Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Tudo o que você precisa saber sobre a pós-graduação na UFMG

Querendo movimentar a vida acadêmica? Saiba como funcionam os cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

*Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

A quarentena está aí e, com ela, além de algumas preocupações naturais, muitas pessoas passaram a firmar projetos e metas a serem realizadas assim que nossas vidas retomarem a uma rotina mais amena.

Para quem é da academia científica, isso pode significar retomar projetos de pesquisas ou dar continuidade ao seu trabalho através de um curso de pós-graduação.

Uma das mais renomadas universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pode ser o local certo para quem está interessado em ingressar numa pós-graduação.

Foto: Lucas Braga/UFMG
Reitoria da UFMG
Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927 como uma instituição privada subsidiada pelo Governo Estadual e então conhecida como Universidade de Minas Gerais, é a universidade mais antiga do seu estado.

Em 1949 passou a ser responsabilidade federal e a partir de 1965 ficou conhecida como Universidade Federal de Minas Gerais, ou UFMG para os mais familiarizados com o mundo acadêmico, se tornando uma instituição de ensino gratuito.

A instituição que surgiu da fusão entre a Faculdade de Direito, sediada até então em Ouro Preto, e a Escola Livre de Odontologia, a Faculdade de Medicina e a Escola de Engenharia, hoje tem como principais cursos: Direito, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Administração.  

Atualmente, a UFMG oferece mais de 100 cursos de pós-graduação entre os segmentos stricto sensu de mestrado ou doutorado, e lato sensu de especialização, em linhas acadêmicas ou profissionais a depender da área de pesquisa.

Além, de ter nota máxima nas avaliações Conceito Institucional e Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

Veja também: Quanto é a nota mínima para poder concorrer a uma vaga na UFMG pelo Sisu 2020?

Como funcionam os programas de pós-graduação na UFMG?

Os cursos de pós-graduação da UFMG abrangem todas as áreas do conhecimento, seja de humanas ou de exata, sempre através de editais com processos seletivos, seguindo as obrigatoriedades estabelecidas pelo seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Seguindo os critérios da Capes, os cursos de especialização têm duração mínima de 360 horas, os cursos de mestrado devem ter duração mínima de 18 e máxima de 24 meses, enquanto o doutorado tem duração mínima de 24 e máxima de 42 meses.

Para ingressar em um programa de pós-graduação na UFMG, é necessário diploma de graduação, além de participar uma entrevista e uma prova de conhecimento. Demais processos podem ocorrer, se previsto no regulamento do edital.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A pós-graduanda Tainá Silva Brandão Lopes, de 26 anos, se formou em Medicina Veterinária na UFMG e hoje integra o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Escola Veterinária da UFMG.

“O processo seletivo consistiu em uma prova escrita, com questões discursivas e temas amplos sobre produção de não ruminantes. Após a prova houve uma entrevista, onde foram avaliados os objetivos na pós graduação, e algumas perguntas sobre o histórico acadêmico e procedimentos experimentais para analisar se o aluno tem familiaridade com o que pretende realizar na pós-graduação”, explica.  

Além das bolsas de estudos da Capes e do CNPQ, os cursos de pós-graduação na modalidade stricto sensu da UFMG adotam políticas de Ação Afirmativa, o que enquadra em cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

Ela conta que no mestrado foi bolsista CNPQ e hoje, no doutorado, é contemplada pela bolsa de pesquisa da Capes.

Veja também: Passo a passo para se tornar um bolsista da Capes

Suas linhas de pesquisa, tanto na graduação como na pós-graduação, se voltam para a Avicultura. O que começou com “a análise da produção de frangos de corte, nutrição de monogástricos e doenças das aves”, hoje passou para “Zootecnia e produção de não ruminantes. Uma das linhas que trabalhei durante a graduação”, informa a pesquisadora.

Os candidatos também precisam estar familiarizados com textos técnicos e científicos, e compreender ao menos uma língua estrangeira para o mestrado e no minima duas para o doutorado.

Tainá inclusive ressaltou a importância que as disciplinas fazem de leituras acadêmicas: “Muitas disciplinas exigem que o aluno realize a leitura de artigos acadêmicos, inclusive em inglês e em grande volume, tanto para discussões em aula como para produção de textos científicos”.

Já para cursos de especialização, nem sempre existe a exigência de conhecimento de outra língua, que não a portuguesa.

Seja para o curso de especialização, ou de mestrado e doutorado, é válido ressaltar que todos os requisitos vão depender do edital regente.

Veja também: Teste vocacional: você sabe qual pós-graduação escolher?

Como ficaram as aulas de pós-graduação na UFMG com a Covid-19?

Com a chegada do novo coronavírus e, consequentemente, com a pandemia, como já é de conhecimento geral, as rotinas tiveram que ser readaptadas.

Antes do Covid-19, a rotina de estudos da Tainá era mais diversificada. “As aulas presenciais ocupavam de dois a quatro dias da semana, o que pode variar de acordo com o número de créditos que o estudante ainda necessita cumprir. O restante dos dias era ocupado por atividades laboratoriais ou na fazenda da Escola de Veterinária da UFMG, onde ocorrem os experimentos”, comenta.

“Para disciplinas que não tem carga prática, as aulas presenciais estão sendo retomadas gradualmente, em modalidade online. Já os experimentos foram suspensos, e existe a previsão de retorno para o segundo semestre de 2020, com protocolos adaptados à pandemia, como por exemplo: número reduzido da equipe e rodízio de pesquisadores”, explica a pesquisadora.

A leitura se tornou a principal atividade dos pesquisadores nos momentos atuais. “As leituras e produção de textos científicos intensificaram-se devido ao maior tempo livre, enquanto as aulas não voltam por completo. Atualmente, tenho dedicado cerca de 8 horas do dia para a leitura de artigos e escrita científicas”, finaliza.

Além de levar as aulas para o ambiente digital, a UFMG também desenvolveu uma aba em seu site para informar todas as ações que tem desenvolvido no período de quarentena, o que inclui o UFMG Talks, um programa para debater assunto relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Veja também: Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas

Outras instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação

Além da UFMG, há outras possibilidades de cursar pós-graduação. Abaixo, há uma lista com algumas opções de instituições parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de pós. Confira:

Além disso, o Quero Bolsa também oferece descontos de até 80% nas mensalidades, durante todo o curso. Para acessar as vagas com desconto, basta clicar no botão abaixo!

Bolsas para pós-graduação

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações