O Enem permite que os participantes usem artigos religiosos, como escapulários, santinhos ou amuletos, mas estes devem ser vistoriados pelo coordenador de local;
O participante será eliminado se não permitir a vistoria de artigos religiosos ou outros materiais, e também se desrespeitar as regras do exame, como portar objetos não permitidos, comunicar-se de forma inadequada ou utilizar meios fraudulentos;
Todos os objetos pessoais, incluindo lanche, medicamentos e materiais religiosos, precisam ser vistoriados, seguindo as regras de segurança estabelecidas no edital.
Continue lendo e saiba mais!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais importantes para estudantes brasileiros que almejam uma vaga no ensino superior.
Entre as diversas orientações do edital, muitos candidatos ainda têm dúvidas sobre o que pode ou não ser levado para a sala de provas, especialmente no que diz respeito a artigos de fé, como santinhos, escapulários ou amuletos.
A seguir entenda as regras sobre a utilização desses itens durante o exame, além dos cuidados que os candidatos devem ter para evitar possíveis eliminações.
O que o edital diz sobre levar artigos religiosos na prova?
O Enem permite o uso de artigos religiosos, como escapulários, rosários e amuletos, durante o exame. No entanto, é importante destacar que, conforme as normas do edital, esses itens devem ser vistoriados pelos coordenadores de local antes de entrar na sala de provas.
A vistoria deve ser realizada de forma reservada, respeitando a privacidade dos candidatos, mas garantindo que os artigos não sejam utilizados de maneira a interferir na aplicação do exame.
Confira o trecho do edital que menciona a informação:
11. DAS OBRIGAÇÕES DO PARTICIPANTE
11.1 São obrigações do participante do Enem:
11.1.19 Permitir que os artigos religiosos, como véu, burca, quipá e outros, sejam vistoriados pelo coordenador, de forma reservada.
Outros materiais permitidos
O edital do Enem estabelece que alguns materiais são obrigatórios para a realização da prova, como o documento de identificação oficial com foto e a caneta esferográfica de tinta preta.
Já itens como óculos de grau, medicamentos e materiais adaptados para necessidades especiais (como caneta de ponta grossa ou equipamentos específicos para deficientes visuais) podem ser levados para a prova, mas devem ser submetidos à vistoria do chefe de sala.
Candidatos lactantes também podem levar um acompanhante adulto para cuidar do bebê, e os lanches e medicamentos podem ser levados, mas também precisam ser vistoriados antes da entrada na sala de provas.
O que pode te eliminar no Enem?
Embora o Enem seja flexível em relação ao uso de artigos religiosos, a não permissão para a vistoria pode levar à eliminação imediata do participante.
O edital é claro: quem se recusar a permitir a inspeção de artigos religiosos, como amuletos ou escapulários, estará sujeito a penalidades, incluindo a eliminação do exame.
Além disso, os candidatos também devem estar atentos ao que é proibido dentro da sala de provas. Itens como celulares, aparelhos eletrônicos, livros, anotações e relógios não são permitidos.
Esses materiais devem ser guardados no envelope porta-objetos, fornecido pelo chefe de sala. Caso o participante não cumpra essa exigência, poderá ser penalizado e até mesmo eliminado da prova.
O que fazer para evitar eliminação no Enem?
Além de levar os itens permitidos e passar pela vistoria, os participantes do Enem devem ficar atentos a algumas regras que visam garantir a ordem e a segurança dentro do local de aplicação.
O candidato não pode se ausentar da sala de provas antes de 2 horas de prova e não poderá sair da sala sem a supervisão de um fiscal. Também é importante lembrar que os portões fecham pontualmente às 13h, e a entrada será proibida após esse horário.
Outro ponto importante é a proibição de comunicação externa, ou seja, o participante não pode conversar com outras pessoas ou receber informações sobre o conteúdo das provas após as 13h. Também é proibido fazer qualquer tipo de registro, como fotos ou vídeos, durante o exame.
As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.