Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Quer ser um editor de vídeos? Saiba como entrar nesse mercado cheio de oportunidades

O Youtube está entre os cinco sites mais acessados do Brasil em 2020. A plataforma de vídeos do Google é um gigante em todos os países do mundo e a possibilidade de monetizar vídeos gerou uma legião de influenciadores que criam conteúdo de forma constante e podem chegar a ganhar milhões.

Com isso surgiu também uma enorme oportunidade para o editor de vídeo profissional. A possibilidade de conseguir um trabalho aumentou de forma exponencial, assim como de exibir seus trabalhos para o mundo pelo YouTube. Não há dúvidas que a internet abriu uma porta para muitos profissionais.

editor de video

Um editor de vídeo profissional é também um artista, já que seu trabalho é extremamente criativo. Não é apenas cortar o desnecessário: o uso de trilhas, zoom, cortes, animações, tudo isso faz um vídeo se transformar, com a internet inclusive trazendo uma linguagem completamente nova nesse sentido.

Entretanto, diferentemente de muitos setores que foram completamente apagados do radar por causa da internet, o audiovisual mais tradicional continua bombando de forma conjunta com o online

Um editor de vídeo pode trabalhar em um canal de televisão, em uma produtora de documentários, vídeos institucionais ou de treinamento, com artistas fazendo videoclipes, em instalações de museus, enfim, não faltam opções.

Há um curso para edição de vídeos?

Com tantas possibilidades de carreira, é normal se perguntar se existe um curso específico para edição de vídeos, como uma faculdade ou universidade tomando a dianteira. 

O curso de Rádio e TV, Midialogia ou Audiovisual é o mais indicado nesse sentido, com uma formação muito mais ampla – afinal são quatro anos de estudo – mas também dedicado a formar profissionais que conseguem fazer de tudo em uma produção audiovisual, inclusive editar.

Por serem cursos mais generalistas, pode até que a parte da edição de vídeos seja passada de forma mais genérica. Por isso, quem quiser realmente focar nessa habilidade pode fazer cursos mais técnicos em instituições especializados, no Sebrae ou até online em plataformas de cursos como Udemy ou com profissionais do ramo que resolveram oferecer seu conhecimento.

No Quero Bolsa, há escolas que oferecem o curso de edição de vídeo e é possível ter uma bolsa ou um bom desconto para entrar nesse mercado cheio de possibilidades e ideias criativas. Confira alguns cursos disponíveis:

O software é o seu maior amigo

Com a digitalização, os editores de vídeos tiveram seu trabalho facilitado e potencializado. Imagina o trabalhão que dava pegar a fita e editar por ali um filme inteiro.

Os softwares possibilitam de tudo, criando uma arte em si própria. Uma das referências nesse mercado é o Wondershare Filmora, programa que facilita a vida do editor por seu grande número de animações já pré-produzidas, controles lógicos e simplificados e a possibilidade de usar a inteligência do programa para eliminar processos repetitivos. Ou seja, o software privilegia a criatividade.

O Wondershare Filmora funciona nos Windows a partir do 7 e tem um período de teste grátis, algo muito bem-vindo para descobrir o programa aos poucos sem ter que comprar logo de cara. Com tutoriais e dicas em um canal do YouTube e blog dedicados, saber como mexer no software e já sair editando não será um grande desafio.

Como eu sei que editar vídeos é o que eu quero?

É normal ter uma certa indefinição sobre o que fazer e como dar seguimento a sua carreira, afinal é uma decisão importante e que envolverá anos de sua vida. Tomar a decisão de ser um editor de vídeos requer um exercício de autoconhecimento, com perguntas como:

Eu sou uma pessoa criativa?

Não é só quem está na frente da câmera que precisa ser criativo. Mesmo que em um projeto específico como editor o pedido seja para fazer um corte e não mexer muito, o trabalho envolve a tomada de decisões. E, na maioria das vezes, o cliente aceitará sugestões e seu conhecimento no assunto para a inclusão de novas ideias.

Seja uma trilha sonora diferente, o uso de um fundo, um corte mais rápido, não usar determinada fala... o editor tem liberdade para pelo menos sugerir e é importante que ele funcione como um jurado, explicando o que funciona e o que não está tão legal.

Eu sou cuidadoso/detalhista?

Um editor de vídeo precisa ser detalhista e ter um olho clínico para as produções brutas porque ele é a “barreira” entre o que foi gravado e o produto final. Todo erro precisa ser detectado na edição e o trabalho pode ser minucioso e até cansativo em certos pontos.

É preciso também que o editor seja responsável, afinal perdas, erros e falta de atenção podem ser fatais para o projeto. Organização para lidar com os vídeos, trilhas, animações, as versões diferentes, os comentários do cliente, enfim, é preciso ter tudo muito bem esquematizado.

Sou um apaixonado por vídeos?

Não basta saber editar. Um editor de vídeos passará horas e horas vendo o mesmo clipe e precisa ter um enorme conhecimento do que está sendo feito por outras pessoas para se manter atualizado. Portanto é preciso ter uma paixão por cinema e produções audiovisuais em geral para ser um editor de vídeos.

Leia mais: Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
Orientação Profissional: como ter certeza se eu escolhi a profissão certa?

Ser um editor é uma excelente forma de se diferenciar

É comum nas artes separar quem faz a parte técnica do pessoal criativo. Em grandes produções é normal ter essa diferenciação e que cada um foque em sua área. Mas para produções mais modestas, ser da parte criativa e ainda conseguir editar é um diferencial enorme.

É comum que youtubers editem seus próprios vídeos, afinal não há orçamento para contratar alguém de fora e editando o vídeo você também tem total controle sobre a produção. É excelente poder pensar em uma ideia, ter em mente como ela será editada e produzida enquanto você grava e ser o responsável por tudo isso.

Portanto ser um editor de vídeo não é algo restrito a pessoas que nunca querem aparecer na frente da câmera. Pelo menos ter uma ideia do que é feito na edição e saber mexer em um programa como o Filmora da Wondershare é algo muito bom.

Dicas para quem quer se profissionalizar na área

Como dito anteriormente, há muitas oportunidades para editores de vídeos nas mais diversas empreitadas, seja para criar vídeos para plataformas online, trabalhar em uma produtora ou canal de TV e outras várias. Por isso, caso você queira se profissionalizar na área, siga estas dicas:

  • Baixe um programa como o Wondershare Filmora e comece a mexer. Veja se você gosta de editar e criar ideias do zero

  • Saiba qual é seu nível de conhecimento e o que você mais deseja fazer – você pensa em fazer desenhos animados ou coisas mais básicas – e procure um curso que foque no desenvolvimento de seu conhecimento

  • Crie seu portfolio antes mesmo de conseguir um cliente para ter uma apresentação de bom nível logo de cara

Teste vocacional gratuito

Em dúvida sobre qual carreira escolher? Confira o Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa! O teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste, suas habilidades são associadas às seis profissões mais compatíveis com seu perfil.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54