Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Universidades oferecem serviço de atendimento psicológico gratuito

Atendimento psicológico gratuito é uma atividade muito comum nas faculdades. Confira algumas instituições que oferecem esse serviço

Atualizado em 20 de janeiro de 2023

Desde o início da pandemia, o coronavírus impacta de diversas formas na sociedade. Na saúde mental, esse impacto foi muito percebido e as pessoas passaram a, cada vez mais, buscar ajuda psicológica para lidar com as diferentes questões que surgiram ou se intensificaram nesse período.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Muitas universidades brasileiras contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos das faculdades de Psicologia. Durante a pandemia, a maioria disponibilizou o serviço de forma online, para respeitar o isolamento social e reduzir os riscos de contágio.

atendimento psicológico gratuito

Quando se fala em saúde mental, também existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser contatado por meio de um chat ou do número 188.

Com isso, o atendimento foi ampliado para diversos públicos que buscavam acompanhamento terapêutico. Confira uma lista com algumas universidades que contam com essas atividades voltadas à saúde mental da comunidade acadêmica e da população em geral.

Leia também: Saúde Mental: 6 aplicativos para ajudar estudantes com ansiedade e outros transtornos
Teste Vocacional de Psicologia

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Universidades que oferecem atendimento psicológico gratuito

Unime Salvador

A Clínica-escola de Psicologia da Unime Salvador conta com atendimentos online e gratuitos realizado por alunos do último ano do curso da faculdade, sob supervisão de psicólogos. Os horários são previamente agendados pelo e-mail servicopsiunime@hotmail.com e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, virtualmente.

Estácio de Sá

Em diversas unidades do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá oferece atendimento psicológico gratuito, que segue online devido à pandemia. As unidades que oferecem os serviços são Norte Shopping, Ilha do Governador, Niterói e Barra da Tijuca, e o contato é feito em cada uma delas. A Estácio do Ceará também conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para atendimentos.

Centro Universitário São Camilo

Centro Universitário São Camilo conta com o Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico, que oferece o atendimento psicológico gratuito para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Mais informações e agendamento de consultas podem ser feitos pelo e-mail agendamento.psicologia@saocamilo-sp.br ou pelo telefone (11) 3355-3929, às segundas-feiras, entre 8h e 12h.

Universidade de São Paulo (USP)

O Instituto de Psicologia (IP) da USP possui diversos serviços de atendimento e práticas psicológicas públicos e gratuitos, oferecidos à comunidade USP e ao público geral residentes no entorno da universidade. A comunidade acadêmica pode preencher o formulário de inscrição para agendamentos, enquanto todos os serviços podem ser acessados na página de atendimento do IP.

Coletivos Saúde Mental – USP, UnB e UPF

Dedicado a pessoas com 60 anos ou mais e a profissionais da área da saúde, o Coletivos Saúde Mental é uma parceria entre pesquisadores de três universidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Além do atendimento psicológico, o grupo realiza uma pesquisa que visa analisar como esse serviço remoto contribui para idosos e profissionais de saúde. Mais informações são encontradas no site do Coletivos Saúde Mental.

PUC-Campinas

Alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) fazem acolhimentos e plantões psicológicos online para diversos públicos, voltado para questões emocionais imediatas do indivíduo. Supervisionado pelos professores, o acolhimento acontece por Skype, às terças-feiras, das 14h às 18h, às quartas e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 17h às 21h, exceto em feriados. O contato no Skype é plantaopsicopuccampinas@gmail.com, e mais informações podem ser consultadas pelos telefones (19) 97166-5474 e (19) 3343-6846.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diversos atendimentos, como orientação profissional e acolhimento psicológico, são disponibilizados pelo Serviço-Escola de Psicologia do Mackenzie, que conta com atividades remotas durante a pandemia. Os horários para atendimento telefônico durante a quarentena é de 2ª à 6ª feira das 09:00 às 16:00. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br.

Universidade Paulista (Unip)

A Universidade Paulista (Unip) conta com os Centros de Psicologia Aplicada (CPAs), que oferecem gratuitamente seis modalidades atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. Para informações de cada unidade, acesse o site dos CPAs da Unip.

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Com a pandemia, a Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passou a oferecer de forma virtual atendimento voltado à população, não apenas à comunidade acadêmica. O agendamento pode ser feito por e-mail ou pelo telefone diretamente com profissionais que atuam no projeto.

Universidade Cruzeiro do Sul

A faculdade Cruzeiro do Sul possui o Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP). O grupo de atendimento é composto por psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistentes sociais que atuam em conjunto nas seguintes áreas: educação, habitação, saúde, saúde, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades.

Os atendimentos são realizados no campus São Miguel, Anália Franco e Liberdade de segunda a sexta das 10h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h.

Veja mais:
Coronavírus: 7 dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena
7 dicas de como cuidar da sua saúde mental na faculdade

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações