
Qual é a prova para terminar o ensino médio em 2025?
Juliana Gottardi | 28/05/25Conseguir o diploma do Ensino Médio é um passo fundamental para melhorar as perspectivas profissionais e acadêmicas
Saiba qual é mais difícil, Enem ou o Encceja, e entenda as principais diferenças entre os dois exames.
Na edição de 2025, o Enem passou por mudanças e uma delas foi a possibilidade dos estudantes obterem a certificação do ensino médio por meio do exame, algo que antes só era possível com a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Assim, é normal que muitas pessoas que estão em busca da certificação escolar tenham dúvidas: afinal, eu faço o Enem ou o Encceja? Qual prova é mais difícil? Se você também está indeciso, entenda melhor abaixo!
Quando terminam as inscrições do Enem 2025?
+ Enem 2025: qual a nota mínima para conseguir a certificação do Ensino Médio?
A dificuldade das provas do Enem e do Encceja varia conforme o perfil do candidato e seus objetivos. O Enem, voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, possui 180 questões objetivas e uma redação, abordando conteúdos mais aprofundados e exigindo habilidades analíticas e críticas.
Já o Encceja, destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino médio na idade regular, conta com 120 questões objetivas e uma redação, com foco em conteúdos essenciais e cobrando menos interdisciplinaridade.
Entre o Enem e o Encceja, o Enem tende a ser mais difícil, principalmente devido ao fato de ser mais extenso, com mais questões e também pelo nível de exigência das questões. Geralmente, o Enem abrange mais variedade de conteúdos cobrados e exige que o candidato faça conexões entre as disciplinas, além de ser focado no ingresso ao ensino superior, o que o torna mais desafiador do que o Encceja, que é voltado para a certificação de conhecimentos fundamentais.
A escolha entre Enem e Encceja depende do perfil e dos objetivos do candidato. Se você já concluiu o ensino médio e deseja obter a certificação, o Enem pode ser uma opção, pois além da certificação, permite acesso ao ensino superior. Porém, se você é jovem ou adulto que não completou o ensino médio na idade regular, o Encceja é mais indicado, pois é focado na certificação e possui um formato mais acessível.
Ambos os exames são gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação, sendo válidos para fins de certificação do ensino médio. Portanto, a escolha deve considerar suas necessidades, disponibilidade de tempo e objetivos educacionais.
Saiba também: Pode se inscrever no Enem 2025 pelo celular?
+ Enem Portugal: quais instituições de Lisboa aceitam a nota do Enem?
Sim, é possível realizar o Enem e o Encceja no mesmo ano, desde que você atenda aos requisitos de participação de cada um e respeite os prazos de inscrição e aplicação. Para isso, é importante verificar os calendários oficiais de ambos os exames e planejar sua preparação.
Nesta edição, o Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, no entanto, as inscrições começaram no dia 26 de maio e vão até dia 6 de junho. Já as inscrições para o Encceja 2025 ocorreram antes, do dia 21 de abril ao dia 2 de maio, sendo que a prova do Encceja acontecerá em um só domingo, no dia 3 de agosto.
Veja mais: Como acompanhar a inscrição do Enem?
Participe agora do Preparadão Enem 2025, uma comunidade feita para te ajudar a se preparar de forma completa para o exame!
No Preparadão, você terá acesso a um guia de estudos detalhado, materiais exclusivos sobre redação, encontros ao vivo com professores e poderá participar de uma comunidade no WhatsApp, onde todos os materiais serão compartilhados. E o melhor: é 100% grátis! Não perca, participe já:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Sabia que tem como entrar na faculdade mesmo sem o Enem? Uma das formas é pela Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Veja as bolsas de estudo disponíveis para o curso que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: