Como é muito comum em outras provas (até mesmo de vestibular), vale adiantar que a prova começa no período da tarde e se estende até o início da noite.
Fique de olho e veja os horários certinhos abaixo!
Afinal, qual é o horário da Prova Nacional Docente?
Segundo o edital, a Prova Nacional Docente começa às 13h30 do dia 26 de outubro de 2025.
Os portões abrem às 12h e devem ser fechados às 13h, ou seja, uma hora depois.
Em relação ao tempo de duração da prova, a expectativa é de que os candidatos tenham 5h30 para resolver as questões. Dessa forma, ela termina às 19h.
Veja a seguir o print do edital com todas essas informações:
Fonte: edital da PND
A dica aqui é sair cedo de casa para conseguir chegar no horário. Então, prepare tudo com antecedência para que isso aconteça, ok?
Bom, os itens essenciais que você deve levar para fazer a Prova Nacional Docente são:
Documento oficial de identificação com foto (original e dentro da validade).
Caneta esferográfica de tinta preta e material transparente.
Cartão de confirmação da inscrição (impresso ou digital), com o local de prova (ele não é obrigatório, mas vai ajudar você na hora de encontrar a sua sala e o seu local de prova).
Se você quiser, ainda pode levar água em garrafa transparente e sem rótulo e lanches leves, como barras de cereal, frutas, biscoitos, também em embalagem transparente.
O edital determina que o celulardeve ser desligado e guardado no envelope porta-objetos lacrado pelo fiscal.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.