Uma das formas de amenizar o valor das mensalidades de faculdade é por meio do Prouni, programa do governo de bolsas de estudo, e pelo Quero Bolsa, site que oferece vagas em universidades privadas com até 80% de desconto.
Se você ainda está indeciso e quer saber como eles funcionam, confira as diferenças entre essas duas opções e decida qual é a melhor opção para você entrar na faculdade!
O que é o Prouni?
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em universidades e faculdades privadas brasileiras para candidatos que ainda não tenham o diploma do Ensino Superior.
Essa seleção é realizada duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre. Veja os tipos de vagas oferecidos pelo Prouni:
Integral: a bolsa é de 100% e pode ser utilizada por candidatos que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo.
Parcial: a bolsa é de 50% e pode ser utilizada por participantes que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.
Quem pode concorrer ao Prouni?
Segundo o edital mais recente do Prouni, pode se candidatar às vagas do programa aqueles que tiverem:
a) o ensino médio completo em escola da rede pública; b) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; c) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; d) o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e e) o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; f) alguma deficiência, na forma prevista na legislação.
Vale lembrar que quem é professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (aqui não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos) também podem se candidatar para conseguir uma bolsa.
Tenha em mãos os dados da sua conta no Gov.br, site de cadastro único do governo. Caso seja necessário, confirme seus dados no site;
Pesquise quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis. Além disso, aqueles que possuem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer por meio da política de cotas;
Escolha até duas opções da sua preferência (fique atento ao curso, instituição, campus e período).
A Quero Bolsa é um site que oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em mais de 1.000 faculdades brasileiras.
Atualmente, o site oferece vagas em cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, livres, idiomas e de Ensino Básico.
Para garantir a vaga com desconto em todas as mensalidades, o candidato não precisa comprovar renda.
Os únicos pré-requisitos são: o pagamento da taxa de pré-matrícula e a manutenção da assinatura do Clube Quero, um clube de benefícios que ajuda você a progredir na carreira.
Como conseguir uma bolsa da Quero Bolsa?
Veja o passo a passo para garantir uma vaga com na faculdade com bolsa de estudo: