Nesta terça (10) e quarta (11) de janeiro ocorre a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, para 3.251 participantes que não puderam comparecer no dia do exame regular.
Veja: Guia de redação gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Todos esses candidatos tiveram algum problema de logística no dia da prova ou estavam com uma das doenças infectocontagiosas previstas no edital do exame e tiveram o pedido de reaplicação aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A prova de reaplicação do Enem ocorre de forma parecida com a aplicação regular, sendo o primeiro dia composto pela prova de Linguagens e Ciências Humanas e uma redação e o segundo dia as áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
Veja mais: Quando será o Enem 2023?
+ Enem 2023: Inep divulga datas de inscrição e aplicação; confira

Guia de redação gratuito
Tema de redação Reaplicação Enem 2022
O tema de redação da reaplicação do Enem 2022 foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil“.
Segundo a coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, Daniela Toffoli, o tema está muito dentro do padrão do Enem: é atual, concreto e retrata um problema social a ser combatido.
“Por ser atual e por retratar um grave problema brasileiro, o encaminhamento da discussão deveria ir na busca das causas e das consequências desse problema, até para que a proposta de intervenção pudesse estar bem articulada à discussão”, afirma.
A coordenadora ainda explica que, dentre as causas para o problema da insegurança alimentar, poderiam ser mencionadas no texto a menor disponibilidade de alimentos em períodos de escassez de chuvas, problemas de abastecimento, aumento no preço dos alimentos, redução de salários e também desemprego, influenciados principalmente pela pandemia.
Um ponto que a coordenadora chama atenção é para o enfoque do tema: insegurança alimentar. “A tendência é que eles associem isso, automaticamente, à fome, mas esta é apenas um dos níveis relacionados à insegurança alimentar. Conforme a definição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, insegurança alimentar é um fenômeno que ocorre quando um indivíduo não possui acesso físico, econômico e social a alimentos de forma a satisfazer as suas necessidades”, pontua.