A pós-graduanda Tainá Silva Brandão Lopes, de 26 anos, se formou em Medicina Veterinária na UFMG e hoje integra o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola Veterinária da UFMG.
“O processo seletivo consistiu em uma prova escrita, com questões discursivas e temas amplos sobre produção de não ruminantes. Após a prova houve uma entrevista, onde foram avaliados os objetivos na pós graduação, e algumas perguntas sobre o histórico acadêmico e procedimentos experimentais para analisar se o aluno tem familiaridade com o que pretende realizar na pós-graduação”, explica.
Além das bolsas de estudos da Capes e do CNPQ, os cursos de pós-graduação na modalidade stricto sensu da UFMG adotam políticas de Ação Afirmativa, o que enquadra em cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência.
Ela conta que no mestrado foi bolsista CNPQ e hoje, no doutorado, é contemplada pela bolsa de pesquisa da Capes.
Veja também: Passo a passo para se tornar um bolsista da Capes
Suas linhas de pesquisa, tanto na graduação como na pós-graduação, se voltam para a Avicultura. O que começou com “a análise da produção de frangos de corte, nutrição de monogástricos e doenças das aves”, hoje passou para “Zootecnia e produção de não ruminantes. Uma das linhas que trabalhei durante a graduação”, informa a pesquisadora.
Os candidatos também precisam estar familiarizados com textos técnicos e científicos, e compreender ao menos uma língua estrangeira para o mestrado e no minima duas para o doutorado.
Tainá inclusive ressaltou a importância que as disciplinas fazem de leituras acadêmicas: “Muitas disciplinas exigem que o aluno realize a leitura de artigos acadêmicos, inclusive em inglês e em grande volume, tanto para discussões em aula como para produção de textos científicos”.
Já para cursos de especialização, nem sempre existe a exigência de conhecimento de outra língua, que não a portuguesa.
Seja para o curso de especialização, ou de mestrado e doutorado, é válido ressaltar que todos os requisitos vão depender do edital regente.
Veja também: Teste vocacional: você sabe qual pós-graduação escolher?
Como ficaram as aulas de pós-graduação na UFMG com a Covid-19?
Com a chegada do novo coronavírus e, consequentemente, com a pandemia, como já é de conhecimento geral, as rotinas tiveram que ser readaptadas.
Antes do Covid-19, a rotina de estudos da Tainá era mais diversificada. “As aulas presenciais ocupavam de dois a quatro dias da semana, o que pode variar de acordo com o número de créditos que o estudante ainda necessita cumprir. O restante dos dias era ocupado por atividades laboratoriais ou na fazenda da Escola de Veterinária da UFMG, onde ocorrem os experimentos”, comenta.
“Para disciplinas que não tem carga prática, as aulas presenciais estão sendo retomadas gradualmente, em modalidade online. Já os experimentos foram suspensos, e existe a previsão de retorno para o segundo semestre de 2020, com protocolos adaptados à pandemia, como por exemplo: número reduzido da equipe e rodízio de pesquisadores”, explica a pesquisadora.
A leitura se tornou a principal atividade dos pesquisadores nos momentos atuais. “As leituras e produção de textos científicos intensificaram-se devido ao maior tempo livre, enquanto as aulas não voltam por completo. Atualmente, tenho dedicado cerca de 8 horas do dia para a leitura de artigos e escrita científicas”, finaliza.
Além de levar as aulas para o ambiente digital, a UFMG também desenvolveu uma aba em seu site para informar todas as ações que tem desenvolvido no período de quarentena, o que inclui o UFMG Talks, um programa para debater assunto relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Veja também: Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas
Outras instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação
Além da UFMG, há outras possibilidades de cursar pós-graduação. Abaixo, há uma lista com algumas opções de instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de pós. Confira:
Além disso, o Quero Bolsa também oferece descontos de até 80% nas mensalidades, durante todo o curso. Para acessar as vagas com desconto, basta clicar no botão abaixo!
Bolsas para pós-graduação