Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
78fb79f3f0fb4a48bbc1507efca4155bb84c508a 81be28ba8d486afd15df9378e0ce6ddfd7cbf763
Vestibular e Enem

8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp

por Giovana Murça em 13/11/19

Nos próximos dias 15 e 17, milhares de estudantes encaram a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente. As provas dão acesso aos cursos mais bem avaliados do Brasil e, por isso, é um dia muito tenso para a maioria dos candidatos. 

Confira também: Unesp 2020: o que você precisa saber antes da prova?
Unicamp 2020: tudo o que você precisa saber antes da prova

A prova de primeira fase de ambos vestibulares é composta por 90 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais. Os candidatos têm cinco horas para realizar o exame.

A Unesp e Unicamp têm provas semelhantes em termos de conteúdo. Elas são mais conteudistas que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém mais fáceis em comparação com a prova da Fuvest. Na primeira fase, a maior diferença é a quantidade de alternativas nas questões, na Unesp são cinco alternativas e na Unicamp, quatro.

estrategias unesp unicamp
(Foto: Fabio Mazzitelli/ACI Unesp)

Para mandar bem nesses vestibulares, não basta se garantir apenas no conteúdo, é preciso saber a melhor forma de fazer essa prova. Para chegar mais preparado na primeira fase, confira 8 estratégias de prova para o vestibular da Unesp e da Unicamp!

1. Foco na interpretação de texto

As duas provas têm caráter interpretativo, por isso, é muito importante que você dê uma atenção especial a boa interpretação de texto. Segundo o coordenador do Colégio Anglo São Paulo, Vinícius de Paula, português costuma ser a disciplina que tem um peso maior nos exames. Até nas questões de Exatas, a leitura é fundamental para compreender o que a questão pede.

estrategias unesp unicamp

Nas questões de Humanidades, Vinícius aconselha que os candidatos se atentem aos significados das palavras e conceitos apresentados, pois essas palavras podem mudar o sentido das alternativas.

2. Não perca tempo na interpretação

A Unesp e Unicamp costumam trazer questões com bastante textos, principalmente em Português e Humanidades. Para não perder tempo, leia primeiramente a referência do texto e o enunciado da questão, para entender sobre o que se trata o trecho destacado e o que a alternativa pede. Em seguida, faça uma leitura atenta, grifando as ideias centrais do texto.

Dessa forma, você evita ler o texto mais de uma vez e economiza tempo. Nas questões interpretativas, outra dica é resumir mentalmente, em uma única frase, a ideia central daquele texto. Muitas vezes, a resposta correta é simplesmente a síntese do trecho.

3. Técnica “pega varetas”

Essa estratégia é muito recomendada no Enem para garantir um boa nota no sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), mas também é muito válida em outros vestibulares como forma de organizar e aproveitar melhor o tempo.

estrategias unesp unicamp

“Nessa técnica, o candidato deve priorizar as questões que ele julga ser as mais fáceis e deixar as questões de grau médio e alto para depois”, explica Anderson Weber, coordenador geral do Colégio Mater Amabilis. 

Veja mais: Você conhece a estratégia de prova pega-varetas?

Assim, você garante que terá tempo para resolver as questões que sabe. Além disso, “não corre o risco de chegar no final da prova e acelerar as respostas; isso acaba levando o estudante a chutar algumas questões que ele saberia resolver”, completa Vinícius.

4. Não insista em questões

Ao se deparar com questões que podem demorar muito tempo para resolver, que você não sabe ou ter um “branco”, não insista naquela questão e não se desespere. Continue para o restante da prova, pois seu cérebro continuará a trabalhar nas questões mais complexas inconscientemente. Garanta que você já fez todas as questões mais fáceis e depois volte para as mais difíceis. 

Veja como lidar com uma branco na hora da prova

estrategias unesp unicamp

5. Saiba chutar

Para o caso das questões que você não souber a resposta ou ficar em dúvida entre duas alternativas, existem alguns macetes para chutar melhor. A dica do coordenador Vinícius é começar eliminando as alternativas completamente erradas, como aquelas que ferem os direitos humanos ou contradizem o texto.

Leia também: Qual é a melhor forma de fazer um chute certo?

Lembrando que muitas questões são interpretativas, “os próprios enunciados podem ajudar na resolução das perguntas”, afirma o coordenador. Portanto, responda de acordo com o texto. 

estrategias unesp unicamp

No caso de Humanidades, alternativas generalistas, que trazem as afirmações “sempre” ou “nunca”, devem ser evitadas, afinal, se tratando de humanas, nada é exato. 

6. Faça pausas estratégicas

Não pense que irá perder tempo por descansar durante a prova, pausas estratégicas garantem que sua disposição e atenção seja maior até o fim da prova. Sempre que sentir que está cansado ou desatento, beba água, coma algo, vá ao banheiro ou, simplesmente, descanse os olhos por alguns minutos. 

estrategias unesp unicamp

7. Não se esqueça do gabarito

Não esqueça de reservar um tempo de, no mínimo, 30 minutos para passar as 90 respostas para o gabarito. Nas provas da Unesp e Unicamp é permitido o uso de régua, utilize-a para não se perder ao preencher o gabarito. 

Lembre-se que o gabarito não pode ser rasurado e nem substituído, por isso, antes de começar, limpe as mãos e certifique-se que sua caneta está com tinta vazando.

8. Tudo começa na véspera

A preparação para o grande dia já começa na véspera da prova. A decisão de revisar o conteúdo ou não um dia antes da prova depende de você: “Cada indivíduo reage de uma forma diferente. Se o estudo funcionar como uma ferramenta para se acalmar, tudo bem. Se continuar estudando causar problemas emocionais e ansiedade, não estude”, aconselha Vinícius.

estrategias unesp unicamp

Mesmo que você opte por estudar pouco antes da prova, prefira revisões mais leves como assistir videoaulas ou um filme histórico. Na véspera e no dia da prova também é fundamental que se tenha uma boa noite de sono e alimentação adequada, sem alimentos pesados e bebidas alcoólicas. 

Leia mais: Como é o vestibular da Unesp?
Como é o vestibular da Unicamp?

Tags relacionadas:

78fb79f3f0fb4a48bbc1507efca4155bb84c508a 81be28ba8d486afd15df9378e0ce6ddfd7cbf763

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54