Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Unicamp 2023: veja a correção comentada do primeiro dia da segunda fase

Confira como foi o primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp e veja quais eram as respostas esperadas em cada questão!

Neste domingo (11) aconteceu o primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2023. 

Os candidatos responderam a prova de Língua Portuguesa e Literatura e a prova com questões interdisciplinares de Língua Inglesa e de Ciências da Natureza. Além disso, também foi o dia da redação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Unicamp 2023: temas de redação abordam racismo e porte de armas

Essa etapa é feita em dois dias consecutivos. Ou seja, no dia 12 de dezembro, na segunda-feira, acontecerá o último dia da segunda fase, no qual os vestibulandos vão encarar provas comuns a todos os candidatos e provas específicas de acordo com o curso escolhido.

segunda fase unicamp

Leia mais: Calendário Unicamp 2023
Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação do jovem aprovado no vestibular

Correção comentada da segunda fase da Unicamp 2023

Enquanto o gabarito oficial da segunda fase não é divulgado, é possível conferir a correção comentada da prova em tempo real. Confira abaixo as respostas dos professores do Curso Anglo:

Correção Unicamp 2ª fase – Primeiro dia

Comentários sobre o 1º dia de prova da segunda fase

Confira abaixo os comentários do diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim, sobre cada uma das matérias presentes no primeiro dia de prova da segunda fase da Unicamp.

Português

Segundo o diretor, em português a prova teve uma dificuldade média para difícil, com muitas questões de interpretação de texto e praticamente zero gramática tradicional. O destaque vai para a questão 6A como a mais fácil porque cobrava uma apreensão simples do sentido do texto. Já a questão 1B foi considerada a mais difícil pela complexidade das operações mentais envolvidas. 

Uma questão que merece destaque, segundo o diretor, foi a 5A, sobre aporofobia, termo que designa aversão ou rejeição aos pobres. 

“Era preciso ligar a exclusão na arquitetura com a exclusão feita por meio do discurso convencional nos textos verbais. Ou seja, a fusão de duas linguagens bem diferentes era necessária para tratar de um tema importante da atualidade como a exclusão e o preconceito contra os mais pobres“, relata. 

Literatura

O diretor afirma que a prova de literatura foi bem curta, contendo duas questões apenas, porém, muito difíceis e exigentes. Enquanto na 1ª fase foram cobrados seis livros das leituras obrigatórias, na segunda fase foram cobradas somente dois: O Ateneu, de Raul Pompeia e Tarde, do Olavo Bilac. 

“Do ateneu foi cobrado a leitura, o conhecimento do enredo da obra, já do livro de Olavo Bilac a prova cobrou um diálogo com uma letra do Caetano Veloso, unindo tradição e modernidade, e muito em linha com a perspectiva clássica da Unicamp de cobrar análise de música”, pontua. 

Inglês

Segundo o diretor, a prova de Inglês manteve as características dos últimos exames, estabelecendo dialogo entre inglês e outras disciplinas. Por exemplo, a questão 7 relacionava inglês e física e a questão 8, a mais difícil, envolvia inglês, biologia e um pouco de habilidade de percepção de contradições, que é bastante treinado em português. 

Biologia

O diretor do Curso Anglo afirmou que a prova de Biologia teve dificuldade média pra difícil e estava bem contextualizada. Enquanto a questão 9 abordava só biologia, sobre colesterol e IMC, a questão 10 foi sobre energia eólica, comparando-a com combustíveis fósseis e prejuízos que as turbinas podem trazer com base em dados de um gráfico, e poderia ser respondida utilizando conceitos de geografia e/ou biologia. 

Física 

Física teve um nível de dificuldade médio pra difícil, conforme explica o diretor. O assunto mais cobrado foi potência em duas questões: na primeira envolvendo material reciclado e vidro bruto e a potência necessária para fundir cada um e na segunda a potência total de uma usina eólica, sendo que a equação era fornecida pela questão. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Veja o caderno de prova do 1º dia da segunda fase da Unicamp 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) já divulgou o caderno de prova do primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp 2023. Confira abaixo:

Veja mais: Unicamp 2023: gabarito oficial da prova é divulgado; confira
Comvest divulga obras de leitura obrigatória para Unicamp 2024

Segunda fase continua na segunda

Na segunda-feira (12), acontece a aplicação do segundo dia da segunda fase, com mais 10 questões dissertativas, sendo seis de Matemática, duas interdisciplinares de Ciências Humanas e duas interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Além disso, o candidato também terá que responder doze questões específicas, de acordo com as opções de curso escolhidas na inscrição:

  •    Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
  • Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
  • Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações