logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Confira 10 profissões em alta, segundo o Censo da Educação Superior

por João Vitor Marcondes em 01/04/22

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Censo da Educação Superior 2020, no último mês de fevereiro. Um dos dados apontados na pesquisa do órgão governamental foi os 10 cursos com o maior número de alunos matriculados no ano da pesquisa. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Sentadas ao redor de uma mesa, um grupo de pessoas realiza reunião sobre assuntos profissionais.
A lista de 10 cursos é baseada no número de alunos matriculados, em 2020, de acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep.

Pensando no top 10 de cursos do levantamento do Inep, a Revista Quero publica nesta quinta-feira (31/03) uma lista de profissões que são contempladas nos cursos divulgados no ranking do órgão educacional. Além disso, você poderá conferir o número de matriculados e a profissão correlata ao curso na classificação da entidade. 

Antes de você iniciar o texto, confira a publicação sobre profissões que foi veiculada na semana passada com o tema de 10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos. Boa leitura! 

1- Pedagogia (816.427) - Pedagogo

O pedagogo é especialista em Educação e procura compreender as questões sociais relacionadas ao aluno, associando a realidade do estudante. Dessa forma, o profissional contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade. 

De acordo com a página da profissão, além do ambiente escolar, o pedagogo também pode exercer suas atividades em empresas privadas, indústrias de brinquedos, meios de comunicação, órgãos públicos, hospitais e clínicas de saúde infantil, orfanatos, creches, ONGs e no terceiro setor.

Para conferir as oportunidades de bolsas de estudo em Pedagogia, veja as possibilidades no site da Quero Bolsa.

2- Direito (759.361) - Advogado

O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais de sua atuação. O advogado precisa ter um bom conhecimento das leis e desenvolver argumentos convincentes em sua atuação.

Após a formação acadêmica, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização e estar apto para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros. 

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

3- Administração (626.813) - Administrador 

O planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa são alguns dos afazeres do administrador. Este profissional atua no planejamento das metas e objetivos a serem alcançados, além da coordenação das ações para que os planos sejam realizados. Existe a possibilidade do profissional trabalhar no gerenciamento dos resultados dessas atividades.
A página da profissão define o administrador como aquele que lida com as questões financeiras e com as pessoas que trabalham na empresa, tendo o papel de liderá-las rumo aos propósitos e projetos estabelecidos previamente. 
Gostou? Então não deixe de conferir as oportunidades de bolsas de estudo em Administração na Quero Bolsa. 

4- Contabilidade (351.194) - Contador

O contador é o profissional que cuida da organização financeira das pessoas, empresas e instituições. As suas responsabilidades incluem o controle das entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços e demais dados financeiros. Itens necessários para uma boa administração e de análise/execução dos trâmites burocráticos que as leis exigem.

O curso possui graduação de aproximadamente quatro anos, que pode ser realizado em formato presencial ou com a modalidade de educação a distância (EaD). No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Ciências Contábeis.

5- Enfermagem (334.779) - Enfermeiro

O enfermeiro é o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais próximo ao paciente. A página da profissão define o profissional como apto para realizar exames, aplicar injeções, administrar remédios prescritos, fazer curativos e a triagem de casos. Além disso, o enfermeiro também poderá, por exemplo, organizar prontuários, zelar pela organização e limpeza do ambiente hospitalar

Se você tem interesse nesta área da saúde, saiba que bolsas de estudo em Enfermagem - graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres - estão presentes no site da Quero Bolsa. Escolha o período de tempo ideal para você, as características do curso que favorecem o seu estudo e aproveite os descontos da QB!

6- Psicologia (275.771) - Psicólogo 

O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo. Além disso, o profissional ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida. A partir de análises, este profissional identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. 

Se você sabe que a Psicologia foi feita para você, mas quer saber quais são as demais oportunidades na área, confira todos os detalhes e diretrizes sobre as especializações. Por exemplo, as atuações como Psicólogo Social, Psicólogo Organizacional e Psicólogo do Esporte estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Não deixe de conferir!

7- Engenharia civil (234.333) - Engenheiro civil 

Dentre as ações do Engenheiro Civil, o profissional atuará com análise de dados, comparação de projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.

Se você quer conhecer quais são os possíveis conteúdos e disciplinas durante a formação acadêmica deste profissional, veja a grade curricular de Engenharia Civil no site da Quero Bolsa. Além disso, a QB também disponibiliza informações sobre a média salarial dos profissionais da área. A página de salários pode te auxiliar em dúvidas sobre remuneração média no país e a maior média salarial dentre os estados. 

8- Educação física (231.508) - Profissional de educação física

O profissional formado em Educação Física está apto ao trabalho educativo, tanto para os alunos do ensino fundamental e médio, quanto para lecionar em instituições de ensino superior. 

O curso de bacharelado habilita o profissional ao trabalho em diversas áreas: academias, hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras. Por outro lado, o diploma de licenciatura é necessário para lecionar em escolas.

Se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Educação Física, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa. 

9- Sistemas de informação (209.182) - Analista de sistemas

O curso de Sistemas de Informação habilita profissionais para administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização. No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

O curso possui duração média entre 5 anos (10 semestres) aos estudantes. Você encontra todos os tipos de formação para o curso de Sistemas de Informação no site da Quero Bolsa: bacharelado, licenciatura, tecnólogo e pós-graduação.

10- Medicina (204.279) - Médico 

O curso de Medicina é um bacharelado com duração média de 5 anos (10 semestres) e carga horária mínima de 7.200 horas. Vale destacar que há necessidade de estágio (residência) para o graduando em Medicina de, no mínimo, 2.520 horas. De acordo com a página do curso, o médico poderá trabalhar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos.


Após a conclusão do curso, o profissional deverá se inscrever no Conselho Regional de Medicina (CRM) da Unidade Federativa (UF) de sua atuação. A entidade possui atribuições de regulamentação, supervisão e proposição de atos disciplinares, quando cabíveis.


Por fim, não deixe de conferir a página de salários da Quero Bolsa para informações sobre média salarial no país, a maior remuneração média em um estado e os salários médios das especialidades de Medicina. 

Veja também: 
10 profissões que estão em alta na área de Engenharia
10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54