Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular

Quais são os desafios de voltar a estudar aos 40 anos

por Daniel Braz em 12/01/18 1,4 mil visualizações

“Como é voltar a estudar depois dos 40?”, essa é uma pergunta que muitos amigos já me fizeram quando souberam que eu ia voltar à faculdade. Na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças, pois eu sempre gostei muito de leitura e, desde que terminei minha primeira graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, continuei com meus hábitos de pesquisa e leitura, o que me manteve em um nível de aprendizado constante.


Mas se você me perguntar como é estudar um curso totalmente diferente daquele em que me formei, como o Direito, por exemplo, aí sim eu posso dizer que no começo toda aquela hermenêutica (estudo da interpretação de textos escritos das áreas da literatura, direito e religião) que envolve o curso de Direito é bastante estranha, sem falar nas terminologias em latim, mas o que realmente dificulta é a parte do curso voltado para o estudo e aprendizado dos códigos, especialmente da área penal e civil, que possuem um linguajar bastante peculiar e que exige uma certa adaptabilidade de início para saber interpretá-los.

A turma

A minha turma é relativamente mista, composta por alunos recém-saídos do Ensino Médio, bem como com uma significativa quantidade de pessoas que, como eu, já possuem uma graduação e até encontram-se em boa estabilidade profissional, mas estão em busca de uma carreira mais gratificante financeiramente ou até mesmo pensando em concursos voltados para a área. Essa diversidade de idades facilita bastante o relacionamento com a turma e se dá de forma bastante equilibrada.

Os professores

A mesma coisa ocorre com o corpo docente, em que a faixa etária varia de 28 a 65 anos e que todos são advogados ou promotores já estabelecidos em suas carreiras, mas que encontram no ofício de professor, uma grata satisfação, além, é claro, de uma segunda fonte de renda. Eles até são bem compreensivos com relação a pessoas da minha faixa etária e que possuem uma rotina diária mais pesada, já que eles também exercem suas atividades de dia e ainda dão aulas à noite.

Encontre cursos de {course} com o Quero Bolsa

Mostrando bolsas em Veja mais bolsas

  • Bolsas de até

    70%

    Mensalidades a partir de R$ 270,00

    Ver Bolsas

  • {course} na {university}

    Bolsas de 75%
    R$ 2400/mês

Veja mais bolsas

 


Desafios

Dentre os desafios que vejo no momento, o maior deles é, com certeza, conseguir terminar a faculdade, pois semestre a semestre a coisa vai ficando mais difícil e a grade de disciplinas aumentando, tornando os estudos algo cada vez mais cansativo quando aliado à rotina de trabalho.

Entretanto, acho que tenho me saído bem, pois chegar ao quinto período em 2018 conseguindo conciliar todas as dificuldades não foi fácil. Espero continuar a jornada e, se Deus quiser, chegar até o final com a grata satisfação de mais um desafio concluído.

Tags

Histórias Inspiradoras

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2018 CNPJ: 10.542.212/0001-54