Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação do jovem aprovado no vestibular
Planejamento, simulados e acompanhamento psicológico são alguns pontos determinantes para aprovação num curso concorrido como o de Medicina.
O Censo da Educação Superior de 2020, pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que o curso de Medicina está entre as 10 maiores graduações do país. Não à toa, esse curso está sempre liderando a lista dos mais concorridos. No último vestibular da Unicamp, a relação candidato/vaga foi de 324,7.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
A concorrência pode assustar, mas algo que ajudou João Victor Franqueira, estudante de Medicina da Unicamp, na época do vestibular era pensar que todo mundo é igual. Também vale focar no objetivo final: passar na faculdade. Até porque quando esse momento chega, a alegria e o alívio são contagiantes. “No momento da aprovação liguei para todo mundo, saí correndo, foi surreal. É um dia único que não volta mais”, relembra João Victor.
Leia mais:
+ Veja qual faculdade é mais fácil de passar em Medicina
+ Melhores faculdades de Medicina do Brasil: veja a lista com as maiores notas do MEC
Como passar em Medicina na Unicamp?
A fim de entender a preparação necessária para conquistar uma vaga em Medicina, numa universidade renomada, conversamos com João Victor Franqueira. O jovem de 21 anos está cursando o terceiro semestre da graduação de Medicina, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Após dois anos no curso pré-vestibular, João foi aprovado no curso de Medicina em várias instituições públicas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Foram 3 anos focado, estudando a mesma matéria e fazendo exercício, mas só no último ano eu percebi que não é só o estudo. É preciso também trabalhar a ansiedade, até por isso que no último ano não estudei tanto quanto nos outros, foi mais uma questão de trabalhar o temperamento e a ansiedade para o vestibular”, afirma João Victor.
6 dicas para passar em Medicina na Unicamp
Tendo em vista que a aprovação no vestibular é resultado de um conjunto de fatores, que devem ser trabalhados ao longo do ano todo, listamos algumas experiências de quem teve sucesso na preparação. Confira, abaixo, 6 dicas para passar em Medicina:
1. Investir em simulados
2. Fazer planejamentos
Se organizar, estipulando metas realistas, é outra estratégia que pode ser o diferencial na conquista de uma vaga em Medicina. De acordo com o estudante João Victor Franqueira, essa medida ajuda a manter o foco. Ele recomenda fazer o planejamento a curto prazo. Ou seja, no final de cada dia, escrever o que deve ser feito no dia seguinte, incluindo as aulas, a matéria a ser estudada e como fazer isso.
Aproveite: Plano de Estudo Enem de Boa 2022: baixe gratuitamente
3. Estudar o formato do vestibular
Cada prova tem suas peculiaridades. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, tem um formato bem diferente do vestibular da Unicamp. Assim, é preciso entender o esquema de cada prova e direcionar seus estudos para aquela especificidade. Essa é a indicação do João Victor Franqueira: focar numa prova específica, além de “pegar as provas anteriores, refazer as questões e ver como faz a redação”.
Saiba mais: Como é o vestibular da Unicamp?
4. Ter cuidado na véspera da prova
O aluno da Unicamp, João Victor, não estudava nas vésperas da prova, mas sim levava uma rotina tranquila. Até porque o que era para ser aprendido já foi; e não adianta tentar “recuperar” nos últimos instantes.
Então, nessa hora, vale descansar e se alimentar de forma saudável, para, na hora da prova, estar se sentindo disposto e bem.
Uma das práticas que funcionava com João Victor Franqueira em vésperas de provas, visando esvaziar a cabeça, era a corrida. Ele atribui isso à liberação de serotonina, mas alerta que, se o exercício se torna mais uma cobrança ao estudante, pode ser que não seja tão benéfico.
Veja mais: Cuidados com a alimentação que você deve ter antes e durante o Enem
5. Dar atenção à saúde mental
A ansiedade e o nervosismo são grandes inimigos da aprovação no vestibular. É super importante se atentar à saúde mental e se preparar psicologicamente para a prova. O estudante de medicina, João Victor, conta que vale muito a pena fazer terapia e que foi uma medida que o ajudou muito em seu último ano de curso pré-vestibular.
“Quando eu estava no segundo ano de cursinho eu já tinha recebido vários não, então o psicólogo me ajudou a saber que o que foi feito no passado ficou lá atrás e não tem que interferir no agora” – relata João Victor.
Leia também: 4 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova
6. Priorizar a resolução de questões
Quem nunca cansou de fazer inúmeros resumos com o objetivo de estudar? Porém, apesar de ser uma prática comum, o estudante de Medicina João Victor considera esse hábito superestimado. Isso porque a matéria e a teoria são muito importantes, mas se dedicar a exercícios também.
“Às vezes você sabe a matéria, o que você não sabe é um tipo de exercício, e o vestibular, infelizmente, testa se você sabe fazer aquele tipo de prova, e não somente o conhecimento”, afirma João Victor.
Confira: Veja como se preparar para o Enem 2022 e outros vestibulares no início do ano
Cursos da área da saúde com desconto
Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos na área da saúde. A plataforma oferece vagas em diversas instituições do país. São mais de 1.000 faculdades parceiras. Confira algumas bem avaliadas pelo MEC:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.