
Enem 2025: prazo para pedir isenção termina nesta sexta (25)
Isabella Baliana | 25/04/25Resultado será divulgado em 12 de maio e quem tiver o pedido negado poderá solicitar recurso; veja datas
Programa recebeu quase 1,5 milhão de inscrições para 338 mil bolsas em 2025
A espera acabou para milhares de estudantes: a segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 foi divulgada nesta quarta-feira (28). Os candidatos aprovados nessa etapa devem comparecer às instituições de ensino com a documentação exigida até 17 de março para garantir a bolsa de estudos.
Vale destacar que essa edição do programa recebeu cerca de 1,5 milhão de inscrições, concorrendo a um total de 338.444 bolsas de estudo, distribuídas entre 403 cursos em 1.031 instituições privadas de ensino superior.
As bolsas oferecidas são tanto integrais (100%) quanto parciais (50%), beneficiando estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior.
Caso seu nome não esteja na lista da segunda chamada, ainda há chance de conquistar uma vaga por meio da lista de espera, além de outras alternativas para obter descontos em faculdades particulares. Veja a seguir o que fazer!
Leia mais: Qual faculdade dá mais futuro? Entenda!
+ Como entrar na faculdade sem o Enem?
Para consultar o resultado da segunda chamada do Prouni 2025, siga estes passos:
Se seu nome não estiver na lista, ainda é possível participar da lista de espera, manifestando interesse nos dias 26 e 27 de março.
Para quem não foi selecionado na segunda chamada, o Prouni ainda oferece a lista de espera, que funciona como uma nova oportunidade para preencher bolsas que não foram ocupadas nas chamadas regulares. Veja as principais datas:
Após essa etapa, os candidatos que conseguirem uma vaga deverão apresentar os documentos exigidos diretamente na instituição de ensino onde foram selecionados.
Se você não conseguiu uma bolsa pelo Prouni, existem outras formas de estudar com desconto na mensalidade.
A Quero Bolsa disponibiliza descontos de até 80% em cursos de graduação em diversas faculdades do país, sem necessidade de comprovação de renda ou participação em processos seletivos complexos. Basta escolher a instituição e o curso desejado, garantir a bolsa e se matricular diretamente na faculdade.
Conheça algumas instituições de ensino disponíveis na plataforma: