
Roubo no Louvre: veja 8 questões sobre o Museu que já caíram no Enem e nos vestibulares
Juliana Gottardi | 20/10/25Por se tratar do museu mais visitado do mundo, diversas provas cobram questões relacionadas ao local
Por se tratar do museu mais visitado do mundo, diversas provas cobram questões relacionadas ao local
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Neste domingo (19) o museu do Louvre, em Paris, foi invadido por ladrões, que roubaram joias da realeza francesa do século XIX. Autoridades francesas afirmam que oito peças foram levadas, estimadas em milhões de euros.
Por se tratar do museu mais visitado do mundo, o crime tomou conta dos noticiários mundiais. Para vestibulandos, o assunto também é relevante, considerando que questões sobre o Louvre caem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares também.
Leia mais: 4 filmes e séries para melhorar seu repertório no Enem
+ Enem 2025: veja os temas mais difíceis da última edição
Tanto no Enem, quanto em outros vestibulares, assuntos da atualidade caem nas provas. Com o roubo no Louvre, vale a pena ficar por dentro de questões sobre o museu que já caíram nos exames. Confira abaixo:
O Museu do Louvre em Paris, na França, é atualmente o museu mais visitado do mundo.
A análise do gráfico permite notar variações quanto ao número de visitantes ano a ano. Em relação ao ano anterior, é correto afirmar que, no ano de
A) 2009, devido à pandemia provocada pelo vírus H1N1, que ficou conhecida como gripe suína, registrouse uma redução no número de visitantes.
B) 2015, em razão do roubo da Monalisa, famosa obra de Leonardo da Vinci e principal atração de turistas ao museu, houve um aumento no número de visitantes.
C) 2019, em decorrência de um incêndio que manteve o museu fechado por mais de um ano para obras de reparo, ocorreu uma redução no número de visitantes.
D) 2020, por causa da pandemia de covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, verificou-se uma redução no número de visitantes.
E) 2022, em virtude do fechamento das fronteiras da França por conta de sua saída da União Europeia, aconteceu um aumento no número de visitantes.
Alternativa correta: D
Como parte do acervo do Museu do Louvre, as obras Estátua Equestre e Espada Joiosa expressam o período de Carlos Magno, na alta Idade Média europeia (séculos VIII-IX). Sobre as características da dinastia carolíngia, assinale a alternativa correta.
A) Carlos Magno criou a Escola Palatina reunindo estudiosos de várias áreas e de diferentes regiões da Europa.
B) Sob o domínio dos carolíngios ocorreu uma separação entre o poder temporal e o poder espiritual.
C) O poder central do rei carolíngio se fortaleceu perante o enfraquecimento do poder local dos senhores feudais.
D) O Tribunal do Santo Ofício regulava de forma hegemônica os conflitos entre os senhores feudais carolíngios.
E) Carlos Magno manteve um período de paz permanente em seus domínios territoriais.
Alternativa correta: A
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.
Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.
I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos.
II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura.
III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista.
IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Alternativa correta: E
Analise a imagem a seguir.
Exposta no Museu do Louvre, a obra “Liberdade Guiando o Povo”, remete à existência de questão social ainda hoje debatida.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa
A) a luta de estratos sociais em defesa da igualdade jurídica e pela conquista dos direitos de cidadania.
B) a primeira tentativa de revolução social do proletariado moderno contra a burguesia.
C) a participação popular na luta pelo direito de voto pelas mulheres e contra o trabalho infantil.
D) o repúdio ao caráter sangrento das revoluções populares, produtoras de regimes ditatoriais.
E) a democracia, que atinge a plenitude quando homens, mulheres e jovens pegam em armas.
Alternativa correta: A
No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas. No passado, alguns desses metais eram encontrados praticamente em seu estado puro. Com o advento da metalurgia, puderam ser obtidos a partir de minerais submetidos a reações químicas.
Em relação aos processos de obtenção de metais a partir de minerais, e com base nos conhecimentos sobre reações de oxidorredução, considere as afirmativas a seguir.
I. Alo (s) pode ser obtido a partir de bauxita (Al2O3.H2O ) por meio de um método eletrolítico, o qual é baseado num processo não espontâneo onde Al3+ é reduzido a Alo (s).
II. Cuo (s) pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação Cu2S(s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), onde o número de oxidação do cobre muda de (1+) para (0).
