Último dia para complementar inscrição do Fies: veja passo a passo para não perder o financiamento
Prazo final da complementação do Fies termina hoje (16). Veja quem precisa fazer o procedimento, o passo a passo no Fies Seleção e as próximas etapas para garantir o financiamento estudantil em 2026.
Prazo final hoje (16/01): estudantes com inscrição postergada do Fies devem complementar os dados no sistema Fies Seleção para manter o direito ao financiamento.
Etapa obrigatória: quem não concluir a complementação dentro do prazo perde a possibilidade de contratar o Fies no primeiro semestre de 2026.
Próximos passos: após complementar, é necessário validar as informações na CPSA da faculdade e, depois, no agente financeiro para assinatura do contrato.
Termina nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o prazo para a complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026.
O procedimento é obrigatório para candidatos que tiveram a conclusão da inscrição adiada nos processos seletivos do Fies dos semestres 2025.1 ou 2025.2.
A complementação deve ser feita exclusivamente pelo sistema Fies Seleção, conforme determina o Edital nº 1/2026, publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Quem não concluir essa etapa dentro do prazo perde o direito de seguir no processo de contratação do financiamento.
Após finalizar a complementação, o estudante ainda precisará cumprir outras fases obrigatórias, como a validação dos dados na instituição de ensino e no agente financeiro.
O não cumprimento dessas etapas também inviabiliza a liberação do crédito estudantil.
Após concluir o procedimento online, o estudante deve:
Validar as informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino, a partir do dia seguinte à complementação, em até cinco dias úteis;
Apresentar a documentação exigida, de forma presencial ou digital, conforme orientações da faculdade;
Validar os dados junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação na CPSA;
Assinar o contrato de financiamento, presencialmente ou por meio digital, de acordo com a disponibilidade do banco.
As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Candidatos do Fies Social
Os estudantes pré-selecionados para vagas do Fies Social ficam dispensados da comprovação de renda familiar.
No entanto, continuam obrigados a comparecer à CPSA para validação das demais informações dentro do mesmo prazo dos outros candidatos.
Quando abre o Fies 2026.1?
As informações oficiais sobre o Fies 2026.1 ainda não foram divulgadas pelo governo federal.
No entanto, o calendário da edição anterior serve como referência para estimar as principais datas do programa.
Em 2025, as inscrições ocorreram entre 4 e 7 de fevereiro, enquanto o resultado foi divulgado em 18 de fevereiro. Já a convocação da lista de espera teve início em 25 de fevereiro de 2025.
Entre na faculdade mesmo sem o Sisu, o Prouni ou o Fies
Se você está de olho na oportunidade de estudar e entrar na faculdade ainda esse ano, saiba que os programas do governo não são a única alternativa.
Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80%, sem a necessidade de comprovar renda e ter feito o Enem. Confira: