
Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?
João Marcondes | 04/09/25O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
As oficinas Todo mundo consegue fazer quadrinhos, Superman, das origens nos quadrinhos à Segunda Guerra Mundial e Desenho cartoon serão ofertadas no 13º Festival de Verão, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de fevereiro no Conservatório UFMG e no Centro Cultural UFMG, que ficam em Belo Horizonte (MG).
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas no Portal da Fundep, no valor de R$10. Cerca de 10% das vagas são reservadas a alunos assistidos pela UFMG por meio da Fump (níveis 1, 2 e 3). Veja a seguir mais informações sobre as três oficinas:
Para participar não é necessário saber desenhar. Segundo Daniel Werneck, professor da oficina e docente da Escola de Belas Artes da UFMG, os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver fundamentos da narrativa em quadrinhos, como legibilidade, ritmo e narrativa. Para isso, materiais como papel A4 comum, lápis, borracha e canetinha preta de ponta grossa são solicitados aos inscritos na oficina.
Serão três turmas com 20 integrantes cada que ocorrerão nos dias 12, 13 e 14, respectivamente, no Conservatório UFMG. Pessoas com mais de 14 anos podem participar.
A oficina será ministrada pelo historiador Afonso Andrade, graduado pela UFMG e abordará o contexto sociocultural do super herói e o modo com a política influenciou sua história. Andrade também irá promover um bate-papo sobre o personagem.
A oficina acontecerá no dia 11 de fevereiro, no Conservatório UFMG e possui 20 vagas. Interessados acima de 16 anos podem participar.
Ministrada pelo cartunista deficiente auditivo Lucas Ramon, a oficina é uma oportunidade para o público manter contato com as múltiplas possibilidades do cartoon, expressão artística que retrata aspectos cotidianos de forma crítica.
A oficina terá tradução simultânea para o Português e será realizada no dia 11 de fevereiro, no Centro Cultural UFMG. São 15 vagas disponíveis para pessoas acima de 14 anos. Para mais informações sobre o Festival de Verão, clique aqui.