logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Revalida 2020 terá prova teórica em 06 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) anunciou nesta terça-feira (01) a aplicação da prova teórica do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será em 06 de dezembro. Inicialmente, a primeira fase seria em outubro.

O Revalida é a prova do Ministério da Educação (MEC) para revalidar o diploma de médicos formados no exterior. "A prorrogação da aplicação foi determinada no contexto dos protocolos de saúde pública para o enfrentamento à pandemia de COVID-19", explicou o Inep em nota. Ainda de acordo com o Instituto, o edital e cronograma da prova serão divulgados nas próximas semanas.


Como é o Revalida?

O Revalida é formado por duas etapas, sendo a primeira uma prova teórica e a segunda um exame prático. Veja os detalhes de cada etapa:

1ª fase do Revalida

Essa fase da prova é dividida em duas etapas, sendo cada uma aplicada em um período do dia. De manhã, os candidatos terão que responder 100 questões objetivas, já na parte da tarde os participantes responderão cinco questões discursivas.

2ª fase do Revalida

De acordo com o Inep, "a segunda etapa do exame é uma avaliação prática realizada em estações clínicas, que conta com edital próprio e só poderá ser feita pelos participantes aprovados nas provas teóricas". No total, serão realizadas 10 entrevistas, também conhecidas como "amneses", para fazer o diagnóstico inicial de atores com sintomas simualados.

Aqueles que reprovarem na segunda fase da prova poderão se reinscrever diretamente nessa etapa do Revalida duas edições consecutivas do exame.

Quem pode participar do Revalida?

Veja quais são os pré-requisitos para participar da prova de revalidação: 

  • ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) em situação legal de residência no Brasil; 
  • enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição; 
  • ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil; 
  • ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Revalida: MEC anuncia duas edições anuais e mudanças na prova

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54