Quais livros devem cair na segunda fase da Unicamp 2026?
Quando se trata de previsões sobre os livros que podem cair, Paulo Oliveira destaca a dificuldade de fazer apostas certeiras.
“É muito complicado trabalhar propriamente com previsões para o vestibular, já que o exame pode subverter a expectativa. Um livro que caiu na primeira fase pode também ser cobrado na segunda”, afirmou o professor.
Ele aconselha que a preparação deve ser ampla, cobrindo todas as obras da lista, mas se for para arriscar, ele sugeriu focar nos livros que ainda não apareceram na primeira fase: Olhos d’água, de Conceição Evaristo; As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; e Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto.
Como revisar os livros para a segunda fase da Unicamp 2026?
Com a proximidade da segunda fase, o professor Paulo Oliveira indica que o segredo é revisitar as anotações feitas durante as leituras. “A melhor forma de revisar é retomar cada um dos livros que o aluno leu e suas anotações. Uma leitura mais panorâmica das obras, a partir dos pontos destacados, é o ideal”, recomendou.
Para o especialista, isso permite que o estudante absorva os pontos principais e se prepare de maneira eficiente para a prova, sem precisar releer os livros por completo.
Dicas para quem ainda não leu as obras obrigatórias da Unicamp 2026
Pensando naqueles estudantes que ainda não leu as obras obrigatórias, o professor do Anglo aconselha: “minha primeira dica é ler as obras, já que o mais importante foi feito: passar para a segunda fase”, aconselha Paulo Oliveira.
Para quem não tem tempo de ler todos os livros, ele sugere começar pelas obras menores, aquelas com menos páginas. “Elas têm a mesma chance de cair na segunda fase que as mais longas. Caso não consiga ler tudo, ao menos procure resumos e análises das obras”, completou.