Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Perito Criminal: entenda o caminho para ser um investigador forense

por Mathias Sallit em 04/12/18 120 mil visualizações

Atualizado em: 10/12/2019

Sirenes de viaturas policiais e ambulâncias deixam o ambiente avermelhado, enquanto curiosos se aglomeram na área, cercada por um cordão amarelo. Com seus jalecos ainda brancos, peritos criminais anotam depoimentos e recolhem qualquer vestígio deixado.

Cenas como essa são comuns em filmes e em episódios de séries como CSI, NCIS, True Detective e How to Get Away With a Murder. Se você é fã de histórias policiais, saiba que Investigação Forense e Perícia Criminal são profissões que prestam serviços fundamentais para a justiça.

perito criminal

Tem estômago forte o suficiente para encarar? Então coloca o jaleco que a Revista Quero te explica um pouco sobre a área, ainda não muito conhecida por quem procura uma carreira, mas que chama a atenção de muita gente que busca ingressar no mercado.

Existe curso para ser perito criminal?

O curso de Investigação Forense e Perícia Criminal é uma graduação de nível tecnológico, que formas profissionais tecnólogos. Ela tem duração média de dois a três anos, dependendo da faculdade, com aulas teóricas, práticas, presenciais e a distância (EaD). Há também instituições que oferecem o curso no nível de pós-graduação lato sensu, tipo de especialização para estudantes que já tenham feito uma graduação anteriormente.

A Ciência Forense engloba muitas áreas do conhecimento. A grade curricular passa por disciplinas ligadas ao Direito, Medicina, Ciências Biológicas, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Bioquímica, quase sempre voltadas para desvendar crimes.

O aluno iniciará a vida acadêmica estudando Direito Penal, Teorias de Investigação e Perícia, e Criminologia. Ao longo do curso, aprenderá tópicos da Medicina Legal, Toxicologia e Química Forense, vai elaborar e analisar laudos e frequentar laboratórios forenses, além de fazer simulações de atendimento a cenas de crime.

Quer dizer que, assim que eu terminar o curso, vou poder participar de investigações, frequentar cenas do crime e ajudar a justiça a desvendar assassinatos misteriosos?” 

perito criminal

Infelizmente, não é tão simples assim. Os peritos criminais oficiais são servidores públicos e trabalham nos Institutos de Criminalística, Perícia e Identificação dos estados, além de órgãos de Polícia Científica nas esferas federal e civil. Ou seja, esses profissionais, obrigatoriamente, prestaram concursos públicos para ingressar na carreira.

Os concursos não costumam ser abertos para graduados de nível tecnólogo ou especialização, caso dos cursos de Ciências e Investigação Forenses e Perícia Criminal. Geralmente, os editais dos concursos determinam que para ser perito criminal é preciso ser formado em áreas diversas, como QuímicaFísicaMedicinaFarmácia, Enfermagem, Biomedicina e Engenharias, sempre de acordo com a demanda dos órgãos públicos.

Os aprovados nas fases iniciais do concurso ainda devem passar pela última etapa. Ela consiste na realização de cursos de formação que têm duração média de 5 meses, para, enfim, os participantes se tornarem peritos criminais. O curso tecnológico ou de especialização pode ser importante na qualificação desse último estágio de seleção.

O salário do perito criminal varia de acordo com o órgão e o estado. Os concursados podem ganhar, em média, R$ 11.700,00, segundo levantamento do Love Mondays. O principal problema é a baixa frequência de abertura de editais para esses concursos. Já a concorrência segue crescendo devido ao grande interesse pela profissão, muitas vezes amplificado pelas maravilhosas séries de TV.

Leia também:
+ Concurso da Polícia Federal: guia completo para se tornar um membro da PF
+ Polícia Civil: saiba o que é preciso para ingressar na carreira

Desafios e Responsabilidades

É sempre necessário lembrar que a vida real não tem o mesmo glamour de um filme policial de Hollywood, nem de um seriado da Netflix.

perito criminal
Sério mesmo?

“É muito difícil, porque a gente vê a violência do homem aflorada. A gente vê os vestígios materiais da violência do homem”, conta Marcus Costa, perito criminal da Polícia Civil, em entrevista à TV TST. “Você tem que tentar se desvencilhar da sua parte emocional, pessoal, e focar na parte técnica”, completa.

Além de precisar ter o estômago e o psicológico forte para não se impressionar com as cenas do cotidiano (que, infelizmente, são fortes), é necessário ter em mente que a responsabilidade do profissional é muito grande. Uma canetada ou um erro na perícia de um caso pode colocar um inocente atrás das grades por anos e deixar um criminoso nas ruas.

O perito precisa ter habilidades que o façam se destacar em um ambiente de trabalho que exige muito do profissional. Algumas delas são: estar atento ao ambiente e ser observador, trabalhar com agilidade e dedicação, ser corajoso e entender diversas áreas de conhecimento.

Tenho interesse por Investigação Forense e Perícia Criminal

Se interessou pela carreira de perito criminal? Precisa de uma bolsa de estudos para conseguir fazer o curso tecnológico ou a pós-graduação?

Bolsa em Perícia Criminal

O Quero Bolsa te ajuda com descontos de até 75% na mensalidade em diversos cursos. Garanta agora a sua bolsa de estudo! Qualquer dúvida, nossos guias vão ajudar a escolher os melhores cursos para você.

Onde fazer os cursos da área?

Como você viu anteriormente, profissionais formados em diferentes cursos são requisitados na área de Investigação Forense e Perícia Criminal. São os casos das graduações em QuímicaFísicaMedicinaFarmácia, Enfermagem, Biomedicina e Engenharias.

Entre as instituições que oferecem estes cursos em todo o Brasil, com bolsas de estudo, estão:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54