Como funciona a renovação da bolsa do Prouni?
A renovação da bolsa do Prouni é obrigatória e deve ser feita todo semestre; entenda também como funciona a rematrícula no Prouni
Atualizado em 06/09/2023
Semestralmente, o Programa Universidade para Todos (Prouni) disponibiliza milhares de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições de ensino superior privadas. E uma dúvida frequente é como fazer a renovação da bolsa do programa.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Os candidatos inscritos, selecionados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aprovados na entrevista de renda, após matriculados, devem fazer a renovação da bolsa todo semestre, até o final do curso.
O programa do governo existe para facilitar o acesso ao nível superior para pessoas de classes baixas, que não teriam como pagar a mensalidade de um curso de graduação.
Nesse contexto, a política de renovação da bolsa de estudos do Prouni existe para garantir que a situação econômica do estudante permanece a mesma e garante que programa seja utilizado por quem realmente precisa.
Veja: Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?
+ Como funciona o Prouni do segundo semestre?
Como funciona a renovação da bolsa do Prouni?
Assim como no processo de concessão da bolsa, que varia de faculdade para faculdade, a renovação da bolsa do Prouni pode acontecer com adaptações feitas pela instituição de ensino, para adequá-la ao calendário universitário e às condições próprias.
De forma geral, o estudante deve assinar um termo, chamado normalmente de Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa, no qual ele atesta a situação econômica declarada no momento da matrícula e que, caso suas condições mudem, ele avisará a faculdade.
Importante ressaltar que as instituições também têm total liberdade para solicitar documentos para comprovação de renda.
A renovação da bolsa do Prouni é obrigatória e deve ser feita todo semestre. Os prazos podem variar em cada IES; por isso, é preciso ficar atento aos comunicados do setor de bolsas da universidade, ou da secretaria responsável por emitir esses comunicados. A não renovação da bolsa pode resultar na perda do benefício, portanto, fique atento aos prazos.
Leia: Quando sai o edital do Prouni do segundo semestre de 2022?
+ MEC antecipa as datas do Sisu, Prouni e Fies; veja o calendário atualizado
Veja também:
+Como usar a nota do Enem no Prouni
+Teste: o que você sabe sobre o Prouni
Como funciona a rematrícula do Prouni?
Algumas pessoas ainda têm dúvida sobre o funcionamento da rematrícula no Prouni. Neste caso, a rematrícula também pode ser chamada de renovação de bolsa, e assim o procedimento é o mesmo. Entenda melhor abaixo:
Conforme explica o Ministério da Educação (MEC), a rematrícula, ou renovação de bolsa do Prouni é semestral (realizada a cada seis meses) e obrigatória, devendo ser realizada mesmo em cursos anuais, para continuar garantindo o auxílio no semestre seguinte.
Para fazer a renovação, o estudante deve comparecer ao setor da sua faculdade que seja responsável pela renovação de bolsa do Prouni e manifestar esse desejo. Neste caso, não é preciso ir em órgãos públicos e nem mesmo acessar o site na internet.
Um ponto importante é que normalmente o prazo para pedir a renovação da bolsa do Prouni varia de acordo com a instituição de ensino. Assim, você deve ficar atento ao calendário da sua faculdade para quando o período de renovação de bolsas de programas como Prouni for aberto.
Confira: Calendário Prouni 2023: confira todas as datas
+ MEC divulga datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies 2023
Quais motivos podem fazer com que alguém perca a bolsa do Prouni?
Deixar de fazer a renovação da bolsa do Prouni não é o único fator que pode resultar na sua perda. Dentre os principais motivos que podem fazer com que alguém perca a bolsa do Prouni, estão:
- Ser matriculado em outro curso de graduação ou ter um diploma de graduação;
- Ultrapassar o prazo de validade da bolsa (equivalente ao dobro do período do curso);
- Ser reprovado em mais de 25% das disciplinas do semestre;
- Acumular mais de 25% em faltas;
- Ter aumento da renda familiar de forma que o valor determinado pelo programa seja ultrapassado.
Veja também:
+Prouni: quais motivos podem fazer você perder a sua bolsa de estudo?
+Bolsa Permanência Prouni: veja quem pode ter o benefício
Quem é bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?
Os bolsistas parciais e integrais do Prouni podem trancar o curso por um período que pode variar em cada instituição. Nesse caso, além de trancar o curso também é necessário comparecer até o setor responsável pelas bolsas para fazer a suspensão do auxílio.
É preciso ter em mente, porém, que o período trancado será “descontado” do prazo do programa para concluir o curso.
Em um curso com duração de cinco anos, por exemplo, com prazo de dez anos (o dobro do período regular da formação), o aluno que decidir trancar no segundo ano da faculdade por um ano, terá 8 anos restantes para finalizar a graduação. Do prazo total, ele terá utilizado um ano cursado, mais o ano que o curso ficou trancado.
Veja também:
+O que significa trancar a faculdade?
+Será que devo trancar a faculdade?
Como conseguir bolsa de estudo sem ser pelo Prouni?
Quem não se enquadra nas regras do Prouni ou por algum outro motivo não consegue fazer parte do programa ainda tem outras possibilidades de cursar uma graduação com bolsa de estudos.
Existem instituições de ensino que oferecem bolsas para os primeiros colocados de seus respectivos vestibulares, também conhecida como bolsa mérito. Algumas instituições também oferecem bolsas para quem possui um bom desempenho na prova do Enem. Também existem as bolsas atletas, voltadas para atletas profissionais.
Todas essas possibilidades existem, mas não estão disponíveis em todas as faculdades. Por isso, entre em contato com a de seu interesse para saber como funciona o sistema de bolsas.
Outra alternativa para quem quer estudar com bolsa de estudo é por meio de iniciativas como o Quero Bolsa, que possui parceria com IES de todas as regiões do País e oferece descontos em todas as mensalidades de cursos de diferentes áreas.
Para conhecer todas as bolsas disponíveis na plataforma, é só clicar no botão abaixo. Conheça também algumas das faculdades parceiras: