Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

TikTok para crianças: é perigoso?

O TikTok é uma rede social utilizada por todos, inclusive pelos pequenos. Mas, será que o TikTok para crianças é perigoso? Veja isso e recomendações de perfis.

tiktok para crianças

O contato entre o público infantil com a internet está cada vez mais rápido, fato que pode trazer algumas preocupações aos mais velhos, como por exemplo em relação ao TikTok para crianças

Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto 

Segundo o TIC Kids Online Brasil, uma pesquisa feita para levantar informações sobre o uso da internet por crianças brasileiras, essa é a principal rede social usada pelos mais novos do país. 

Os usuários entre 9 a 17 anos usam mais o TikTok do que o Instagram e Facebook. Ainda de acordo com os mesmos resultados, 34% das crianças com acesso à internet utilizam o TikTok.

O que é o TikTok?

A rede social foi lançada em 2016, entretanto ganhou mais popularidade no Brasil em 2020, com o início da pandemia de Covid-19. A plataforma chinesa permite a gravação e compartilhamento de vídeos curtos, os quais englobam os mais diversos temas: dancinhas, edições animadas, notícias, humor, entre outros. 

O TikTok é perigoso? 

Assim como qualquer rede social, o TikTok pode oferecer alguns riscos para o público infantil. Na verdade, a idade mínima para criar uma conta é 13 anos, mas não existe nenhum recurso que comprove quantos anos a pessoa tem, por isso é fácil adulterar essa informação. 

A plataforma tem um filtro que proíbe conteúdos impróprios, como pornografia, nudez e violência. Porém, ainda há vídeos assim que são postados, podendo demorar para serem identificados pelo TikTok e excluídos. 

Outro ponto que exige atenção em relação ao TikTok para crianças é a interação com os usuários. É possível entrar em contato com os seguidores ou qualquer indivíduo cadastrado, seja ele conhecido ou não. 

É essencial que os responsáveis tenham controle em relação aos conteúdos que os pequenos assistem. Não é necessário proibir a criança de acessar a plataforma, até porque existem muitos assuntos interessantes que elas podem ter contato.

TikTok infantil: 5 contas para acompanhar

1) Galinha Pintadinha 

A galinha preferida das crianças também está no TikTok! Além dos vídeos clássicos da Galinha Pintadinha, os personagens compartilham gravações reais de dancinhas e outras brincadeiras.

2) Luccas Neto

Um dos influenciadores mais populares entre as crianças, Luccas Neto produz vários tipos de conteúdos para o público infantil, desde desafios com os amigos, até músicas. O sucesso é tanto que já existem brinquedos e filmes do rapaz. 

3) Topetão

Para os pequenos que adoram palhaços, os vídeos do Topetão não podem faltar. Ele tem mais de 100 mil inscritos no canal do Youtube, além do programa “Uma Escola Fora de Série”, disponível em serviços de streaming. 

4) Authentic Games

Marco Tulio é o nome do responsável pelo Authentic Games, que começou com o canal no Youtube para mostrar vídeos de jogos. Para os “maninhos” e “maninhas”, como ele se refere ao público, Marco cria conteúdos sobre jogos e a vida pessoal, voltado para crianças de todas as idades

5) Turma do Miguelito

Diversão e aprendizado é com a Turma do Miguelito! Os vídeos são feitos por animações e contém canções para os pequenos. São vários personagens encantadores, que trabalham com a imaginação das crianças e disponibilizam novos conhecimentos. 

Qual a melhor forma de lidar com o TikTok para crianças? 

Já tem uma ferramenta capaz de ajudar os responsáveis em relação às atividades dos filhos na plataforma. O “controle parental” é um recurso disponível nas contas registradas por menores de 18 anos. 

Veja também:
+ Qual o papel das famílias na educação dos filhos atualmente?

Ao escanear um QR Code, os pais podem ver o tempo de uso da criança no aplicativo, conversas e vídeos que foram postados. Para aumentar ainda mais a segurança, os adultos podem bloquear perfis ou filtrar conteúdos que achem inapropriados para os pequenos. 

Os vídeos publicados com a hashtag #tiktoksecurity também ajudam, pois abordam temas sobre a segurança da rede social. A proteção online das crianças deve ser levada a sério, não deixe de falar sobre o assunto com os mais novos e informá-los a respeito dos possíveis perigos do mundo virtual. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações