Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Orientação Profissional: devo considerar as matérias que eu gosto na escola ao escolher minha profissão?

por Maria Fernanda Alves em 13/01/21

Quando não temos nenhuma referência no momento da escolha profissional, é muito comum se apegar às matérias que a gente se dá bem na escola para servir como base na escolha. 

Porém, é preciso ter muita atenção ao fazer isso porque pode ser uma boa ideia, mas também pode acabar te levando para uma caminho pouco ideal!

Saiba mais: Qual é o papel da família na escolha profissional do adolescente?


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Se é ou não uma boa ideia considerar as matérias que você se interessa na escola, depende muito do porquê você gosta dessa disciplina. Digo isso porque muitas vezes a gente não para pra pensar no que faz a gente gostar ou desgostar de algumas matérias, e é superimportante pensar nisso, principalmente se está considerando como critério para escolher uma faculdade. Vou te explicar melhor usando dois cenários possíveis:

Cenário 1: você gosta muito de uma matéria porque o professor é demais, cria um ambiente colaborativo na turma, dá recompensas quando a turma vai bem, mas, no fundo, você não liga muito para o que é estudado, e pode até ser que com outros professores dos anos anteriores na escola você nem gostava tanto assim dessa matéria.

Cenário 2: você curte mesmo O QUE é estudado, se interessa pelo assunto e estuda em casa além das aulas, isso tudo independente do professor e da escola – mesmo quando a turma toda parece odiar a matéria você fica feliz durante a aula.

Se você se identifica com o cenário 1 é preciso tomar bastante cuidado ao considerar essa disciplina como base da sua escolha profissional. Não que você não possa considerá-la, mas pode ser que você se frustre se não pesquisar bem sobre a área, se não conversar com diferentes profissionais que já estão atuando no mercado.

Já se você se identifica com o cenário 2, é interessante considerar a matéria no momento da escolha profissional, MAS, o mesmo cuidado do cenário 1 deve ser tomado – pesquise, converse com sua família, profissionais e professores.

Acho que um recado super importante que eu não posso deixar de compartilhar com você é que escolher uma profissão de forma consciente exige que você invista um tempo se conhecendo melhor e também pesquisando sobre as profissões. Quanto mais envolvido você estiver na sua escolha e buscar informações, maiores as chances de você se sentir seguro na escolha do seu curso ou da sua profissão.

Precisa de ajuda? Faça o teste vocacional gratuito!

Se você realmente precisa de um teste que te indique um caminho, você pode fazer o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa.

O Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste são associadas profissões a habilidades, que, no final, descobre quais cursos tem mais a ver com você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54