III. Feo (s) pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas: Fe2O3(s) → FeO2(s) → Feo (s).
IV. Mno (s) pode ser obtido a partir da reação MnO2(s)+ C(s) → Mn(s) + CO2(g) em que o átomo de oxigênio em MnO2(s) é o redutor e o carbono (C) é o oxidante.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Alternativa correta: A
A existência de uma segunda pintura da Mona Lisa — a Gioconda, de Leonardo da Vinci — foi confirmada pelo Museu do Prado, em Madri, em fevereiro. O quadro era conhecido desde o século XVIII, mas tido como uma reprodução tardia do original. Um trabalho de restauração revelou que seu fundo de cor negra na verdade recobria a reprodução de uma típica paisagem da Toscana, como a pintada por Da Vinci. Radiografias mostraram que a tela é irmã gêmea do original, provavelmente pintada por discípulos do mestre, sob supervisão de Da Vinci, no seu ateliê de Florença, entre 1503 e 1506. Os dois quadros serão, agora, expostos no Louvre. Há entretanto, diferenças: a florentina Lisa Gherardini (Mona Lisa), aparentemente na meia-idade, parece mais moça na nova tela. O manto sobre o ombro esquerdo do quadro original surge como um véu transparente, e o decote aparece com mais nitidez. A descoberta reforça a tese de estudiosos, como o inglês Martin Kemp, de que assistentes de Da Vinci ajudaram na composição de telas importantes do mestre.
(Revista Planeta, ano 40, ed. 474, mar. 2012).
Para cumprir sua função social, o gênero notícia precisa divulgar informações novas. No texto Giocondas gêmeas, além de ser a existência de uma tela gêmea de Mona Lisa e de serem destacadas as diferenças entre elas, o valor informativo do texto está centrado na:
A) afirmação de que Gioconda genuína estava na fase da meia-idade.
B) revelação da identidade da mulher pintada por Da Vinci, a florentina Lisa Gherardini.
C) consideração de que as produções artísticas de Da Vinci datam do período renascentista.
D) descrição do fato de que a tela original mostra um manto sobre o ombro esquerdo da personagem.
E) confirmação da hipótese de que Da Vinci teve assistentes que o auxiliaram em algumas de suas obras.
Alternativa correta: E
O Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, é um dos museus mais visitados do mundo. Uma de suas atrações é a Pirâmide de Vidro, construída no final da década de 1980. A seguir tem-se, na Figura 1, uma foto da Pirâmide de Vidro do Louvre e, na Figura 2, uma pirâmide reta de base quadrada que a ilustra.
Considere os pontos A, B, C, D como na Figura 2. Suponha que alguns reparos devem ser efetuados na pirâmide. Para isso, uma pessoa fará o seguinte deslocamento: 1) partir do ponto A e ir até o ponto B, deslocando-se pela aresta AB; 2) ir de B até C, deslocando se pela aresta que contém esses dois pontos; 3) ir de C até D, pelo caminho de menor comprimento; 4) deslocar se de D até B pela aresta que contém esses dois pontos.
Disponível em: http://viagenslacoste.blogspot.com. Acesso em: 29 fev. 2012
A projeção do trajeto da pessoa no plano da base da pirâmide é melhor representada por
A)
B)
C)
D)
E)
Alternativa correta: C
O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar:
A) O autor da obra é Leonardo da Vinci, que a produziu em óleo sobre choupo, 77X53 cm, encontrada hoje em Paris (França), no museu do Louvre.
B) Miguel ngelo produziu a obra na Renascença e hoje podemos visualizá-la no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, residência oficial do Papa.
C) Trata-se de uma produção artística de Sandro Botticelli, pintor italiano modernista que muito influenciou a pintura do século XX.
D) Picasso produziu a obra nos moldes renascentistas e podemos ter acesso à pintura no museu do Louvre, em Paris, França.
E) Anita Malfatti produziu a obra no Brasil e encaminhou para fazer parte do acervo do museu do Louvre, em Paris, França, em pleno período modernista.
Alternativa correta: A
Se você vai fazer o Enem, é importante ficar por dentro das principais informações sobre a prova. Pensando nisso, a Quero Bolsa criou uma comunidade para os vestibulandos. É 100% de graça, confira:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.