Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Unicamp: fique por dentro de como efetuar a matrícula na universidade

por Marina Borges em 16/12/19

Sabemos que prestar vestibular é um grande desafio não só para os estudantes, mas também para pais e familiares, que atuam muito neste período pré-exame para que a sonhada faculdade vire uma realidade. É um sonho de muitos estudantes realizar a matrícula na Unicamp, uma das mais concorridas do país.

Fundada em 1962, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi projetada do zero como um sistema integrado de centros de pesquisa, ao contrário de outras universidades brasileiras, geralmente criadas pela consolidação das escolas e institutos anteriormente existentes. 

Seu foco em pesquisa reflete em um número expressivo: quase metade de seus estudantes são alunos de pós-graduação, a maior proporção entre todas as grandes universidades no Brasil. São 153 cursos de pós-graduação e 70 cursos de graduação oferecidos na instituição.

E, se você, vestibulando, conseguiu o tão sonhado ingresso na Unicamp ou está a espera do resultado e quer ficar por dentro de como a matrícula é realizada, confira os procedimentos necessários!

Após a publicação das listas de chamadas, todos os candidatos convocados deverão comparecer nos campi indicados para efetuar a matrícula nos respectivos cursos nas datas e horários determinados – no caso das matrículas presenciais – ou na página eletrônica da Comvest – no caso da matrícula não presencial.

Matrícula Unicamp - REVISTA QUERO
Cidade universitária da Unicamp (Foto: Renato Cesar Pereira/Photopress)

Leia mais:
+ Alunos da Unicamp participam de projetos de extensão com a comunidade
+ Alunos e pesquisadores da Unicamp criam Anima Física para ensinar disciplina por animações

Matrícula na Unicamp

A matrícula é efetuada nas Secretarias de Graduação da Unidade de Ensino nos dias e horários previstos no Calendário Escolar.

Documentos exigidos para Estudantes Brasileiros:

Os ingressantes devem apresentar cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Enem

- Histórico Escolar completo do Ensino Médio - somente para optantes do PAAIS

Depois da matrícula presencial, o ingressante precisará fazer o upload dos seguintes documentos no site da Diretoria Acadêmica (DAC), no Sistema de Gestão Acadêmica (sistema Siga - aba Documentos Aluno – Inserir documentos para ingresso Vestibular Comvest):

*No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos para Estudantes Estrangeiros:

Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso nas Secretarias de Graduação da Unidade de Ensino, deverão comparecer ao Atendimento da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

Após o comparecimento na DAC, o ingressante deverá se apresentar na Secretaria de Graduação da Unidade de Ensino com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais deste outros documentos:

- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do Enem 

O candidato que tenha concluído estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deve apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Este documento pode ser substituído por Diploma de curso superior cursado no Brasil, devidamente registrado por órgão competente.

- Histórico Escolar completo do Ensino Médio –  somente para optantes do PAAIS

Depois da matrícula presencial, o ingressante precisará fazer o upload dos seguintes documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica  (sistema Siga - aba Documentos Aluno - Inserir documentos para ingresso Vestibular Comvest):

- Certidão de nascimento ou casamento

- Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, verificar Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros

Confirmação de matrícula

A primeira chamada será divulgada dia 10 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) no dia 11 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.   

Os candidatos que já estiverem matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª chamadas, inclusive os que aguardam remanejamento, deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula em seus respectivos campi. A data desse procedimento ainda não foi informada pela Comvest. Deixar de confirmar a matrícula acarretará seu cancelamento na opção em que estiver matriculado e a perda definitiva daquela vaga.

Atenção! 

Os convocados para a matrícula na Unicamp que já estiverem matriculados em outro curso de graduação de instituição pública de ensino superior – federal, estadual ou municipal – deverão optar e confirmar sua matrícula em apenas uma instituição, pois a legislação proíbe matrícula concomitante em duas universidades públicas.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54