Universidade do Hambúrguer: conheça o centro de capacitação do McDonald’s
Você sabia que, em São Paulo, existe a Universidade do Hambúrguer, do McDonald's? Entenda que seus cursos vão muito além da cozinha, do lanche e da batata frita!
É fácil identificar o que a letra M amarelo-dourada espalhada por tantas cidades no Brasil e no mundo representa. Ao avistar o símbolo, logo vem à cabeça o hambúrguer, a batata frita, o milk shake e um palhaço Ronald McDonald. Presente em 119 países ao redor do globo, o McDonald’s é a rede de fast-food mais famosa do mundo e a marca mais lembrada quando o assunto é esse tipo de serviço.
Por outro lado, pouca gente sabe da existência da Universidade do Hambúrguer (a Hamburger University – HU), que tem campi espalhados por oito países na América, Ásia, Europa e Oceania.
A HU foi fundada em 1961 em Illinois, nos Estados Unidos pelo primeiro chapeiro e pelo primeiro diretor executivo do McDonald’s. Há 22 anos, no dia 17 de outubro de 1997, o único campus na América Latina foi inaugurado em São Paulo. De lá para cá, mais de 120 mil pessoas de todo o continente latino já participaram dos cursos e atividades educacionais da unidade.
Apesar do nome sugestivo, se engana quem pensa que a cozinha é o local principal dos cursos e os instrumentos mais utilizados dentro da faculdade são a chapa e a espátula.
Conheça a Hamburger University e entenda o seu funcionamento.
O McDonald’s é a primeira rede de restaurantes do mundo a ter um centro de treinamento global para seus funcionários. A Hamburger University é uma “universidade corporativa” – isto é, uma instituição de ensino vinculada à empresa e voltada à capacitação de seus funcionários em diversas áreas.
Localizado no Alphaville, em São Paulo, o campus brasileiro da Hamburger University forma, anualmente, mais de 1,1 mil alunos nos cursos presenciais, além de mais de 90 mil pessoas pela modalidade de ensino a distância (EaD). Por ser a única unidade latino-americana, seus cursos recebem funcionários, parceiros, franqueados e fornecedores do McDonald’s de toda América Latina.
A unidade mais antiga, fundada em 1961, é a de Oak Brook, em Chicago, nos Estados Unidos. As outras estão em Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Moscou (Rússia), Tóquio (Japão), Xangai (China) e Sydney (Austrália), totalizando oito campi no mundo, sendo a unidade de Moscou a mais recente, inaugurada em 2015.
Mas que tipo de cursos a Universidade do Hambúrguer oferece?
Os cursos da HU são voltados aos funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto nos escritórios como nos restaurantes do McDonald’s, buscando levar noção de Administração e Negócios aos trabalhadores.
Rozália Del Gaudio, diretora de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil, contou à Revista Quero que a universidade atua com quatro escolas de formação: Escola de Excelência Operacional; Escola de Liderança; Escola de Negócios e Escola de Desenvolvimento e Inovação.
“A Hamburger University tem como principal meta capacitar o jovem para seu futuro profissional, independente dele permanecer ou não na empresa”, disse a diretora. Segundo ela, o foco é levar ao aluno uma visão mais especializada dos quatro pilares dessas áreas de formação.
Ao ingressar em algum curso, o funcionário busca aprofundar seus conhecimentos técnicos e dos padrões operacionais da empresa para terem a oportunidade de crescer profissionalmente dentro da companhia.
A Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s do mundo e mantenedora da HU, conta com líderes que iniciaram no atendimento ao cliente no restaurante e agora ocupam os mais importantes cargos na direção da empresa, depois de muita capacitação. É o caso de Marcelo Rabach e Luís Raganat, respectivamente o CEO (diretor executivo) e COO (diretor de operações) da Arcos Dorados, e os presidentes divisionais da franquia, Rogério Barreira e Alejandro Yapur.
Os professores, as turmas e os cursos
Aproximadamente 70 professores dão as aulas dos cursos da HU no Brasil. Cada turma, seja presencial ou a distância, tem 30 alunos em média. Os cursos EaD possuem uma plataforma chamada McCampus, por onde os alunos acessam o sistema de aprendizagem para realizarem o curso.
“Nossa missão é transmitir os pilares que fazem da marca um sucesso”, diz Rozália. “Além disso,
[o objetivo dos cursos é] oferecer aos alunos um processo contínuo de Educação, capaz de tranformar conhecimento em resultados para o negócio e desenvolvimento pessoa”, ela afirma.Os modelos de trilhas de aprendizagem são distribuídos de acordo com os cargos e momentos dos funcionários na empresa. As integrações Institucional e Funcional são destinadas a novos funcionários com o objetivo de mostrar como a empresa funciona ou como o funcionário deve exercer sua função.
Há também os cursos obrigatórios -treinamentos que são pré-requisitos para que algumas funções sejam exercidas- e os programas de aprimoramento, oferecidos de acordo com a necessidade do negócio.
A Hamburger University disponibiliza, também, MBA’s na área de negócios em parceria com algumas das principais instituições do país, como a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA USP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Senac.
Nada de hambúrguer na Universidade do Hambúrguer?
Não! Apesar do nome, não há cursos de cozinha na Hamburger University. No entanto, o Centro de Nutrição do McDonald’s está localizado no campus em São Paulo.
Segundo Rozália, o espaço “tem o objetivo de centralizar e embasar todas as informações nutricionais sobre os produtos da rede, formar uma rede de nutricionistas, dar respaldo ao desenvolvimento de produtos e guias de nutrição e tabelas nutricionais, educar os públicos interno e externo sobre os alimentos e refeições oferecidos pela empresa e manter um canal direto de comunicação com mães, médicos e especialistas em nutrição”.
Ações e cursos abertos ao público
Mesmo com seus cursos voltados aos profissionais de diferentes setores da empresa, a Universidade do Hambúrguer conta com momentos em que a o público exterior também tem participação. É o caso do programa Open Day, que busca apresentar a estrutura da universidade. “Todo mês, o campus abre as portas para receber diferentes empresas para compartilhar e trazer as melhores práticas na área de Recursos Humanos”, conta Rozália.
A instituição também conta com uma agenda de ciclos de palestras, que apresentam diversos tópicos alinhados às escolas de aprendizagem e objetivos do negócio do McDonald’s, com público público de acordo com o tema abordado.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.