Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Vai pedir reaplicação do Enem 2024? Saiba porque é obrigatório ir no 2º dia

Vai pedir reaplicação do Enem 2024? Saiba porque é obrigatório comparecer ao 2º dia para garantir seu direito.

O segundo dia de aplicação Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontece neste domingo, 10 de novembro, e, para aqueles que não foram no 1º dia e planejam pedir a reaplicação, o Inep informa que é fundamental comparecer ao segundo dia da prova.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Neste segundo dia, os participantes enfrentam as provas de Ciências da Natureza e Matemática, um total de 90 questões, com início às 13h30 e encerramento às 18h30, no horário de Brasília. No segundo dia de Enem, não há redação.

O Inep reitera que qualquer ausência pode resultar em perda do direito à reaplicação, exceto nos casos previstos no edital. Entenda abaixo porque garantir sua presença no segundo dia e como solicitar a reaplicação, se necessário!

Logo do Enem com elemento gráfico de jovem estudante ao lado com feição de dúvida, embaixo, frase é obrigatório ir no segundo dia?

Veja: Segundo dia do Enem é no mesmo lugar?

+ Fez o Enem 2024? Saiba como conseguir batata ou cebola fritas de graça no Burger King

Por que é obrigatório comparecer no 2º dia para solicitar a reaplicação?

Mesmo que o candidato tenha enfrentado problemas logísticos ou de saúde no primeiro dia de prova, a presença no segundo dia é essencial.

Segundo o edital do Enem 2024, a ausência total compromete a participação na reaplicação, sendo que a reaplicação é válida e pode ser realizada apenas para casos onde houve presença parcial.

Confira: Enem 2024: quanto tempo devo ficar na sala para sair com a prova?

+ Enem 2024: tem espaço para rascunho na prova de exatas?

O Inep estabelece essa regra para garantir a isonomia no processo de avaliação e assegurar que todos os candidatos tenham uma oportunidade justa de completar o exame.

A reaplicação do Enem 2024 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, apenas para os candidatos com pedidos aprovados. Aqueles que não solicitarem dentro do prazo estabelecido entre 11 e 15 de novembro ou que tiverem o pedido rejeitado não poderão participar.

Como solicitar a reaplicação do Enem 2024?

Aqueles que enfrentaram situações imprevistas no primeiro dia, como problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas (descritos no Edital), têm o direito de solicitar a reaplicação. O pedido deve ser feito entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024, diretamente pela Página do Participante do Enem.

Para completar o pedido, é necessário incluir documentos que comprovem e detalhem o motivo da ausência. A aprovação será concedida após uma análise do Inep, que considerará apenas os casos que se enquadram nas normas especificadas em edital.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Quais são os problemas logísticos que permitem a reaplicação?

O edital prevê a reaplicação para candidatos que enfrentaram problemas logísticos graves, tais como desastres naturais, falta de energia que impossibilite a realização da prova, ou erros no procedimento de aplicação que prejudiquem significativamente o participante.

Esses casos são avaliados individualmente, e o candidato deve apresentar evidências para que o Inep analise o ocorrido e decida sobre a concessão da reaplicação.

Saiba mais: Enem 2024: que horas termina o 2º dia de provas?

+ Pode levar calculadora no Enem?

Quais doenças garantem o direito à reaplicação?

O Inep também permite a reaplicação para candidatos diagnosticados com doenças infectocontagiosas como tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, influenza, entre outras listadas no edital.

O participante deve anexar um laudo médico comprobatório ao solicitar a reaplicação, assegurando que não colocará em risco a saúde de outros candidatos e aplicadores de prova.

+ Quando sai a nota do Enem 2024?

+ Como pedir a reaplicação do Enem 2024?

Para os participantes que não compareceram ao primeiro dia e não se enquadram nas regras de reaplicação, a presença no segundo dia terá valor apenas de autoavaliação.

Dessa forma, as notas obtidas nas provas de Ciências da Natureza e Matemática serão divulgadas no boletim individual, mas não poderão ser usadas em processos seletivos que exijam a nota integral do exame, como Sisu, Prouni e Fies.

Gabarito do segundo dia do Enem 2024

A Quero Bolsa, em parceria com o Curso Anglo, disponibiliza o gabarito extraoficial do Enem 2024, com correção em tempo real pelos professores assim que o caderno de questões for liberado.

Confira suas respostas logo após o exame acessando abaixo:

Entre na faculdade mesmo sem Enem

Existem várias outras formas de começar uma faculdade hoje em dia que vão além da nota no exame.

No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos, em milhares de universidades brasileiras parceiras. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações