A seguir, entenda se existe alguma penalidade financeira para quem não comparece ao Enem, mesmo tendo feito a inscrição, e confira o que pode acontecer caso o candidato falte à prova, com ou sem justificativa!
Quem falta no Enem precisa pagar multa?
Não. Quem se inscreveu no Enem e não compareceu à prova não precisa pagar nenhuma multa. No entanto, essa ausência pode gerar consequências para a próxima edição, especialmente para quem solicitou isenção da taxa de inscrição.
Se o candidato faltou ao Enem anterior e quiser pedir a isenção novamente, será obrigado a justificar a ausência. Essa justificativa deve ser feita no período indicado pelo Inep, com a apresentação de documentos válidos — como atestado médico, boletim de ocorrência ou outros comprovantes que demonstrem o motivo da falta. Caso não consiga justificar, terá que pagar a taxa integral da inscrição no ano seguinte.
Por exemplo, quem faltou na edição do Enem 2024 e deseja se inscrever no Enem 2025 sem pagar a taxa de inscrição, precisa justificar a ausência e solicitar a isenção da taxa entre os dias 14 a 25 de abril na página do participante: enem.inep.gov.br/participante.
Embora não exista multa, o estudante que falta ao Enem sem apresentar justificativa válida podeperder o direito de fazer o exame de graça no ano seguinte. A isenção não é automática: ela precisa ser solicitada e aprovada, especialmente por quem já foi beneficiado anteriormente.
Além disso, é importante lembrar que o Enem não é obrigatório, mas é exigido para quem deseja participar de programas do governo como o Prouni, Sisu ou Fies.
Ou seja, quem não faz o Enem perde a chance de concorrer a vagas em universidades públicas e privadas ou mesmo de fazer financiamentos estudantis usando esses programas.
Pela Quero Bolsa você não precisa usar a nota do Enem para entrar na faculdade, caso já tenha terminado o ensino médio, e ainda encontra bolsas de estudo com até 90% de desconto em diversas instituições de todo o Brasil!
Confira as bolsas disponíveis para o curso que deseja: