Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Qual é a diferença entre curso reconhecido e autorizado pelo MEC?

por Isabela Giordan em 21/12/17 50 mil visualizações


Pois é, muitas pessoas se preocupam com essas informações, mas não sabe quais são as reais diferenças. Afinal, elas são realmente bem confusas. Para se livrar dessa grande dúvida, a Revista Quero entrou em contato com a Assessoria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, a partir da Lei de Acesso à Informação, e desvendamos esse mistério para você!

O que significa um curso ser autorizado pelo MEC?

Toda Instituição de Ensino Superior (IES), seja ela faculdade, faculdade de tecnologia, instituto federal de educação, ciência e tecnologia, centro federal de educação tecnológica, centro universitário ou universidade, precisa pedir uma autorização ao MEC para abrir um novo curso.

No caso de IESs que não possuem autonomia (como, por exemplo, no caso de faculdades), é ainda preciso pedir uma autorização prévia, ou seja, antes mesmo de abrir a oferta de vagas.

Em resumo, para ser oferecido, todo curso precisa ser autorizado pelo MEC.

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

Após o curso começar, seja na modalidade presencial ou de Educação a Distância (EaD) é preciso que a faculdade peça ao MEC o reconhecimento dela. “Os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC antes da primeira expedição de diplomas”, explica a Seres.

Por isso, o reconhecimento deve ser pedido no segundo ano, em casos de cursos de quatro anos, e no terceiro ano de funcionamento, caso o curso possua mais de cinco anos de duração.

Esse reconhecimento é feito após uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) visitar a instituição de ensino e avaliar corpo docente, laboratórios, grade curricular e tudo que é relacionado ao curso. Após isso, eles emitem um relatório sobre a qualidade oferecida e dão o parecer oficial sobre a situação do curso, sendo que eles podem reconhecer, pedir ajustes ou negar o reconhecimento.

Veja também:
Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?
O que é um curso lato sensu
As melhores faculdades particulares do Brasil, segundo o MEC

Você pode estar pensando "o que acontece se o MEC não conseguir reconhecer a tempo de eu me formar?", nesse caso, se a faculdade entrou com o pedido de reconhecimento no prazo correto e a demora foi ocasionada pelo MEC, existe uma norma que permite que o curso seja reconhecido pelo Ministério apenas para a expedição e registro de diplomas, assim os alunos não são prejudicados.

É importante saber que esse reconhecimento tem prazo de validade e é preciso que ele seja renovado conforme as normas que estiverem em vigor.

Cursos de pós-graduação precisam ser reconhecidos?

Curiosamente, cursos lato sensu não precisam passar por esse processo. “Para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, é dispensada pela legislação em vigor a autorização e o reconhecimento de curso por parte do MEC, desde que a IES possua ato de credenciamento ou recredenciamento válido para oferta de ensino superior na modalidade de oferta presencial, ou, no caso de oferta desses cursos na modalidade de educação a distância, a instituição esteja especialmente credenciada para ofertar essa modalidade de curso”, explica o Seres.

Além disso, a legislação prevê que até mesmo que instituições não-credenciadas ofereçam cursos lato sensu, porém apenas na modalidade a distância.

Todas as faculdades são credenciadas pelo MEC?

Muitos acham que o curso deve ser credenciado, entretanto, quem realmente precisa ser credenciado pelo MEC são as IESs que oferecem os cursos.

 Para uma faculdade ser legal e poder expedir diplomas, é necessário que ela seja credenciada, ou seja, todas as IESs legais são credenciadas pelo Ministério da Educação. Com esse credenciamento, ela está apta a pedir autorização para oferecer cursos e o reconhecimento para poder realizar o registro de diplomas.

Respondendo a pergunta acima, todas as instituições de ensino legais são credenciadas pelo MEC.




Como eu faço para descobrir se a instituição de ensino que eu frequento possui esses requisitos?

Caso a sua instituição não informe qual é o status dela ou do seu curso de forma fácil, é possível descobrir esses dados no e-Mec, esse site informa todos os dados das instituições de ensino cadastradas no sistema do MEC.

Quero voltar a estudar, mas não posso pagar. O que eu posso fazer?

Agora que você sabe qual é a diferença entre esses três certificados do MEC, está na hora de voltar a estudar em uma instituição de qualidade e com um preço que cabe no seu bolso, e o Quero Bolsa pode te ajudar! Veja abaixo algumas instituições de ensino que oferecem desconto no Quero Bolsa:

Saiba mais: O Quero Bolsa é confiável? Como funciona? 

Não é preciso comprovar renda ou passar por processos seletivos, você escolhe a sua bolsa de estudo e garante o desconto até o final do curso. 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54