Quais são os problemas logísticos que permitem a reaplicação?
O edital prevê a reaplicação para candidatos que enfrentaram problemas logísticos graves, tais como desastres naturais, falta de energia que impossibilite a realização da prova, ou erros no procedimento de aplicação que prejudiquem significativamente o participante.
Esses casos são avaliados individualmente, e o candidato deve apresentar evidências para que o Inep analise o ocorrido e decida sobre a concessão da reaplicação.
Saiba mais: Enem 2024: que horas termina o 2º dia de provas?
+ Pode levar calculadora no Enem?
Quais doenças garantem o direito à reaplicação?
O Inep também permite a reaplicação para candidatos diagnosticados com doenças infectocontagiosas como tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, influenza, entre outras listadas no edital.
O participante deve anexar um laudo médico comprobatório ao solicitar a reaplicação, assegurando que não colocará em risco a saúde de outros candidatos e aplicadores de prova.
+ Quando sai a nota do Enem 2024?
+ Como pedir a reaplicação do Enem 2024?
Para os participantes que não compareceram ao primeiro dia e não se enquadram nas regras de reaplicação, a presença no segundo dia terá valor apenas de autoavaliação.
Dessa forma, as notas obtidas nas provas de Ciências da Natureza e Matemática serão divulgadas no boletim individual, mas não poderão ser usadas em processos seletivos que exijam a nota integral do exame, como Sisu, Prouni e Fies.
Gabarito do segundo dia do Enem 2024
A Quero Bolsa, em parceria com o Curso Anglo, disponibiliza o gabarito extraoficial do Enem 2024, com correção em tempo real pelos professores assim que o caderno de questões for liberado.
Confira suas respostas logo após o exame acessando abaixo: