logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Por que as Olimpíadas ocorrem a cada 4 anos?

por Bárbara Liz Silva em 23/07/24

Desde os primórdios dos jogos lá na Grécia Antiga, as Olimpíadas fascinam e inspiram o mundo com histórias de superação, conquistas e união entre as nações. O evento de dimensões grandiosas, que reúne atletas de todo o globo, acontece a cada quatro anos.

Mas você já se perguntou o porquê desse intervalo específico?

Hoje, a Revista Quero vai te explicar as raízes históricas e outros motivos práticos por trás desse ciclo. Venha conferir de uma nova perspectiva a importância e a tradição que envolvem o período de 4 anos entre cada uma das edições dos Jogos Olímpicos.

Saiba mais: + Abertura no Sena, breaking e outras 8 inovações históricas nas Olimpíadas de Paris 2024
+ Olimpíadas: conheça as profissões por trás do evento

Por que as Olimpíadas são a cada 4 anos?

As Olimpíadas, um período significativo para os gregos, marcado por competições esportivas e celebrações religiosas, eram realizadas na cidade de Olímpia na Grécia Antiga.

 O evento em homenagem a Zeus, o mais poderoso dos deuses gregos, acontecia em um intervalo de quatro anos, conhecido como uma olimpíada.  

Este ciclo foi escolhido para respeitar o calendário religioso e agrícola da época, proporcionando um tempo adequado para os atletas se prepararem e para que os organizadores pudessem planejar o evento com precisão.

Outro motivo histórico é que os Jogos Olímpicos serviam como um meio de contar o tempo. A contagem dos anos baseada em olimpíadas foi uma prática comum entre os gregos antigos, facilitando a organização da história e dos eventos importantes.

Dessa forma, quando os Jogos Olímpicos modernos foram ressuscitados por Pierre de Coubertin em 1896, o intervalo de quatro anos foi mantido como uma forma de honrar essa herança histórica e cultural. 

Confira também: + Por que as Olimpíadas tem esse nome? Entenda!
+ Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados

Além dos motivos históricos, existem razões práticas e logísticas para que as Olimpíadas sejam realizadas a cada quatro anos. Afinal, o planejamento e a organização de um evento dessa magnitude exigem um tempo considerável para preparação. 

Cidades-sede precisam de anos para construir as infraestruturas necessárias, como estádios, vilas olímpicas e outros locais de competição. Além disso, a preparação dos atletas de elite requer um ciclo de treinamento intensivo e prolongado, que é perfeitamente compatível com o intervalo de quatro anos.

Financeiramente, um intervalo mais curto poderia sobrecarregar economicamente tanto os países-sede quanto os patrocinadores e organizadores. O ciclo de quatro anos permite uma melhor distribuição dos custos e um planejamento financeiro mais eficiente, garantindo que o evento mantenha seus altos padrões de qualidade e organização.

Outro fator são os calendários esportivos ao redor do globo. Existem diversos campeonatos mundiais e regionais em diferentes modalidades esportivas que ocorrem em anos alternados. 

O intervalo de quatro anos entre as Olimpíadas ajuda a evitar conflitos de agenda e permite que os atletas participem de outros eventos importantes, mantendo um equilíbrio saudável em suas carreiras esportivas, e claro, podendo se preparar adequadamente e sem se desgastar demais. 

Veja também: + Onde vai ser a Copa do Mundo em 2026? Descubra!
+ Onde serão as Olimpíadas em 2024? Veja!

Outros nomes para espaços de tempo

A palavra "olimpíada" é um exemplo interessante de como os espaços de tempo podem receber nomes específicos. 

Além das olimpíadas, existem outros intervalos de tempo que possuem denominações particulares. Por exemplo, uma "década" representa um período de dez anos, enquanto um "século" se refere a cem anos. Em uma escala menor, temos a "semana", que compreende sete dias, e o "bimestre", que abrange dois meses.

Esses termos ajudam a organizar e a entender melhor o tempo em nossas vidas cotidianas, assim como as Olimpíadas fazem no contexto esportivo e histórico. 

Veja também: + Atualidades Enem: Olimpíadas
+ Paris 2024: Atletas olímpicos que concluíram curso superior

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54