Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Universidades oferecem serviço de atendimento psicológico gratuito

por Mathias Sallit em 23/11/20

Desde o início da pandemia, o coronavírus reflete de diversas formas na sociedade. Na saúde mental, esse impacto foi muito percebido e as pessoas passaram a, cada vez mais, buscar ajuda psicológica para lidar com as diferentes questões que surgiram ou se intensificaram nesse período.

Muitas universidades brasileiras contam com atendimentos psicológicos gratuitos como uma atividade de extensão para os cursos das faculdades de Psicologia. Durante a pandemia, a maioria disponibilizou o serviço de forma online, para respeitar o isolamento social e reduzir os riscos de contágio da Covid-19.

Foto: Freepik/Reprodução
atendimento psicológico gratuito
Faculdades de Psicologia de todo o Brasil oferecem serviço de atendimento psicológico gratuito

Com isso, o atendimento foi ampliado para diversos públicos que buscavam acompanhamento terapêutico. Confira uma lista com algumas universidades que contam com essas atividades voltadas à saúde mental da comunidade acadêmica e da população em geral.

Leia também: Saúde Mental: 6 aplicativos para ajudar estudantes com ansiedade e outros transtornos

Unime Salvador

A Clínica-escola de Psicologia da Unime Salvador conta com atendimentos online e gratuitos realizado por alunos do último ano do curso da faculdade, sob supervisão de psicólogos. Os horários são previamente agendados pelo e-mail servicopsiunime@hotmail.com e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, virtualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Estácio de Sá

Em diversas unidades do Rio de Janeiro, a Universidade Estácio de Sá oferece atendimento psicológico gratuito, que segue online devido à pandemia. As unidades que oferecem os serviços são Norte Shopping, Ilha do Governador, Niterói e Barra da Tijuca, e o contato é feito em cada uma delas. A Estácio do Ceará também conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para atendimentos.

Centro Universitário São Camilo

Centro Universitário São Camilo conta com o Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico, que oferece o atendimento psicológico gratuito para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mais informações e agendamento de consultas podem ser feitos pelo e-mail agendamento.psicologia@saocamilo-sp.br ou pelo telefone (11) 3355-3929, às segundas-feiras, entre 8h e 12h.

Universidade de São Paulo (USP)

O Instituto de Psicologia (IP) da USP possui diversos serviços de atendimento e práticas psicológicas públicos e gratuitos, oferecidos à comunidade USP e ao público geral residentes no entorno da universidade. A comunidade acadêmica pode preencher o formulário de inscrição para agendamentos, enquanto todos os serviços podem ser acessados na página de atendimento do IP.

Coletivos Saúde Mental - USP, UnB e UPF

Dedicado a pessoas com 60 anos ou mais e a profissionais da área da saúde, o Coletivos Saúde Mental é uma parceria entre pesquisadores de três universidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Além do atendimento psicológico, o grupo realiza uma pesquisa que visa analisar como esse serviço remoto contribui para idosos e profissionais de saúde. Mais informações são encontradas no site do Coletivos Saúde Mental.

PUC-Campinas

Alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) fazem acolhimentos e plantões psicológicos online para diversos públicos, voltado para questões emocionais imediatas do indivíduo. Supervisionado pelos professores, o acolhimento acontece por Skype, às terças-feiras, das 14h às 18h, às quartas e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 17h às 21h, exceto em feriados. O contato no Skype é plantaopsicopuccampinas@gmail.com, e mais informações podem ser consultadas pelos telefones (19) 97166-5474 e (19) 3343-6846.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diversos atendimentos, como orientação profissional e acolhimento psicológico, são disponibilizados pelo Serviço-Escola de Psicologia do Mackenzie, que conta com atividades remotas durante a pandemia. Os horários para atendimento telefônico durante a quarentena é de 2ª à 6ª feira das 09:00 às 16:00. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br.

Universidade Paulista (Unip)

A Universidade Paulista (Unip) conta com os Centros de Psicologia Aplicada (CPAs), que oferecem gratuitamente seis modalidades atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. Para informações de cada unidade, acesse o site dos CPAs da Unip.

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Com a pandemia, a Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passou a oferecer de forma virtual atendimento voltado à população, não apenas à comunidade acadêmica. O agendamento pode ser feito por e-mail ou pelo telefone diretamente com profissionais que atuam no projeto.

Veja mais:
Coronavírus: 7 dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena
7 dicas de como cuidar da sua saúde mental na faculdade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conhece mais universidades que contam com esse tipo de serviço? Conte para a gente nos comentários abaixo que incluiremos na lista!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54