Nesta segunda-feira (24), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou todas as datas do calendário para o vestibular da Unicamp 2026.
Nesta edição, as inscrições serão abertas entre os dias 1º de agosto a 1º de setembro, devendo ser feitas totalmente online, pelo site www.comvest.unicamp.br.
A primeira fase da Unicamp 2026 será aplicada no dia 26 de outubrode 2025 e a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro. A primeira lista com os aprovados será liberada apenas no próximo ano, no dia 23 de janeiro de 2026.
A Comvest também informou as datas para solicitar isenção da taxa de inscrição, que será de R$ 221,00, e algumas mudanças específicas na prova. Confira tudo abaixo!
Prazo para solicitar a isenção da taxa da Unicamp 2026
Os candidatos que atendem aos requisitos podem solicitar isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2026 e Enem-Unicamp 2026 a partir de 12 de maio de 2025. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente online, na página da Comvest, até 6 de junho.
A documentação necessária (que constará no edital a ser liberado em breve), também deve ser enviada online nesse período. Já a lista de candidatos beneficiados com a isenção será divulgada em julho, em data ainda não informada.
Mudanças na prova da Unicamp 2026
A Comvest realizará mudanças nas provas da segunda fase do Vestibular Unicamp, reduzindo de 20 para 18 questões no total no segundo dia, que aborda as provas específicas de cada área de curso.
A redução visa tornar a prova menos exaustiva, permitindo mais tempo para a leitura das questões, segundo o diretor José Alves de Freitas Neto. Assim, a distribuição das questões do segundo dia da 2ª fase será:
Para candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 5 de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia.
Para candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 7 de Biologia e 5 de Química.
Para candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 7 de Física e 7 de Química.
As demais provas da segunda fase permanecem inalteradas:
Primeiro dia:
Prova de Redação (uma proposta de texto).
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas (6 questões).
Prova interdisciplinar com questões de inglês e Ciências da Natureza.
Segundo dia:
Prova de Matemática (6 questões para Ciências Exatas/Tecnológicas, 4 para Ciências Biológicas/Saúde e 4 para Ciências Humanas/Artes).
Prova Interdisciplinar (2 questões de Ciências Humanas).
Prova com matérias específicas dependendo do curso (explicada acima).
Além da Unicamp, diversas faculdades pelo Brasil oferecem cursos de qualidade para quem busca ingressar no ensino superior.
Com a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil, é possível entrar na faculdade com descontos de até 90% em diversas faculdades reconhecidas, tanto em cursos presenciais quanto no EaD.
Procure pelo curso que deseja abaixo e veja as bolsas: