Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é destaque em avaliação do MEC
Conheça a UFSB, saiba onde ficam seus campus, como é a formação oferecida e o modo de ingresso. Veja também como é calculado o IGC
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi fundada em 2014, após 4 anos de planejamento e discussão sobre a localização dos campus, segundo o site institucional da universidade. Além disso, a UFSB é referência em qualidade no Ensino Superior.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Isso porque a UFSB recebeu nota 5, que é a nota máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019. Para chegar a esse valor, o MEC pondera as notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino.
Leia mais
+ 50 melhores faculdades do Brasil, segundo o MEC
+ Confira 10 profissões em alta, segundo o Censo da Educação Superior
Conheça a UFSB
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi credenciada no MEC em 2013 e começou a oferecer aulas em 2014. Uma das características mais marcantes da instituição de ensino é o modelo de formação. Isso porque a UFSB adota uma formação interdisciplinar, dividida em dois ciclos.
De acordo com o site da universidade, no primeiro ciclo, há oferta de disciplinas interdisciplinares, enquanto no segundo, de disciplinas mais específicas para a formação escolhida. Além disso, os Bacharelados Interdisciplinares têm duração mínima de 3 anos, já as Licenciaturas Interdisciplinares, de 3 anos e 4 meses. A UFSB contém 3 campus, são eles:
1. Campus Paulo Freire, localizado em Teixeira de Freitas (BA)
2. Campus Jorge Amado, localizado em Itabuna (BA)
3. Campus Sosígenes Costa, localizado em Porto Seguro (BA)
Como ingressar na UFSB
Atualmente, o principal modo de ingresso na UFSB é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para isso, os candidatos precisam se inscrever e realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O que é o IGC?
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador que aponta a qualidade geral dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) de uma instituição de ensino, em uma escala de 1 a 5. As instituições avaliadas com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.
Já as de nota 3 são consideradas medianas. As instituições com notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e ficam impedidas de expandir o ensino ofertado, isto é, não podem inaugurar novos campi, abrir novos cursos ou ampliar o número de vagas oferecidas.
Como é calculado o IGC do MEC?
Como vimos, o IGC é estabelecido a partir de uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de uma instituição de ensino. Para isso, são contabilizadas a média do conceito preliminar de curso (CPC), a média de avaliação CAPES dos programas de mestrado e de doutorado, além da distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação.
Além disso, a nota do IGC refere-se a um período de três anos e considera também os resultados do Enade no período avaliado.
+ Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
Faculdades reconhecidas pelo MEC com bolsas de estudo
Além da UFSB, existem outras opções de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode estudar cursos de diferentes áreas do conhecimento. Confira, abaixo, uma lista de faculdades com cursos presenciais e a distância com bolsas de estudo de até 80%.