Orientação Profissional: devo considerar as matérias que eu gosto na escola ao escolher minha profissão?
Veja como utilizar as suas preferências ao seu favor na hora de escolhar qual profissão tem mais a ver com você
Quando não temos nenhuma referência no momento da escolha profissional, é muito comum se apegar às matérias que a gente se dá bem na escola para servir como base na escolha.
Porém, é preciso ter muita atenção ao fazer isso porque pode ser uma boa ideia, mas também pode acabar te levando para uma caminho pouco ideal!
Saiba mais: Qual é o papel da família na escolha profissional do adolescente?
Cenário 1: você gosta muito de uma matéria porque o professor é demais, cria um ambiente colaborativo na turma, dá recompensas quando a turma vai bem, mas, no fundo, você não liga muito para o que é estudado, e pode até ser que com outros professores dos anos anteriores na escola você nem gostava tanto assim dessa matéria.
Cenário 2: você curte mesmo O QUE é estudado, se interessa pelo assunto e estuda em casa além das aulas, isso tudo independente do professor e da escola – mesmo quando a turma toda parece odiar a matéria você fica feliz durante a aula.
Se você se identifica com o cenário 1 é preciso tomar bastante cuidado ao considerar essa disciplina como base da sua escolha profissional. Não que você não possa considerá-la, mas pode ser que você se frustre se não pesquisar bem sobre a área, se não conversar com diferentes profissionais que já estão atuando no mercado.
Veja também: Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão
Já se você se identifica com o cenário 2, é interessante considerar a matéria no momento da escolha profissional, MAS, o mesmo cuidado do cenário 1 deve ser tomado – pesquise, converse com sua família, profissionais e professores.
Acho que um recado super importante que eu não posso deixar de compartilhar com você é que escolher uma profissão de forma consciente exige que você invista um tempo se conhecendo melhor e também pesquisando sobre as profissões. Quanto mais envolvido você estiver na sua escolha e buscar informações, maiores as chances de você se sentir seguro na escolha do seu curso ou da sua profissão.
Precisa de ajuda? Faça o teste vocacional gratuito!
Se você realmente precisa de um teste que te indique um caminho, você pode fazer o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa.
O Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste são associadas profissões a habilidades, que, no final, descobre quais cursos tem mais a ver com você.