logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Quando abre o Sisu 2020?

por Patrícia Carvalho em 16/01/20

Na sexta-feira (17) será divulgado o resultado do Enem 2019. Se você fez a prova, com certeza deve estar se perguntando: quando abre o Sisu 2020?

Segundo o calendário oficial do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem no dia 21/01 e encerram no dia 24/01. Por isso, fique de olho!

Veja também: Calendário do Sisu 2020

Quando abre o Sisu 2020?

O Sisu

O Sisu é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação, em que vagas em universidades públicas são ofertadas para candidatos que fizeram o Enem. Diferente do Fies ou Prouni, não é necessário fazer a comprovação de renda.

Para participar, é necessário se inscrever no programa e escolher até duas opções de curso, na faculdade de sua preferência que seja participante do Sisu. 

A seleção é feita de acordo com as maiores notas de cada curso, por esse motivo, a nota mínima necessária para ingressar em um curso pode variar. 

Porém, o candidato possui três opções de modalidade para escolher em qual quer concorrer: ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas à políticas afirmativas das faculdades.

Veja também: Modalidades do Sisu: qual é a diferença entre ampla concorrência, ações afirmativas e Lei de Cotas?

Se o candidato for selecionado, a convocação para a matrícula é feita pela instituição. Lembrando que, se aprovado nas duas opções escolhidas, o candidato será automaticamente escolhido para a sua primeira opção.


Quem pode participar do Sisu?

Podem participar do Sisu 2020 candidatos que tenham participado do Enem 2019 e que tenham tirado nota cima de zero na redação. 

Algumas faculdades, porém, exigem notas mínimas de redação ou média do Enem para se inscrever em determinados cursos. 

Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu

Para se inscrever no Sisu, é necessário:

  • Acessar o site do programa;
  • Estar com o número de inscrição e a última senha cadastrada no site do Enem em mãos;
  • Atualizar os dados cadastrados durante a inscrição do Enem;
  • Na tela "Minha inscrição" é possível escolher até duas opções de curso. Para começar, basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção;
  • Pesquise a vaga pelo nome do curso, faculdade ou da cidade e selecione a que for de seu interesse;
  • Em seguida, escolha a modalidade em que você pode se candidatar: ampla concorrência, Lei de Cotas ou ações afirmativas e confirme na opção "Escolher esta modalidade";
  • Confira os dados do curso escolhido e clique em "Confirmar minha inscrição";
  • Repita o mesmo processo para escolher a segunda opção de curso. 

É possível alterar as opções de curso durante o período de inscrições, entre os dias 21/01 e 24/01. Além disso, o candidato pode acompanhar as notas de corte dos cursos e sua classificação parcial diariamente.  

Fui mal no Enem e não consigo uma vaga no Sisu

Existem várias faculdades privadas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em cursos de graduação, dessa forma, o aluno não precisa fazer o vestibular específico da instituição ou até mesmo passar pelos processos seletivos dos programas do governo para o Ensino Superior.

É importante lembrar que as notas mínimas no Enem podem variar de acordo com a universidade.

Veja a seguir algumas instituições que aceitam a nota do Enem como processo seletivo: 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54