Unesp 2025: começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição; veja datas!
Candidatos podem solicitar isenção ou redução da taxa do Vestibular Unesp 2025 até 1º de setembro. Saiba como pedir a isenção e veja todas as datas da prova
Nesta segunda-feira (2), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) deu início ao período para solicitação de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição do Vestibular Unesp 2025.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
O valor da taxa, que neste ano é de R$ 210, pode ser reduzida ou isenta para candidatos que atendem a critérios específicos, permitindo que mais estudantes tenham acesso às vagas oferecidas. Os candidatos têm entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro para solicitar a isenção ou redução pelo site da Fundação Vunesp.
Segundo o calendário oficial divulgado pela instituição, a primeira fase da Unesp 2025 ocorrerá em 15 de novembro de 2024, e a segunda fase será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 2024. Os resultados finais serão divulgados em 31 de janeiro de 2025.
Confira abaixo como pedir a isenção ou a redução de taxa na Unesp e saiba quem tem direito ao benefício!
Leia mais: Calendário Unesp 2025: veja as principais datas
+ Tem redação na primeira fase da Unesp?
Quem pode solicitar a isenção ou redução de taxa de inscrição na Unesp?
Os candidatos do vestibular Unesp 2025 que desejam solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição têm duas opções, dependendo da sua situação socioeconômica.
Isenção de taxa:
A isenção da taxa da Unesp pode ser solicitada por estudantes cadastrados no CadÚnico, que possuam renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo. Esses candidatos devem informar o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento.
Além disso, candidatos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio em escolas públicas, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou com bolsa integral em instituições privadas também podem solicitar a isenção.
Esses estudantes precisam ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e residir no Estado de São Paulo ou estar matriculados em uma instituição paulista. O resultado da solicitação será divulgado em 26 de setembro, e os pedidos aprovados garantem a inscrição automática no vestibular.
O procedimento de solicitação é semelhante ao da isenção, com o mesmo prazo de 26 de agosto a 1º de setembro. O resultado também será divulgado em 26 de setembro.
Leia mais: 8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp
+ Descubra os temas que mais caem na primeira fase da Unesp
2. Redução de 50% da taxa:
Já a redução de 50% da taxa se destina a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular que tenham renda mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados.
Ambos os pedidos devem ser feitos pelo site da Fundação Vunesp dentro do período estabelecido, garantindo que os candidatos elegíveis possam se inscrever no vestibular sem precisar pagar a taxa completa.
Por fim, a Unesp e a Vunesp ainda oferecem ainda redução de 75% da taxa para todos os candidatos de último ano do ensino médio público paulista. Neste caso, os estudantes devem solicitar a redução no site da Fundação no período de 4 de setembro a 10 de outubro.
Confira: 15 cursos mais fáceis de entrar na Unesp; veja quais são
+ O vestibular da Unesp tem leitura obrigatória? Descubra!
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
Além da Unesp, existem outras instituições de ensino superior que são bem avaliadas pelo MEC e onde é possível conseguir uma bolsa de estudos durante todo o curso!
Com a Quero Bolsa, por exemplo, você pode entrar na faculdade com bolsas de estudo de até 80%. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Clique no botão abaixo para ver as ofertas disponíveis para o curso que deseja:
Veja algumas das faculdades parceiras bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):