
Unicamp 2026: pode levar apontador? Veja regras
Juliana Gottardi | 21/10/25A primeira fase do vestibular será aplicada no dia 26 de outubro, com duração de cinco horas e 72 questões de múltipla escolha
A primeira fase do vestibular será aplicada no dia 26 de outubro, com duração de cinco horas e 72 questões de múltipla escolha
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Com a primeira fase do vestibular da Unicamp 2026 marcada para o próximo domingo (26), uma dúvida comum que surge entre os candidatos é sobre os itens permitidos e proibidos na sala de prova. Um dos materiais que os estudantes ficam indecisos são os apontadores.
Leia mais: Vestibular Unicamp 2026: veja os 10 cursos mais concorridos
+ Unicamp 2026: veja as 7 engenharias mais fáceis de passar
Os candidatos que preferem usar apontadores durante a prova da Unicamp 2026 devem ficar atentos: o apontador precisa ser transparente. Segundo as orientações da Comvest, é preferível que o apontador seja de plástico, para atender a questão da transparência.
Além do apontador, outros itens são permitidos na prova:
A Comvest orienta que os candidatos evitem levar itens não permitidos, como aparelhos celulares, relógios, lapiseiras, canetas de marca-texto, bonés ou chapéus. Também é importante ressaltar que corretivos líquidos são proibidos.
A Unicamp registrou 61.698 inscritos para o Vestibular 2026. Esses candidatos irão disputar 2.530 vagas em 69 cursos de graduação, com destaque para cursos como Medicina, Arquitetura, Ciências Biológicas e Engenharia de Computação.
A primeira fase será realizada no dia 26 de outubro de 2025, com duração de cinco horas.
A prova será composta por 72 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
A orientação da Comvest é que os candidatos cheguem com antecedência, para garantir que estejam nos locais de prova às 8h (horário de Brasília). A prova será realizada em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.