Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Idiomas

Quais são os principais tipos de cursos de idiomas?

por Natália Plascak Jorge em 25/01/19 340 visualizações

Quem pensa em estudar inglês, principalmente, pode ficar bem perdido com a grande variedade de tipos de cursos de idiomas.

Os nomes podem ser diferentes também, dependendo da escola. Mas, o que se mantém é como é feita a divisão das turmas. Geralmente, isso acontece por faixa etária e nível de conhecimento da língua.

Tendo isso em mente fica mais fácil de entender a diversidade de turmas que podem ser oferecidas nos cursos de idiomas, certo?

Se você ainda não sabe a turma em que você se encaixa, confira abaixo os tipos de cursos de idiomas. 

Tipos de cursos de idiomas

  • Kids
    Esse tipo de curso é voltado para crianças. A ideia é que os pequenos tenham contato logo cedo com a língua e aprendam de uma forma bastante divertida. As brincadeiras são vistas como grandes oportunidades de aprendizado.
    Faixa etária: até 12 anos.
  • Teens
    Aqui os adolescentes têm a chance de aprender ainda mais e explorar recursos que fazem parte do cotidiano deles como filmes, séries, redes sociais, games e o mundo de possibilidades que a internet é capaz de proporcionar.
    Faixa etária: até 18 anos.
  • Adultos
    Seja para se aprimorar no trabalho, na faculdade ou até mesmo em viagens, os cursos de idiomas para adultos trazem a bagagem necessária para enfrentar esses momentos.
    Faixa etária: a partir de 19 anos.
  • Conversação
    Quando o foco é tentar dar aquela destravada na fala, os cursos de conversação costumam ser muito eficientes. Com situações vividas no dia a dia, é possível treinar o idioma e perder o medo de falar inglês.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.
  • Writing
    Para aqueles que buscam dar aquela turbinada na habilidade da escrita, os cursos de writing são os mais indicados. O aluno que escolhe esse tipo de curso busca produzir textos de diferentes gêneros e ainda desenvolver sua capacidade de revisão em inglês.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.
  • Business
    Os cursos de idiomas podem ser direcionados para a área de negócios também. Como o vocabulário pode ser bem específico, muita gente escolhe esse tipo de curso para dar aquela ajudada nas questões do próprio trabalho.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.
  • Preparatórios para testes de proficiência
    Se a ideia é fazer uma prova de proficiência (aquelas que são para conseguir entrar em uma universidade no exterior (TOEFL ou o IELTS) ou até mesmo certificar o seu grau de conhecimento em inglês no ambiente de trabalho (como é o caso do TOEIC), os cursos preparatórios para esses testes são a melhor opção. Assim, é possível treinar tanto o tempo em que os testes precisam ser respondidos quanto o tipo de questões que é cobrado.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.
  • Inglês para vestibular
    Algumas escolas também oferecem cursos de inglês com uma preparação específica para o vestibular. Se você está precisando melhorar o desempenho nesse tipo de prova, esse curso pode ser muito útil.
    Faixa etária: normalmente, envolve alunos do Ensino Médio.
  • Intensivos
    Os cursos intensivos de inglês são oferecidos ao longo do ano com aulas, geralmente, todos os dias. Ele pode ser feito tanto no Brasil quanto no exterior e apresenta uma carga horária bastante extensa. As quatro habilidades exploradas nesse tipo de curso são: compreensão, escrita, fala e leitura.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.
  • Férias
    Como o próprio nome já indica, ele é feito durante o período de férias, nos meses em que não há aula nos cursos regulares. O objetivo é que o aluno estude um semestre em quatro semanas para avançar um nível do inglês nesse tempo.
    Faixa etária: as turmas são formadas com base em um teste de nível e com pessoas de idades parecidas.

E como você pode estudar nesses cursos de idioma?

Além dos cursos presenciais, a tecnologia trouxe a possibilidade do online para facilitar a vida das pessoas. Tudo depende muito, na verdade, do perfil do aluno e de como é mais fácil para ele estudar.

Veja também
Curso de inglês online ou presencial?

Vantagens dos cursos de inglês online

  1. Praticidade
    O curso de inglês online traz a praticidade de poder estudar em qualquer horário. Assim, é possível aproveitar os momentos mais oportunos, como aquele intervalo do trabalho ou até mesmo no conforto de casa, para colocar em dia as tarefas.
  2. Flexibilidade para começar o curso
    Não é preciso esperar o início ou a metade do ano para começar o curso, afinal, isso é possível de ser feito a qualquer momento. 
  3. Sem problemas de locomoção
    Não se perde tempo no trânsito para se deslocar até a escola já que você resolve tudo online. Qualquer lugar com uma conexão com a internet é lugar de estudo.
Se você tem mais facilidade para organizar os próprios estudos e quer praticidade, o ideal é partir para os cursos de idiomas online.

Veja também
Quais são os cursos e escolas para estudar inglês online?

Vantagens dos cursos de inglês presenciais

  1. Contato maior com os colegas de turma
    A sala de aula oferece a chance de praticar conversação, com uma proximidade maior com o professor e com os colegas.
  2. Disciplina de estudo
    O ambiente criado na sala de aula permite um foco mais intenso nos estudos. 
  3. Material didático
    Normalmente, os cursos de inglês presenciais utilizam materiais reconhecidos por grandes instituições e com conteúdos mais densos.
Se você gosta do contato com outras pessoas e precisa de um direcionamento maior na hora de estudar, os cursos de idiomas presenciais são mais indicados.

O que é importante?

Cada tipo de curso de idiomas tem suas características, por isso é importante avaliar qual é o seu perfil e quais são as suas necessidades.

Perguntas que podem ajudar nesse processo de decisão


  • O que é mais importante para mim nesse momento?
  • Eu tenho facilidade para estudar sozinho?
  • Quanto estou disposto a investir no curso?


Coloque tudo em uma balança. Assim, fica mais fácil de tomar essa decisão e escolher o curso de idiomas mais adequado para o seu perfil.

Bolsa de estudo para cursos de Inglês

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54