Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?

por Isabela Giordan em 12/01/21

Com mais de dois milhões de bolsas concedidas em seus 17 anos de existência, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de bolsas de estudos desenvolvido em 2004 pelo governo federal, com o intuito de ampliar o acesso ao Ensino Superior no Brasil. 

Podem participar da seleção aqueles que tenham participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista, além de respeitar a renda familiar bruta mensal. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano e as bolsas oferecidas são de 50% e 100%. 

Saiba mais: Quais são os pré-requisitos para participar do Prouni?


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Após a concessão da bolsa de estudos, o estudante pode desfrutar do desconto ou isenção de pagamento das mensalidades durante todo o período de graduação. Entretanto, é preciso que o aluno siga determinadas regras para não correr o risco de perder o auxílio como, por exemplo, mudança de condição socioeconômica ou perda do prazo de matrícula.

Veja abaixo 9 motivos que podem fazer você perder a sua bolsa de estudos do Prouni:

1 - Término do tempo para conclusão do curso

Seja bolsa parcial ou integral, os beneficiados pelo Prouni têm duas vezes a duração do curso para concluir a graduação. Ou seja, se o curso tiver quatro anos, o aluno tem oito anos para se formar sem perder a bolsa de estudos. 

2 - Reprovação em mais de 25% das disciplinas por semestre

O bolsista do Prouni precisa ter, no mínimo, 75% de aprovação nas matérias do semestre. Ou seja, o máximo de reprovação é de 25% das disciplinas

Por exemplo, se o estudante cursou oito disciplinas no último período, ele pode reprovar em apenas duas. Caso ele tenha uma taxa de reprovação maior que isso, os professores responsáveis pelas reprovações e o coordenador do Prouni analisarão se o aluno perderá a bolsa de estudos.

3 - Evasão escolar

Assim como no caso do rendimento, é preciso que o bolsista tenha uma frequência mínima nas aulas. Por isso, o aluno perderá seu direito à bolsa se faltar em mais de 25% das aulas oferecidas no semestre.

4 - Matrícula em instituição de ensino pública

Para ser bolsista do Prouni, é obrigatório que o estudante não tenha diploma ou esteja matriculado em uma instituição de ensino pública. Se o aluno se matricular durante a graduação em uma universidade pública, automaticamente, ele perde a bolsa de estudos.

5 - Mudança socioeconômica

A comprovação da renda familiar bruta mensal é obrigatória apenas na concessão da bolsa de estudos. Porém, caso o candidato sofra uma mudança brusca em sua renda e ultrapasse o valor determinado no processo seletivo, é indicado que o estudante avise o Ministério da Educação sobre a sua situação para que o órgão determine a manutenção ou cancelamento do auxílio.

Caso haja o enriquecimento do grupo familiar e alguém realize uma denúncia anônima, há a possibilidade do ministério investigar a renda do estudante durante qualquer momento da graduação e, se a irregularidade for confirmada, efetuar o cancelamento da bolsa de estudos.

6 - Falta de envio de documentos solicitados

Após a aprovação do candidato na seleção, a instituição de ensino solicita alguns documentos para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Caso o candidato não envie os documentos ou os dados não estejam de acordo com o que foi declarado, o selecionado perde o direito à bolsa de estudo.

7 - Não realização da matrícula ou rematrícula no período correto

Por exemplo, as bolsas de estudo do primeiro semestre do Prouni 2021 são válidas apenas para o período do primeiro semestre. Se o estudante não fizer a sua matrícula no prazo determinado no cronograma da seleção, ele perderá o direito à bolsa de estudo.

Além disso, caso o estudante perca o período de matrícula ou rematrícula, ele também estará sujeito ao cancelamento da bolsa.

8 - Ordem judicial 

Em alguns casos, é possível que a disputa pela bolsa de estudo vá parar na Justiça, seja por processo movido pelo estudante ou até mesmo por responsáveis pelo Prouni. Se a decisão for que o candidato não tem direito ao auxílio, ele perde o acesso à bolsa. 

9 - Acúmulo de bolsas de estudo

O bolsista do Prouni tem direito a apenas uma bolsa do programa do governo. Se ele for selecionado em um novo processo seletivo, sem fazer o desligamento do benefício anterior, ele perderá o direito ao auxílio. Porém, em algumas instituições de ensino, é possível aliar o Prouni e Fies para financiar o valor restante das mensalidades.

Veja também: Quem se inscreveu no Sisu pode concorrer ao Prouni?

Utilize o Simulador de Notas de Corte do Enem e descubra as suas chances no Prouni

Tudo que você precisa fazer é informar os seguintes dados: 

  • Curso que você pretende prestar;
  • Sua cidade ou a cidade em que você deseja estudar;
  • E qual foi a sua nota no último Enem.

Simulador de nota de corte

Depois disso, você verá em alguns faculdades você tem chance com os três programas oferecidos pelo governo: Sisu, Prouni e Fies.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54