Qual a nota para conseguir 100% de bolsa no Prouni?
Saiba como funciona o Prouni, qual a nota necessária para obter bolsa integral e quais critérios garantem o direito a 100% de desconto.
Saiba como funciona o Prouni, qual a nota necessária para obter bolsa integral e quais critérios garantem o direito a 100% de desconto.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, podendo ser integrais (100%) ou parciais (50%). Na edição do Prouni 2025, por exemplo, são 338.444 bolsas ofertadas no total.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para concorrer às bolsas, os critérios variam de acordo com a renda familiar e o desempenho no Enem. A seguir, entende qual a nota mínima exigida para obter 100% de bolsa no Prouni e quem tem direito a essa modalidade no programa.
Veja mais: Prouni 2025: inscrições abertas; saiba como se inscrever!
+ Notas de corte Prouni 2025 Medicina: veja maiores e menores
Qual a nota para conseguir 100% no Prouni?
A renda é o principal critério para definir entre a bolsa parcial e a integral. Para ser elegível a uma bolsa integral (100%) pelo Prouni, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, ou seja, R$ 2.534,00, enquanto para bolsa parcial, basta que a renda seja de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para ambas as bolsas, o candidato deve ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (Enem 2024 ou Enem 2023) e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, além de não ter zerado a redação.
É importante destacar que atender a esses critérios torna o candidato apto a concorrer às bolsas integrais, mas a concessão da bolsa também depende da classificação no processo seletivo, que considera as notas dos demais candidatos e a disponibilidade de vagas no curso desejado.
Leia mais: PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
+ Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?
Quem tem direito ao Prouni 100%?
Além dos critérios de desempenho no Enem e renda familiar mencionados, para concorrer a uma bolsa tanto integral (100%) como parcial (50%) pelo Prouni, o candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Saiba também: O que fazer com 500 pontos no Prouni?
Conquiste sua bolsa de estudos sem o Prouni!
Se você não se enquadra nos critérios do Prouni, ainda há outras maneiras de ingressar na faculdade com descontos durante todo o curso.
Na Quero Bolsa, é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos e instituições em todo o Brasil. Clique no botão abaixo, busque pelo curso desejado e confira as oportunidades disponíveis:
Conheça algumas faculdades presentes no site que oferecem bolsa de estudos:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.