logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a diferença entre Prouni e Quero Bolsa?

por Isabela Giordan em 28/01/20

Atualizado em 22/02/2022

Você sabia que 65,7% das pessoas ainda não ingressaram no Ensino Superior porque "os valores das mensalidades estão fora do meu orçamento"? É o que aponta o Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil, publicado pela Quero Educação, em 2017.

+Prouni 2022: faça já sua inscrição
+Encontre bolsas de estudo para graduação

Uma das formas de amenizar o valor das mensalidades, é por meio do Prouni, programa do governo de bolsas de estudo, e pelo Quero Bolsa, site que oferece vagas em universidades privadas com até 80% de desconto na mensalidade. Ainda está indeciso? Veja quais são as diferenças entre as duas opções e decida qual é a melhor opção para você!


Leia mais:
+Prouni 2022: confira as menores notas de corte do último ano
+Prouni 2022: maiores notas de corte do último ano

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em universidades e faculdades privadas brasileiras para candidatos que ainda não tenham o diploma do Ensino Superior. 

Assim como o Sistema de Seleção Único (Sisu), essa seleção é realizada duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre. Veja os tipos de vagas oferecidos pelo Prouni:

  • Integral: a bolsa é de 100% e pode ser utilizada por candidatos que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo.
  • Parcial: a bolsa é de 50% e pode ser utilizada por participantes que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.



Quem pode concorrer ao Prouni?

Segundo o edital mais recente, a partir de 1º de julho de 2022, poderão se candidatar às vagas do Prouni aquele que tiverem:

a) o ensino médio completo em escola da rede pública;
b) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
e) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II - a estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

Como se inscrever no Prouni?

  1. Acesse o site de inscrição do Prouni e clicar em "Fazer Inscrição": http://siteprouni.mec.gov.br;
  2. Para você fazer a inscrição no Prouni, é preciso ter em mãos os dados da sua conta no Gov.br, site de cadastro único do governo. Caso seja necessário, confirme seus dados no site;
  3. Pesquise quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis. Além disso, aqueles que possuem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer por meio da política de cotas;
  4. Escolha até duas opções da sua preferência (fique atento ao curso, instituição, campus e período).
  5. Agora, é só esperar o resultado da classificação.
Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

O que é a Quero Bolsa?

A Quero Bolsa é portal que oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em mais de 1.200 faculdades brasileiras. Atualmente, o site oferece vagas em cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, livres, idiomas e de Ensino Básico.

Para garantir a vaga com desconto em todas as mensalidades, o candidato não precisa ter feito o Enem ou realizar comprovação de renda. O único pré-requisito é o pagamento da taxa de pré-matrícula, cobrada apenas uma vez. 

Como conseguir uma bolsa do Quero Bolsa?

Veja o passo a passo para garantir uma vaga com na faculdade com bolsa de estudo:

  1. Acesse o site da Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br/home?
  2. Escolha o curso, faculdade e o quanto você pode pagar na mensalidade da faculdade;
  3. Selecione a bolsa de estudo ou vaga que tem mais a ver com você;
  4. Faça o seu cadastro no site e realize o pagamento da taxa de pré-matrícula;
  5. Pronto! Com o seu pagamento aprovado, a bolsa de estudo é sua até o fim do curso. Agora, o próximo passo é fazer a sua matrícula e começar os estudos.

Quais faculdades oferecem bolsa de estudo na Quero Bolsa?

Veja algumas das faculdades e universidades com descontos de até 80% nas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54