logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Qual profissão escolher: o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira?

por Maria Fernanda Alves em 27/03/17 33 mil visualizações

Atualizado em: 12/12/2019.

Chegou a hora de escolher a sua profissão e você se sente totalmente desorientado. Qual profissão escolher? Bom, o primeiro passo é aceitar estar perdido, mas é preciso manter o foco na solução e traçar estratégias para alcançar o objetivo, que é se encontrar.

Qual profissão escolher - REVISTA QUERO

Eu sei, a sensação é de estar em um labirinto, com diversas opções de caminho, mas você não consegue saber de antemão qual levará até a saída. Para se encontrar no labirinto das profissões é preciso estudá-lo.

Preparei um guia para que você possa encontrar a saída um pouco mais rápido na hora de decidir qual profissão escolher! Dá uma olhada:

Alie-se de listas

Seja com papel e canela ou no Excel, faça listas com as áreas e profissões que você tem maior e menor afinidade.

Top 3

A ideia é que você fique em dúvida em até três profissões, assim pode estudá-las profundamente antes de decidir.

Conheça profissionais das áreas que te interessam

Busque pessoas que construíram carreira nas profissões com as quais você mais se identificou. Faça uma lista de dúvidas que você tem sobre cada profissão e tente saná-las com esses profissionais. Muitas respostas podem ser encontradas também na internet!

Leia também:
+ Orientação Vocacional: Como decidir minha profissão?

Faça um Teste Vocacional

Fazer um Teste Vocacional pode te orientar a encontrar os caminhos possíveis para que você tome a melhor decisão para seguir a carreira ideal.

Encontrar bolsas de estudo

Use um pouco a imaginação

Pense como você gostaria de viver daqui a 10 anos, onde gostaria de morar, que estilo de vida gostaria de ter e quantas horas por dia gostaria de trabalhar. Identifique qual das três profissões melhor se encaixa no seu objetivo de vida e... "bingo"! Você pode ter acabado de encontrar a profissão ideal.

Fazer escolhas que impactam o nosso futuro e o de quem nos rodeia quase nunca é uma coisa simples e rápida de ser feita. É preciso parar, respirar fundo e iniciar a jornada até a decisão.

Tem gente que precisa refazer esses passos várias vezes antes de se decidir. Notar-se perdido é o primeiro passo para iniciar a busca do caminho a ser seguido.

O importante é que você não se entregue à indecisão. Quanto antes você partir atrás da saída, mais rápido irá encontrá-la!

Já sabe qual curso fazer?

Veja abaixo algumas instituições de ensino que oferecem cursos de graduação:

Boa sorte na caminhada para o sucesso!

Um abraço,

Mafê.

Saiba mais:
+ Como conseguir uma bolsa de estudo sem ter feito Enem?
+ Ranking universitário avalia quase 12 mil cursos de graduação no Brasil
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54