Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Confira 10 profissões em alta, segundo o Censo da Educação Superior

Na lista de número de alunos matriculados do Censo 2020. Enfermagem, Psicologia e Engenharia Civil estão presentes no levantamento do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Censo da Educação Superior 2020, no último mês de fevereiro. Um dos dados apontados na pesquisa do órgão governamental foi os 10 cursos com o maior número de alunos matriculados no ano da pesquisa. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Sentadas ao redor de uma mesa, um grupo de pessoas realiza reunião sobre assuntos profissionais.
A lista de 10 cursos é baseada no número de alunos matriculados, em 2020, de acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep.

Pensando no top 10 de cursos do levantamento do Inep, a Revista Quero publica nesta quinta-feira (31/03) uma lista de profissões que são contempladas nos cursos divulgados no ranking do órgão educacional. Além disso, você poderá conferir o número de matriculados e a profissão correlata ao curso na classificação da entidade. 

Antes de você iniciar o texto, confira a publicação sobre profissões que foi veiculada na semana passada com o tema de 10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos. Boa leitura! 

1- Pedagogia (816.427) – Pedagogo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O pedagogo é especialista em Educação e procura compreender as questões sociais relacionadas ao aluno, associando a realidade do estudante. Dessa forma, o profissional contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade. 

De acordo com a página da

[“>profissão, além do ambiente escolar, o pedagogo também pode exercer suas atividades em empresas privadas, indústrias de brinquedos, meios de comunicação, órgãos públicos, hospitais e clínicas de saúde infantil, orfanatos, creches, ONGs e no terceiro setor.

Para conferir as oportunidades de bolsas de estudo em Pedagogia, veja as possibilidades no site da Quero Bolsa.

2- Direito (759.361) – Advogado

O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais de sua atuação. O advogado precisa ter um bom conhecimento das leis e desenvolver argumentos convincentes em sua atuação.

Após a formação acadêmica, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização e estar apto para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros. 

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões 

3- Administração (626.813) – Administrador 

O planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa são alguns dos afazeres do administrador. Este profissional atua no planejamento das metas e objetivos a serem alcançados, além da coordenação das ações para que os planos sejam realizados. Existe a possibilidade do profissional trabalhar no gerenciamento dos resultados dessas atividades.
A página da profissão define o administrador como aquele que lida com as questões financeiras e com as pessoas que trabalham na empresa, tendo o papel de liderá-las rumo aos propósitos e projetos estabelecidos previamente. 
Gostou? Então não deixe de conferir as oportunidades de bolsas de estudo em Administração na Quero Bolsa. 

4- Contabilidade (351.194) – Contador

O contador é o profissional que cuida da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. As suas responsabilidades incluem o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros. Itens necessários para uma boa administração e de análise/execução dos trâmites burocráticos que as leis exigem.

O curso possui graduação de aproximadamente quatro anos, que pode ser realizado em formato presencial ou com a modalidade de educação a distância (EaD). No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Ciências Contábeis.

5- Enfermagem (334.779) – Enfermeiro

O enfermeiro é o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente. A página da profissão define o profissional como apto para realizar exames, aplicar injeções, administrar remédios prescritos, fazer curativos e a triagem de casos. Além disso, o enfermeiro também poderá, por exemplo, organizar prontuários, zelar pela organização e limpeza do ambiente hospitalar

Se você tem interesse nesta área da saúde, saiba que bolsas de estudo em Enfermagem – graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres – estão presentes no site da Quero Bolsa. Escolha o período de tempo ideal para você, as características do curso que favorecem o seu estudo e aproveite os descontos da QB!

6- Psicologia (275.771) – Psicólogo 

O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo. Além disso, o profissional ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida. A partir de análises, este profissional identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. 

Se você sabe que a Psicologia foi feita para você, mas quer saber quais são as demais oportunidades na área, confira todos os detalhes e diretrizes sobre as especializações. Por exemplo, as atuações como Psicólogo Social, Psicólogo Organizacional e Psicólogo do Esporte estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Não deixe de conferir!

Leia também: 10 profissões em alta para trabalhar com Esportes

7- Engenharia civil (234.333) – Engenheiro civil 

Dentre as ações do Engenheiro Civil, o profissional atuará com análise de dados, comparação de projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.

Se você quer conhecer quais são os possíveis conteúdos e disciplinas durante a formação acadêmica deste profissional, veja a grade curricular de Engenharia Civil no site da Quero Bolsa. Além disso, a QB também disponibiliza informações sobre a média salarial dos profissionais da área. A página de salários pode te auxiliar em dúvidas sobre remuneração média no país e a maior média salarial dentre os estados. 

8- Educação física (231.508) – Profissional de educação física

O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. 

O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: academias, hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas.

Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Educação Física, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa. 

9- Sistemas de informação (209.182) – Analista de sistemas

O curso de Sistemas de Informação habilita profissionais para administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização. No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

O curso possui duração média entre 5 anos (10 semestres) aos estudantes. Você encontra todos os tipos de formação para o curso de Sistemas de Informação no site da Quero Bolsa: bacharelado, licenciatura, tecnólogo e pós-graduação.

10- Medicina (204.279) – Médico 

O curso de Medicina é um bacharelado com duração média de 5 anos (10 semestres) e carga horária mínima de 7.200 horas. Vale destacar que há necessidade de estágio (residência) para o graduando em Medicina de, no mínimo, 2.520 horas. De acordo com a página do curso, o médico poderá trabalhar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos.

Após a conclusão do curso, o profissional deverá se inscrever no Conselho Regional de Medicina (CRM) da Unidade Federativa (UF) de sua atuação. A entidade possui atribuições de regulamentação, supervisão e proposição de atos disciplinares, quando cabíveis.

Por fim, não deixe de conferir a página de salários da Quero Bolsa para informações sobre média salarial no país, a maior remuneração média em um estado e os salários médios das especialidades de Medicina. 

Veja também: 
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações