
Fuvest é caneta azul ou preta? Confira!
Juliana Gottardi | 29/10/25Saiba qual caneta usar e o que levar para a prova da Fuvest 2026
Estudantes com contratos do Fies firmados a partir de 2018 poderão renegociar dívidas a partir de 1º de novembro. Saiba quem pode participar e as condições de pagamento.
A partir de sábado, 1º de novembro, estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas.
Em resumo:

O prazo para adesão vai até 31 de dezembro de 2026, e o processo será realizado de forma digital, pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal.
Podem solicitar a renegociação:
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida busca facilitar a regularização e ampliar as condições de pagamento.
O programa deve alcançar cerca de 160 mil pessoas, com dívidas que somam aproximadamente R$ 1,8 bilhão.
+ Fies 2025.2: resultado está disponível; saiba como consultar
O novo modelo de acordo prevê:
A formalização será feita por meio de termo aditivo ao contrato original.
O processo não inclui valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas nem tarifas bancárias.
Esses valores devem ser negociados diretamente com as instituições, conforme a Resolução nº 64/2025.
+ Câmara aprova abatimento no Fies para formados em Direito que atuarem na Defensoria Pública; entenda
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC criado pela Lei nº 10.260/2001, que financia cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Desde 2018, o programa oferece juros zero para estudantes de baixa renda e adota escala de financiamento proporcional à renda familiar.
Para participar, é necessário:
+ Fies: inscrições para vagas remanescentes começam hoje (23); saiba como fazer
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.