciências da Natureza foram cobrados exercícios envolvendo as seguintes combinações de matérias:
-
Biologia e Português;
-
Geografia e Química;
-
Física e Química.
O coordenador estratégico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) esclarece que podem ser combinações como as citadas anteriormente ou qualquer interdisciplinaridade. “Portanto, não é viável a recomendação de assuntos específicos para uma revisão pré-prova para os candidatos”, conclui.
+ Unicamp: cursos mais concorridos
+ Unicamp: cursos menos concorridos
Além da Unicamp, onde fazer faculdade?
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos e pagando muito menos? A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui parceria com mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o país, oferecendo cursos em todas as áreas.
Há bolsas de estudo de até 80% de desconto! Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo, vale a pena conferir:
Conheça algumas das instituições de ensino parceiras da Quero Bolsa: