A redação da Unicamp 2026 trouxe duas propostas: um depoimento pessoal com o tema A “machosfera e o discurso de ódio contra as mulheres e uma nota de esclarecimento sobre a Importância histórica da CLT.
O resultado do vestibular da Unicamp 2026 será divulgado em 23 de janeiro de 2026.
Entenda melhor abaixo!
Neste domingo (30), ocorreu o primeiro dia de prova da segunda fase do vestibular da Unicamp 2026. No 1º dia, os candidatos fazem as provas de redação, língua portuguesa e literatura, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza.
Em 2026, a redação da Unicamp trouxe duas propostas: um depoimento pessoal com o tema A “machosfera e o discurso de ódio contra as mulheres e uma nota de esclarecimento sobre a Importância histórica da CLT.
Assim como nas edições anteriores, os candidatos deveriam escolher apenas um dos temas propostos para produzir a redação.
A seguir, entenda mais sobre as propostas e confira análises de professores sobre as temáticas abordadas.
Segundo o professor e coordenador de Redação do Curso Anglo, Sérgio de Lima Paganim, os temas de redação da Unicamp 2026 confirmam uma perspectiva que a instituição tem adotado nas suas provas de capturar os grandes temas polêmicos, as grandes questões sociais e as tendências que a sociedade brasileira vem experimentando durante o ano.
“Nesse sentido, a discussão sobre a machosfera e o discurso de ódio contra as mulheres era de alguma forma prevista porque a série “Adolescência” trouxe essa discussão com muita energia. Outras bancas de vestibulares também já cobraram esse tema sobre o discurso de ódio e a construção da masculinidade na adolescência, e muito disso foi potencializado pela série em 2025″, explica o especialista.
Segundo ele, o outro tema sobre a importância histórica da CLT também tem essa dimensão social de polêmica, já que encontramos várias manifestações sobre a CLT, a própria ideia de as novas gerações desdenharem esse tipo de regime de trabalho valorizando mais o empreendedorismo e a livre iniciativa.
“Aí também entra nessa discussão a grande questão do ano sobre o debate da escala 6X1, que está dentro da Consolidação das Leis do Trabalho e sobre a relação da sociedade com o trabalho”, lembra o professor.
“Do ponto de vista dos temas, temas muito relevantes e que confirmam essa tendência de uma perspectiva bastante inquietante da Unicamp de trazer temas de grande relevância”, completa Sérgio.
De acordo com ele, os gêneros, com o depoimento pessoal e a nota de esclarecimento, também foram escolhas de gêneros bastante acessíveis.
“O depoimento pessoal não traz grandes dificuldades em relação às marcas do gênero. E a nota de esclarecimento também é um tipo de texto bastante frequente na imprensa e nas redes sociais e que também não é tão fora do universo de referência dos candidatos”, explica o coordenador.
Vinicius Beltrão, gerente de ensino inovações do SAS Educação, confirma que a Unicamp novamente trouxe dois temas de extrema relevância, sendo um tema de interesse global e um outro tema de interesse nacional.
“A gente precisa lembrar que em 2025, no ano passado, a Unicamp trouxe em um de seus temas a desigualdade de gênero na política. Em 2024, trouxe o direito das empregadas domésticas e o trabalho análogo à escravidão”, recorda Vinicius.
“Então, pela terceira vez, a gente percebe a Unicamp trazendo as mulheres para roda de discussão. Em que situação nós contemplamos e garantimos o direito dessas mulheres na esfera social, na esfera trabalhista, na esfera pessoal e dessa vez trazendo de fato uma discussão bem mais profunda, delicada e como uma ferida aberta ainda na nossa sociedade, em especial a sociedade brasileira”, destaca o especialista do SAS Educação.
Quando sai o resultado final da Unicamp 2026?
Nesta edição, a lista de aprovados na primeira fase da Unicamp foi divulgada antecipadamente no dia 13 de novembro de 2025, juntamente com o local de prova da segunda fase.
Já o resultado final do vestibular da Unicamp 2026 será divulgado em 23 de janeiro de 2026, até as 15h, com a lista de aprovados na 1ª chamada.
Os candidatos convocados devem realizar a matrícula virtual entre 9h do dia 26 e 17h do dia 27 de janeiro, diretamente na página da Comvest.
Atenção: quem não concluir a matrícula dentro do prazo perderá a vaga e não poderá participar das chamadas subsequentes. Esta regra também se aplica às próximas chamadas.
Se você pretende fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudos do país e pode te ajudar a entrar no curso superior que você sempre quis com muito desconto.
A Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em milhares de faculdades brasileiras parceiras, em diversos cursos. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar o botão abaixo: