Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a melhor forma de fazer um chute certo em questões do Enem?

por Isabela Giordan em 24/10/19 59 mil visualizações

Atualizado em 27/03/2020

Com o final do ano chegando, o Enem e outros vestibulares ficam cada vez mais próximos. Por isso, os estudos devem ser intensificados para aumentar as suas chances de conseguir um bom resultado.

“Porém, todavia, entretanto”, sabemos que algumas questões podem ser mais difíceis do que esperávamos e, por isso, algumas vezes, é preciso apelar para a técnica milenar do “Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo”, também conhecido popularmente como CHUTE!



Até Carlos Alberto de Nóbrega riu com essa boa piada!

Contudo, até mesmo para chutar é preciso estudar as melhores técnicas, assim você terá mais chances de acertar qual é a opção correta. Por isso, a Revista Quero fez uma lista com os 5 melhores métodos para você fazer um “golaço” com o seu chute*. Confira:

1 - Eliminação

Essa técnica diz que você precisa analisar quais são as opções que são mais “sem noção” e que com certeza não estão corretas. Dessa forma, será muito mais fácil aumentar as suas chances de acertar a questão.

2 - Padrão

Lembre-se que o Enem é uma prova que segue a ética. Por isso, dificilmente a resposta correta irá ferir os direitos humanos. Uma boa dica é se atentar qual das opções possui uma resposta que é mais facilmente aceita pela sociedade e que não desrespeite o próximo.

Veja: Calendário do Enem 2020

3 -  Repetição e Semelhança

No caso da repetição, se você pegar uma questão em que as respostas se repetem, fique atento. É muito provável que as que mais aparecem sejam as corretas. Por exemplo, se as opções “peixe” e “baleia” aparecem mais vezes que “cobra” e “sapo”, provavelmente a opção correta possui as palavras “peixe” e “baleia”.

Na semelhança, fique de olho nas alternativas que forem mais parecidas, provavelmente uma delas é a correta. No caso de uma pergunta de matemática, se as opções disponíveis fossem: 7,8; 7,6; 10 ou 30,5. A alternativa correta deve ser 7,8 ou 7,6.

4 - Generalização

Fique com a “pulga atrás da orelha” em toda questão que tiver palavras que indiquem generalização como, por exemplo, “jamais”, “sempre”, “nunca”, “ninguém”, entre outras. Aposte em resultados que sejam contrários a esse tipo de ideia.

5 - Menos “A” e mais “C”

Existem teorias da conspiração que apontam que certas alternativas têm mais chances de estarem certas e outras erradas.

Nesse caso, o “A” é tido como aquele que o avaliador evita colocar. Pois passa a ideia de que é algo muito fácil. Já a opção “C” é aquela que dizem que existe maior possibilidade do avaliador escolher para colocar a resposta correta. Por isso, evite chutar em alternativas “A” e prefira opções “C”.

Gostou dos métodos de chute certo? Agora, é preciso ficar atento: cuidado com o TRI, ou as técnicas de chute podem se tornar o seu maior inimigo na prova.

O que é o TRI do Enem?

Apesar das dicas, é importante saber que o Enem possui um sistema “anti-chute”, conhecido como o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa avaliação leva em conta se o participante acertou mais questões fáceis ou difíceis. Sendo que as questões possuem pesos diferentes conforme o nível da dificuldade.  

Por exemplo, se o aluno errou as questões mais fáceis, é esperado que ele também erre as mais complicadas. Se ele acertar as mais difíceis (e errar a maioria das perguntas fáceis), fica subentendido que ele chutou!

Por isso, é preciso que você foque em fazer (e acertar) as questões mais fáceis e deixar as outras (também conhecidas como aquelas que você não tem ideia de como resolver) para o chute.

*Não existe nenhuma forma comprovada de chutar no Enem ou em outros vestibulares. São apenas dicas que podem, ou não, dar certo. A melhor alternativa é se preparar para o exame estudando para a prova. Clique aqui e veja ótimas dicas para arrasar no Enem ou em qualquer outra prova.

Veja também:
Quais são os assuntos que mais caem no Enem?

Bolsa de estudo sem chutes ou incertezas!

O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% de desconto para cursos de graduação, sem precisar fazer Enem ou comprovar renda. São mais mil faculdades parcerias em todo o país, confira:


Publicado originalmente no dia 24/10/2018
Última atualização: 27/03/2020
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54