
2ª fase da Unicamp 2026: veja 11 possíveis temas de redação
Juliana Gottardi | 25/11/25Confira o que os professores pensam sobre a prova e como se preparar nessa reta final
Confira o que os professores pensam sobre a prova e como se preparar nessa reta final
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Com 2.530 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação, o Vestibular Unicamp 2026 chega a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2025. É nesta etapa que os candidatos precisam encarar a redação.
Para entender o que esperar dessa prova, a Revista Quero conversou a professora de Redação do Colégio Oficina do Estudante, Anna Chillemi, que compartilhou 11 possíveis temas de redação para Unicamp 2026.

Leia mais: Qual é a diferença entre o vestibular da Unicamp e o Enem?
+ Os 12 cursos mais fáceis de passar na Unicamp; confira quais são!
Antes de mais nada, vale explicar que a prova de Redação da Unicamp, no primeiro dia da segunda fase do vestibular, consiste em duas propostas de texto, sendo que o candidato deve escolher apenas uma delas para desenvolver.
O objetivo da prova é avaliar a capacidade de interpretação, organização de ideias, clareza na expressão, e argumentação, bem como o domínio do gênero discursivo solicitado.
A redação é composta por dois elementos principais: uma proposta temática e textos de apoio, que servem para subsidiar o candidato na construção de sua argumentação. É esperado que o candidato desenvolva o texto de forma crítica, mobilizando os textos oferecidos para embasar sua argumentação, sem reproduzir trechos de forma mecânica ou realizar colagens.
A professora Anna Chillemi destaca que, muitas vezes, os estudantes se concentram demais no tema da redação, acreditando que ele seja o principal determinante de sua dificuldade.
“Esse pensamento de que o tema de uma prova de redação é o que define a sua dificuldade é, muitas vezes, uma barreira para os estudantes, que acabam se preocupando com o critério errado e não se preparando adequadamente”, afirma Chillemi.
A professora enfatiza que, na verdade, o mais importante na prova de redação é como o candidato constrói seu texto, mais do que o conteúdo do que é dito.
Lembrando que, na avaliação da Unicamp, o candidato será julgado principalmente pela sua habilidade de escrever de forma clara e crítica, e não apenas pela sua memorização de conteúdos.
Chillemi explica que, para as notas mais altas, a leitura atenta e crítica dos textos base é fundamental: “isso significa que o estudante deve saber se colocar na situação e analisar o fenômeno em questão para produzir um texto significativo”.
Saiba mais: Unicamp: como é calculada a nota final?
+ Como é a 2º fase da Unicamp?
Analisando os temas das últimas edições da prova de redação da Unicamp, a professora do Oficina do Estudante observa uma ênfase em questões atuais e sociais.
Nas últimas edições, por exemplo, os temas envolveram discussões como a igualdade de gêneros no Congresso Nacional, o uso de celulares para apostas em jogos por estudantes, a escravidão moderna no Brasil, o acolhimento de refugiados, e as preocupações com a educação antirracista.
“Os temas abordam questões atuais e pertinentes a qualquer cidadão. O estudante deve esperar uma proposta de redação atualizada, preocupada com a formação do candidato como um cidadão ativo e não apenas passivo”, afirma Chillemi.
Com base nisso, a especialista vê os seguintes 11 temas como promissores para redação da Unicamp 2026:
Faltando uma semana para o vestibular, o que ainda dá tempo de revisar? Chillemi sugere que, neste momento, os candidatos devem revisar as propostas anteriores da Unicamp e refletir sobre como construiriam os textos.
“O melhor treino, nesse momento final, é revisar as propostas oficiais dos anos anteriores e refletir sobre como o candidato elaboraria esses textos”, recomenda.
Além disso, é crucial entender a função do texto na proposta: “é imprescindível compreender a função do texto solicitado no mundo, qual é o seu objetivo. Com essa análise inicial, fica mais fácil planejar a redação e escolher o tipo de marca que o texto exige”, completa Chillemi. Isso envolve refletir sobre o tom de formalidade, o formato da redação e o tipo de público que irá ler o texto.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.