Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Saúde Mental: 6 aplicativos para ajudar estudantes com ansiedade e outros transtornos

por Mathias Sallit em 10/10/19 730 visualizações

O Dia Internacional da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro em todo o mundo. A data foi criada pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992 para colocar em evidência a necessidade do assunto ser tratado com mais frequência pela população e deixe de ser um tabu, como é por muitas vezes.

São vários os transtornos mentais que frequentemente atingem diversas camadas da população. Alguns dos mais comuns são ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros distúrbios que afetam uma parcela grande das pessoas.

saude mental

Estudantes podem ter o seu desempenho prejudicado caso alguma dessas questões interfiram na saúde mental, uma vez que a rotina universitária é corrida e exige bastante dos alunos. Por isso, é importante sempre estar atento aos sinais de estresse que podem indicar algum problema e buscar prevenir para que não avancem e afetem a saúde mental.

Saiba mais:
+ Saiba como lidar com a ansiedade pré-Enem e vestibulares
+ Ansiedade: o que é, sintomas e como tratar

Por isso, essa lista de aplicativos podem ser úteis para quem quer cuidar da saúde mental e melhorar o bem-estar, seja na hora de escolher uma profissão ou prestar o vestibular, durante a faculdade ou depois de se formar.

Mas atenção! É sempre importante ressaltar que os aplicativos NÃO substituem tratamentos realizados por profissionais especializados na área. Por isso, se você está com alguma dificuldade, deve buscar acompanhamento profissional que irá te ajudar a manter uma saúde mental plena.

Leia também:
+ Ansiedade e depressão afetam estudantes de Medicina
+ Dicas para fazer o Enem: como controlar a ansiedade

Querida Ansiedade

saúde mental querida ansiedade

O aplicativo criado pela psicóloga Camila Wolf ajuda os ansiosos a conseguir lidar com a ansiedade de diversas maneiras, sem prometer cura, mas ajudando no cotidiano a controlar o problema. O app possui a página "Como utilizar o App", onde a psicóloga explica todos os pontos sobre o funcionamento do aplicativo e pontos para entender melhor a ansiedade. O Querida Ansiedade conta com vídeos, espaço para escrever sobre o estado emocional e exercícios que podem ajudar o dia a dia, como meditação.

Querida Ansiedade está disponível para Android e iOS.

ADDS

saude mental adds

O Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio (ADDS) foi desenvolvido pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ADDS busca diagnosticar a depressão e definir risco de suicídio, mas lembra que não substitui julgamento clínico.

ADDS está disponível para Android e iOS.

Be Okay

saude mental be okay

Uma ferramenta simples que pode ajudar muitos durante algumas situações do dia. O Be Okay traz uma função para que o usuário controle sua respiração e passe por algum momento de ansiedade. Outros recursos, como fotos reconfortantes e botão para ligação para alguém que possa ajudar, estão disponíveis no aplicativo.

Be Okay está disponível para Android e iOS.

Sanvello

saude mental sanvello

O Sanvello acompanha a rotina do usuário, o humor durante o dia, a qualidade do sono e a frequência de atividades físicas realizadas. Ele conta com aulas de meditação para momentos rápidos no meio do dia. O app é disponível em inglês.

Sanvello está disponível para Android e iOS.

Spiritual Me: Meditação

saude mental spiritual me

O Spiritual Me ajuda a relaxar e orienta meditações para dar energia na rotina. Conta com fases de progresso na rotina e ainda tem acesso a livros que tratam sobre espiritualidade, com o Alcorão e o Tao Te Ching, de Lao Tzu.

Spiritual Me está disponível para Android e iOS.

Cingulo

saude mental cingulo

O Cingulo é um aplicativo de terapia guiada que busca ajudar no cuidado com saúde mental e emocional. Ele realiza testes de personalidade que traçam o perfil do usuário, apresenta técnicas de autocontrole e autoconhecimento e exercícios para incluir na rotina. O aplicativo conta com funções pagas.

Cíngulo está disponível para Android e iOS.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54