Summaê traz descontração para sala de aula da UnB
Fique sabendo como o Summaê vem transformando algumas aulas e o processo de aprendizagem de alunos da UnB (Universidade de Brasília).
Você já participou alguma vez na vida de uma aula todo fantasiado? Acha isso uma novidade? Sabia que esse método é usado em algumas turmas de uma das melhores universidades públicas do país, a Universidade de Brasília (UnB)?

O que é o Summaê?
O Summaê é uma aulão recreativo que acontece em algumas turmas de Cálculo 01 da UnB e incentiva a liberdade e a criatividade dos estudantes. O método foi criado pelo professor Ricardo Ramos Fragelli e traz para a sala de aula fantasias, chapéus, imaginação e bastante vontade para resolver exercícios. O nome vem da junção da palavra Summae (do latim: somas) e do acento circunflexo “^” (que caracteriza o chapéu do avô e que foi adicionado ao estilo do evento).
O evento traz mudanças de paradigmas e a sua característica quebra o clima tradicional de uma sala de aula. Funciona como um jogo de perguntas e respostas, e os estudantes precisam usar chapéus e fantasias, de acordo com um tema escolhido, para resolução dos exercícios.
Quais são os resultados desse tipo de iniciativa?
A proposta principal desse tipo de ação é trazer dinamismo e motivação para os estudos, pois prender a atenção dos estudantes em uma sala de aula tradicional é uma tarefa bastante complicada nos dias de hoje. As pessoas gostam de usar a imaginação e a criatividade nesses ambientes.
Quem participa de um evento como o Summaê na UnB, por exemplo, pode ganhar um ponto ou mais na disciplina, de acordo com o resultado conquistado nos exercícios. Há ainda premiações para os estudantes campeões, com a escolha dos tops chapéus e a possibilidade de um desafio final.