logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Universidades oferecem serviço de atendimento psicológico gratuito

por Mathias Sallit em 23/11/20

Atualizado em 20 de janeiro de 2023

Desde o início da pandemia, o coronavírus impacta de diversas formas na sociedade. Na saúde mental, esse impacto foi muito percebido e as pessoas passaram a, cada vez mais, buscar ajuda psicológica para lidar com as diferentes questões que surgiram ou se intensificaram nesse período.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Muitas universidades brasileiras contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos das faculdades de Psicologia. Durante a pandemia, a maioria disponibilizou o serviço de forma online, para respeitar o isolamento social e reduzir os riscos de contágio.

atendimento psicológico gratuito

Quando se fala em saúde mental, também existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser contatado por meio de um chat ou do número 188. 

Com isso, o atendimento foi ampliado para diversos públicos que buscavam acompanhamento terapêutico. Confira uma lista com algumas universidades que contam com essas atividades voltadas à saúde mental da comunidade acadêmica e da população em geral.

Leia também: Saúde Mental: 6 aplicativos para ajudar estudantes com ansiedade e outros transtornos
Teste Vocacional de Psicologia

Universidades que oferecem atendimento psicológico gratuito

Unime Salvador

A Clínica-escola de Psicologia da Unime Salvador conta com atendimentos online e gratuitos realizado por alunos do último ano do curso da faculdade, sob supervisão de psicólogos. Os horários são previamente agendados pelo e-mail [email protected] e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, virtualmente.

Estácio de Sá

Em diversas unidades do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá oferece atendimento psicológico gratuito, que segue online devido à pandemia. As unidades que oferecem os serviços são Norte Shopping, Ilha do Governador, Niterói e Barra da Tijuca, e o contato é feito em cada uma delas. A Estácio do Ceará também conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para atendimentos.

Centro Universitário São Camilo

Centro Universitário São Camilo conta com o Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico, que oferece o atendimento psicológico gratuito para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Mais informações e agendamento de consultas podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3355-3929, às segundas-feiras, entre 8h e 12h.

Universidade de São Paulo (USP)

O Instituto de Psicologia (IP) da USP possui diversos serviços de atendimento e práticas psicológicas públicos e gratuitos, oferecidos à comunidade USP e ao público geral residentes no entorno da universidade. A comunidade acadêmica pode preencher o formulário de inscrição para agendamentos, enquanto todos os serviços podem ser acessados na página de atendimento do IP.

Coletivos Saúde Mental - USP, UnB e UPF

Dedicado a pessoas com 60 anos ou mais e a profissionais da área da saúde, o Coletivos Saúde Mental é uma parceria entre pesquisadores de três universidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Além do atendimento psicológico, o grupo realiza uma pesquisa que visa analisar como esse serviço remoto contribui para idosos e profissionais de saúde. Mais informações são encontradas no site do Coletivos Saúde Mental.

PUC-Campinas

Alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) fazem acolhimentos e plantões psicológicos online para diversos públicos, voltado para questões emocionais imediatas do indivíduo. Supervisionado pelos professores, o acolhimento acontece por Skype, às terças-feiras, das 14h às 18h, às quartas e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 17h às 21h, exceto em feriados. O contato no Skype é [email protected], e mais informações podem ser consultadas pelos telefones (19) 97166-5474 e (19) 3343-6846.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diversos atendimentos, como orientação profissional e acolhimento psicológico, são disponibilizados pelo Serviço-Escola de Psicologia do Mackenzie, que conta com atividades remotas durante a pandemia. Os horários para atendimento telefônico durante a quarentena é de 2ª à 6ª feira das 09:00 às 16:00. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Universidade Paulista (Unip)

A Universidade Paulista (Unip) conta com os Centros de Psicologia Aplicada (CPAs), que oferecem gratuitamente seis modalidades atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. Para informações de cada unidade, acesse o site dos CPAs da Unip.

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Com a pandemia, a Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passou a oferecer de forma virtual atendimento voltado à população, não apenas à comunidade acadêmica. O agendamento pode ser feito por e-mail ou pelo telefone diretamente com profissionais que atuam no projeto.

Universidade Cruzeiro do Sul

A faculdade Cruzeiro do Sul possui o Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP). O grupo de atendimento é composto por psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistentes sociais que atuam em conjunto nas seguintes áreas: educação, habitação, saúde, saúde, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades.

Os atendimentos são realizados no campus São Miguel, Anália Franco e Liberdade de segunda a sexta das 10h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h.

Veja mais:
Coronavírus: 7 dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena
7 dicas de como cuidar da sua saúde mental na faculdade

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54