O que é migração, imigração e emigração?
De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”. A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração.
A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.
A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.
Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.
O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.
Agora que você já sabe os termos, está preparado para arrasar na prova! Tem mais algum termo que deixa confuso? Nos conte nos comentários!
O que influencia nos movimentos migratórios?
O vestibular cobra que o estudante saiba as definições de migração, emigração e imigração. Porém, não para por aí. Também é exigido que o candidato entenda os fatores que influenciam nessa dinâmica.
Os movimentos migratórios possuem fatores de atração, como a ideia de melhora de vida, com mais oportunidades de estudo e de emprego e melhores condições de saúde. Além disso, existem os fatores de repulsão, como má remuneração, desastres naturais, perseguição, fome, etc.