Qual a probabilidade de cair Probabilidade no Enem?
A chance de você ganhar na Mega Sena é uma em 50 milhões, já as chances de cair Probabilidade no Enem são bem maiores! Melhor você ler esse post e se garantir no estudos
A probabilidade de se ganhar na Mega-Sena é uma em 50 milhões, 50.063.860 para ser mais exata, quase improvável. Agora, a probabilidade de cair Probabilidade no Enem é 100%! Pois é, vestibulando, melhor estudar para o Enem do que esperar cair milhões na sua conta.
Segundo o levantamento feito pelo Sistema Ari de Sá (SAS), probabilidade caiu em 5,8% das provas entre 2009 e 2017. O tema está presente em todas as provas nos últimos anos e para te ajudar, conversamos com a professora de Matemática do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Talitha Diane Santos.
Como cai no Enem
Além de sempre cair no Enem, a prova costuma cobrar mais de uma questão sobre o tema. A professora Talitha explica que, geralmente, a probabilidade é aplicada em questões do cotidiano, como por exemplo: “Fulano fez uma prova, qual a chance dele tirar 10?”. As questões também usam muito dados como ilustração: “Se eu jogar um dado, qual a chance de sair o número 6?”, exemplifica Talitha.
O que é preciso estudar
O principal conceito que é necessário saber é probabilidade, é claro. “A probabilidade é calculada pela divisão entre o evento que você quer que aconteça e o número de eventos totais”, esclarece a professora. Veja o exemplo:
Qual a probabilidade de sair o número 1 num dado que tem 6 faces?
“O evento que eu quero que aconteça é que saia a face 1 do dado e os eventos que podem ocorrer é sair as faces de 1 a 6, ou seja, seis possibilidades. Portanto, devo dividir ⅙. Assim, tenho uma chance em seis, essa é a minha probabilidade”.
Atenção às pegadinhas “e” e “ou”
A professora Talitha enfatiza a importância de diferenciar a probabilidade geral, a probabilidade de eventos simultâneos e a probabilidade condicional. “É preciso entender o conceito para conseguir aplicar de modo correto”, avisa a professora, pois podem haver algumas pegadinhas na prova.
O conceito de probabilidade de eventos simultâneos, ou seja, de dois eventos acontecendo ao mesmo tempo, merece sua atenção quanto aos termos “e” e “ou”.
Por exemplo, o cálculo para saber “a probabilidade de se jogar dois dados ao mesmo tempo e cair a face 3 em um E a face 2 em outro” é diferente do cálculo que deve ser feito para saber “a probabilidade de se jogar dois dados ao mesmo tempo e cair a face 3 em um OU a face 2 em outro”.
- Quando a questão apresentar o termo “E”, deve-se multiplicar as possibilidades
- Quando a questão conter o termo “OU”, deve-se somar as possibilidades
Na prática, os cálculos ficam dessa forma:
- Evento A E evento B = a probabilidade do evento A acontecer X a probabilidade do evento B acontecer
- Evento A OU evento B = a probabilidade do evento A acontecer + a probabilidade do evento B acontecer
Talitha alerta que o Enem costuma misturar as duas situações nos exercícios. Também pode ser abordado a probabilidade de eventos aleatórios, que seguem a mesma lógica dos eventos simultâneos, e a probabilidade condicional, que é a possibilidade de um evento acontecer com base na probabilidade de um evento anterior.
Ainda com dúvidas? Então, melhor estudar o tema e se garantir no Enem, pois a chance dele aparecer na sua prova é de 1 em 1 (risos nervosos). A dica da professora Talitha é treinar muitos exercícios e entender a teoria por meio de videoaulas, livros didáticos ou da forma que você estiver mais acostumado a estudar.
Manual do Enem
Quer encontrar os conteúdos de Exatas e das outras áreas que mais caem no Enem de graça e sem sair de casa? Acesse nossa plataforma Manual do Enem! Lá você pode estudar todas as disciplinas e ainda treinar com exercícios.